Porto Velho (RO) sexta-feira, 4 de julho de 2025
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Educação

Rondônia tem a 6ª melhor educação do Brasil e 2ª da região Norte


Rondônia tem a 6ª melhor educação do Brasil e 2ª da região Norte - Gente de Opinião

O governador de Rondônia, Marcos Rocha comemorou nesta quinta-feira (15), o resultado do Índice do Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) e o reconhecimento pela excelência da educação no estado, com o ranking da 6ª melhor educação do Brasil e 2ª da região Norte.

 

Com avanços notáveis nos anos iniciais do ensino fundamental, e estabilidade nos anos finais, o estado de Rondônia atingiu a marca de 4,2 pontos no ensino médio, refletindo um crescimento em relação aos anos anteriores. “Rondônia tem a sexta melhor educação do Brasil e segunda na educação da região Norte”, ressaltou Marcos Rocha.

 

ESTRATÉGIAS

O governo do estado, por meio da  Secretaria de Estado da Educação (Seduc) , implementou estratégias inovadoras para aprimorar o desempenho no Ideb, que inclui o projeto ‘Saeb: Nossa Meta é você!’ que promoveu engajamento e melhoria da proficiência em língua portuguesa e matemática. Programas de formação continuada, mentoria para professores e capacitação em gestão escolar foram essenciais para impulsionar os resultados, além da priorização da alfabetização na idade certa.

 

O governador Marcos Rocha destacou, também, o compromisso em garantir que todos os estudantes alcancem seu potencial, salientando o avanço nos anos iniciais como reflexo dos esforços empreendidos.

 

Marcos Rocha enfatizou, ainda, a importância da avaliação precisa dos estudantes no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e o direcionamento assertivo dos esforços para melhorar os resultados educacionais. “É o resultado do empenho do governo em elevar a qualidade da educação em Rondônia, que alcançou o 6º lugar no Ideb do ensino médio, empatando com estados renomados”. 

O avanço do estado reflete a dedicação em proporcionar melhores oportunidades de aprendizado aos estudantes, impulsionando a qualidade da educação e excelência no ensino em Rondônia.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 4 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governador Marcos Rocha entrega Escola 13 de Maio totalmente reformada e ampliada em Ji-Paraná

Governador Marcos Rocha entrega Escola 13 de Maio totalmente reformada e ampliada em Ji-Paraná

A obra de reforma e ampliação da Escola Estadual 13 de Maio, no município de Ji-Paraná foi entregue nesta sexta-feira (4) pelo governador de Rondôni

3ª edição Prêmio Educador Transformador

3ª edição Prêmio Educador Transformador

Iniciativa nacional valoriza projetos educacionais que inspiram mudanças e promove protagonismo de professores e gestores. Sebrae em Rondônia é parc

Capacitação relacionada à Lei Lucas foi realizada nesta quinta-feira, 3.

Capacitação relacionada à Lei Lucas foi realizada nesta quinta-feira, 3.

Algumas horas de treinamento podem gerar grandes transformações na sociedade. Em Buritis, um curso oferecido pela Escola do Legislativo (Elero) ensi

IEL-RO amplia oferta de estágios para estudantes de nível médio e superior

IEL-RO amplia oferta de estágios para estudantes de nível médio e superior

O Instituto Euvaldo Lodi de Rondônia (IEL-RO) está com vagas abertas para estudantes do ensino médio e superior interessados em ingressar no mercado

Gente de Opinião Sexta-feira, 4 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)