Porto Velho (RO) sexta-feira, 17 de maio de 2024
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Educação

ProUni abre inscrições para mais de 144 mil bolsas


Mariana Tokarnia*
Agência Brasil

Brasília – Estão abertas, a partir de hoje (17), as incrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni), exclusivamente no site do programa. Os candidatos podem se inscrever até as 23h59 (horário de Brasília) de segunda-feira (21). O ProUni concede bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições privadas de educação superior.

Para participar, é preciso ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou em estabelecimento particular na condição de bolsista. Também é pré-requisito ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012 e atingido pelo menos 450 pontos, além de não ter zerado a nota da redação. Até o ano passado, a exigência mínima era alcançar 400 pontos.

A bolsa integral é concedida a estudantes com renda bruta familiar por pessoa até 1,5 salário mínimo, e as parciais àqueles com renda familiar até três salários mínimos por pessoa.

Na hora de se candidatar a uma vaga, o estudante deve informar o número de inscrição e a senha usados no Enem 2012. Ele escolhe, em ordem de preferência, até duas opções de instituição, curso e turno entre as bolsas disponíveis, de acordo com o seu perfil. Os candidatos podem consultar as vagas disponíveis no endereço http://prounialuno.mec.gov.br/consulta/publica.

Na primeira edição deste ano, o Programa Universidade para Todos (ProUni) vai oferecer 144.639 vagas, das quais 99.223 são bolsas de estudo integrais e 45.416 parciais (50% da mensalidade).

A primeira divulgação dos resultados será no dia 24 deste mês e a segunda, no dia 8 de fevereiro. Quem não for pré-selecionado em nenhuma das etapas poderá aderir a uma lista de espera nos dias 24 e 25 de fevereiro. Após a divulgação dos resultados, os candidatos pré-selecionados terão um prazo para comparecer à instituição de ensino com os documentos que comprovem as informações prestadas na ficha de inscrição.

A bolsa do ProUni pode ser uma alternativa para quem não conseguiu uma vaga no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em instituições públicas de educação superior. Caso o candidato seja selecionado nos dois programas, deverá optar por um deles, já que é vedado usar uma bolsa do programa e estar, simultaneamente, matriculado em instituição de ensino superior pública e gratuita.

O estudante que conseguir apenas uma bolsa parcial (50% da mensalidade) pode custear a outra parte por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) sem a necessidade de apresentar fiador. Para isso, é preciso que a instituição onde o aluno pretende se matricular tenha firmado termo de adesão ao Fies e ao Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo (Fgeduc).

*Colaboraram Yara Aquino e Heloisa Cristaldo

Gente de OpiniãoSexta-feira, 17 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Rondônia intensifica inovação e empreendedorismo em cursos profissionalizantes

Rondônia intensifica inovação e empreendedorismo em cursos profissionalizantes

Além de fortalecer e expandir a qualificação da mão de obra nos 52 municípios rondonienses, o governo de Rondônia está intensificando o empreendedor

SENAI Vai Até Você leva quatro cursos ao município de Urupá

SENAI Vai Até Você leva quatro cursos ao município de Urupá

Já estão em andamento três cursos, num total de quatro, promovidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Rondônia (SENAI-RO), para alun

IFRO lança Processo Seletivo Simplificado 2024 com vagas em cursos técnicos subsequentes ao ensino médio e graduações

IFRO lança Processo Seletivo Simplificado 2024 com vagas em cursos técnicos subsequentes ao ensino médio e graduações

Estão abertas as inscrições para ingresso no 2º semestre de 2024 no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO). No total

Professor da Unir realiza palestra em renomada universidade francesa

Professor da Unir realiza palestra em renomada universidade francesa

O professor Carlos Guerra Júnior, da Universidade Federal Rondônia, realizou palestra nesta segunda-feira (13) na Aix-Marseille Universitié, a unive

Gente de Opinião Sexta-feira, 17 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)