Porto Velho (RO) domingo, 12 de maio de 2024
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Educação

Governo de Rondônia determina o retorno do patrulhamento escolar


Devido ao aumento no numero de casos de desentendimentos e até agressões corporais envolvendo estudantes nas proximidades das escolas públicas, a Seduc solicitou junto a Sesdec a volta do patrulhamento nas escolas o mais rápido possível.

A Seduc, mesmo sabendo que as agressões entre os estudantes tem sempre acorrido do lado de fora das escolas, manifesta sua preocupação em buscar auxiliar a Policia Militar em reforçar sua atuação, visto que coibir este tipo de situação é atribuição da PM e não da direção da instituição de ensino.

A secretária da Seduc, Isabel Luz, esteve na quarta-feira (10) na Escola Estadual Bela Vista e fez uma reunião com gestores das escolas de toda a zona sul de Porto Velho. Presentes na reunião os diretores das escolas estaduais: João Bento da Costa, Heitor Villa Lobos, Jesus Burlamaqui, Eduardo Lima e Silva, Hélio Botelho, Capitão Cláudio, Sebastião Lima de Oliveira, Vicente Salazar e da escola anfitriã.

A principal reivindicação apresentada foi o retorno do patrulhamento escolar da nos três períodos que ocorrem as aulas. Na oportunidade, a secretária ouviu relatos das realidades enfrentadas pelos diretores e informou que estaria procurando a Sesdec para dialogar sobre a necessidade urgente do retorno do patrulhamento escolas. “Precisamos, juntos, enfrentar esta questão”, finaliza Luz.

A diretora da Escola Bela Vista, na zona sul da Capital, Vera Lúcia, convive com esta realidade difícil e é uma ativa colaboradora na resolução deste problema. “A escola lamenta quando ocorre este tipo de fato e busca a melhor solução. Esse é um trabalho que deve ser desenvolvido em parceria entre a família da criança ou adolescente envolvido e o poder público”, afirma.

A diretora da Escola Jesus Burlamaqui, Fabiane Lopes, reforça que a presença do patrulhamento realizado pela PM nas cercanias das escolas coíbe aqueles que querem realizar atos de violência e infracionais. “A patrulha escolar precisa funcionar para atender aos problemas externos ao ambiente da escola”, destaca.

A parceria entre a Seduc e a Sesdec se fortalece quando ações conjuntas são realizadas, como o exemplo a realização com sucesso do Proerd/RO. Objetivando ampliar ações, ocorreu na segunda-feira (15) reunião na Seduc, com a presença do diretor do programa de prevenção e combate às drogas nas escolas, Major Holanda. Na oportunidade, foi apresentado o manual que será distribuído nas instituições de ensino do Estado com orientações que tem por objetivo reforçar a segurança no âmbito interno nas escolas.

A Coordenação Regional de Educação (CRE) de Porto Velho está realizando reuniões em todas as escolas para organizar uma grande ação terá como objetivo central de sensibilizar a sociedade portovelhense sobre o grave problema social que é a violência e sua repercussão no ambiente das escolas.

“Estaremos buscando parceiros entre o poder público e a sociedade organizada. Esta questão da violência é um mal que esta disseminado e geralmente, quando o aluno apresenta comportamento agressivo, quando vamos procurar, ele também tem sérios problemas junto a sua família. Precisamos dar as mão na busca de defender nossos filhos e termos um ambiente escolar saudável, voltado plenamente a busca do melhor ensino com qualidade”, destaca a professora Irany Oliveira, coordenadora da CRE.

Fonte: Deane Araújo / Decom
  

Gente de OpiniãoDomingo, 12 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

UNIR abre concurso para contratação de 74 técnicos administrativos

UNIR abre concurso para contratação de 74 técnicos administrativos

A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) publicou nesta sexta-feira (10) o edital do concurso público para contratação de 74 servidores técnico-adm

Formandas de curso técnico em Enfermagem conciliaram estudos com cuidados maternos

Formandas de curso técnico em Enfermagem conciliaram estudos com cuidados maternos

O curso técnico em Enfermagem do Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional (Idep), cuja formatura aconteceu no primeiro semestr

IFRO lança seleção de onze estagiários para atuar na Reitoria em Porto Velho

IFRO lança seleção de onze estagiários para atuar na Reitoria em Porto Velho

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) abriu Processo Seletivo para contratação de estagiários que irão atuar na R

Aluna supera obstáculos para motivar filhos a continuarem em cursos profissionalizantes

Aluna supera obstáculos para motivar filhos a continuarem em cursos profissionalizantes

A dedicação de Maria Jucineia da Silva Neves, 36 anos, que começou o curso Técnico em Administração, no primeiro semestre de 2024, é redobrada. Além

Gente de Opinião Domingo, 12 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)