Segunda-feira, 18 de julho de 2022 - 17h40
Inaugurada oficialmente há pouco mais de dois meses pela Prefeitura de Porto Velho, a Escola Municipal de Educação Infantil Odília Pereira de Oliveira atende 306 crianças de 2 a 5 anos e já se destaca pela realização de diversos projetos com os alunos.
Ao todo, 16 turmas funcionam no local, sendo oito em cada turno. A unidade atende crianças da creche 2, creche 3, pré 1 e pré 2. Trata-se de uma escola-modelo do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
Escola participa de projeto-piloto sobre sustentabilidadeAlém das salas de aula, refeitório, cozinha, pátio, banheiros e salas do setor administrativo, entre outras dependências, as salas onde estudam as crianças da creche 2 são equipadas com banheiro interno, banheira e fraldário.
“Nossa escola é um projeto-piloto de escola sustentável. Inclusive estamos com várias parcerias de instituições que vão nos ajudar a implementar esse projeto de escola sustentável”, informou a diretora da escola, Joelza Pedrosa.
PROJETOS
Um dos destaques é a construção de uma horta dentro do terreno da escola. O projeto surgiu com o apoio e incentivo da Secretaria Municipal de Educação (Semed). “Já estamos produzindo e abastecendo a própria escola com os produtos para a salada que é servida na merenda escolar”, comentou a titular da Semed, Gláucia Negreiros.
A horta já produz tomates, couve, espinafre, cebolinha, coentro e pimenta doce, entre outros.
Joelza Pedrosa, diretora da Escola Odília Pereira de OliveiraOutro projeto ensina as crianças a fazerem a separação entre lixo seco e orgânico. “Temos as lixeiras seletivas nesse projeto que é voltado para o cuidado com meio ambiente. As crianças aprendem a separar o lixo e colocar na lixeira correta”, contou.
Os projetos funcionam durante o ano inteiro e os alunos são ensinados e motivados a se envolverem na prática, por meio da educação ambiental. As professoras levam as crianças até a horta, onde elas participam do plantio, ajudam a regar e até a colher as hortaliças.
ÓLEO DE COZINHA
A instituição também firmou parceria com uma empresa para dar a destinação correta ao óleo utilizado na cozinha da escola. Em palestra, o dono da empresa ensinou a maneira correta de recolher o produto e até forneceu os recipientes para os servidores e pais de alunos. Todo restante do óleo será transformado em sabão e outros produtos de limpeza.
“Uma escola sustentável é uma instituição que ensina e incentiva a proteção ao meio ambiente, inclusive à comunidade”, ressaltou o empresário.
REAÇÃO
Conforme a supervisora escolar, Roberlia Gusmão, a proposta da escola vai além da alfabetização, proporcionando uma prática de vivência e respeito às pessoas e à natureza.
“É partindo da vivência e das brincadeiras. Ensinamos também com as músicas, os movimentos e pela interação com as outras crianças. Elas estão reagindo maravilhosamente bem, são crianças muito presente e participativas. Vemos que está dando resultado, porque elas têm prazer em vir para a escola”, completou.
IFRO Zona Norte abre seleção de bolsistas para cursos de pós-graduação a distância
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, está com inscrições abertas para seleção de
Escola Maria Isaura receberá reforma durante as férias escolares
De grande relevância para famílias que ficaram desabrigadas durante o período da cheia do rio Madeira e utilizaram o espaço como moradia provisória,
Governador Marcos Rocha entrega Escola 13 de Maio totalmente reformada e ampliada em Ji-Paraná
A obra de reforma e ampliação da Escola Estadual 13 de Maio, no município de Ji-Paraná foi entregue nesta sexta-feira (4) pelo governador de Rondôni
3ª edição Prêmio Educador Transformador
Iniciativa nacional valoriza projetos educacionais que inspiram mudanças e promove protagonismo de professores e gestores. Sebrae em Rondônia é parc