Porto Velho (RO) quinta-feira, 6 de agosto de 2020
×
Gente de Opinião

Educação

“Crie o Impossível” engaja mais de 30 mil estudantes de todo o país em evento online

O evento levou inspiração e abriu oportunidades para jovens da rede pública de todo o país


“Crie o Impossível” engaja mais de 30 mil estudantes de todo o país em evento online - Gente de Opinião

A terceira edição do “Crie o Impossível”, realizada esta semana (30/07), contou com mais de 30 mil estudantes inscritos de todo o Brasil e mais de 60 mil visualizações no Youtube. O evento, totalmente online, promovido pela ONG Embaixadores da Educação, com o apoio do Sebrae, foi uma grande sala de aula inspiracional, com o objetivo de motivar e abrir perspectivas para jovens de escolas públicas, por meio de histórias reais de empreendedorismo e superação. Grandes nomes de expressão do cenário cultural, esportivo e empresarial brasileiro contaram como criaram o que parecia ser impossível em suas vidas.

A apresentação do evento foi comandada por Abielo Pereira, influenciadora digital e apresentadora do “Coisa Boa Pra Vc”, da GNT; Polyane Costa, ex-aluna de escola pública e co-fundadora da ONG Embaixadores da Educação; e Wericson Souza, também ex-aluno de escola pública e fundador de uma loja de chocolates, a Provocatto Cacau. “Nós nascemos para criar. Podemos criar tudo o que desejamos. Hoje vamos conhecer jornadas inacreditáveis e ver que criar o impossível é uma realidade”, destacou a influenciadora Abielo Pereira, no início do evento.

Durante as três horas de evento, jovens de todo o país puderam conhecer histórias inspiradoras de pessoas que, assim como eles, tiveram dificuldades, venceram barreiras de pobreza, exclusão e preconceitos e conseguiram assumir o protagonismo de suas vidas. Entre eles, o ator Babu Santana, o empreendedor e fundador da JR Diesel, Geraldo Rufino; o ativista Rene Silva; o ator Lázaro Ramos; o rapper Emicida; a filósofa e feminista Djamila Ribeiro; o triatleta Thiago Vinhal; o produtor KondZilla; a executiva do Google; Lisiane Lemos; e a médica e vencedora do BBB20, Thelma Assis.

O triatleta Thiago Vinhal contou a sua trajetória e como o seu esforço o levou a ser o melhor brasileiro no campeonato mundial de IroMan, em Kona, no Havaí. “A gente tem o poder dentro de nós. E o nosso poder está nos nossos sonhos. Quando temos um sonho claro, temos uma direção, e a partir daí investimos todo o nosso potencial”, disse. “Se você acha que o seu sonho está distante, dê o primeiro passo da melhor maneira. A vitória é a gente vencer a nós mesmos todos os dias. E assim vamos, um passo de cada vez, em direção aos nossos sonhos”, destacou.

A executiva Lisiane Lemos se emocionou ao lembrar todas as barreiras que precisou vencer até se tornar uma das mulheres negras de destaque no mundo corporativo e uma das jovens mais influentes abaixo dos 30 anos, na famosa lista Forbes Under 30. “Muita gente não vai acreditar em você. E muitos se perderão no meio do caminho. Mas tudo bem! Se você tem um objetivo, faça, crie, sonhe. O nosso medo não pode ser maior que a nossa vontade”, ressaltou.

A empreendedora social Polyane Costa ressaltou a importância da educação empreendedora para o surgimento da ONG Embaixadores da Educação. “Nós fundamos o ‘Embaixadores’ pois tivemos uma oportunidade de acesso a uma educação transformadora. Desde que formamos no Núcleo de Empreendedorismo Juvenil do Sebrae, decidimos que tínhamos que retribuir para a sociedade tudo que o aprendemos e recebemos lá”, contou. “Começamos a nos reunir na praça pública para falar dos nossos sonhos e hoje estamos aqui, na aula mais inspiradora do Brasil”, completou.

Além de levar inspiração, o “Crie o Impossível” convocou os estudantes a criarem soluções para os desafios das suas escolas e comunidades, inclusive no enfrentamento à pandemia do coronavírus. Na plataforma “Desafio Empower”, os jovens poderão cadastrar seus projetos e os autores das melhores iniciativas irão concorrer a bolsas de estudos para faculdades e outras oportunidades educacionais.

Embaixadores da Educação

A ONG Embaixadores da Educação é uma organização social fundada por ex-alunos de escolas públicas, que nasceu com o propósito de causar transformação social por meio do empoderamento juvenil. A ONG nasceu em março de 2013, na praça da Liberdade, a partir do desejo do grupo de oportunizar que outros alunos de escolas públicas tivessem acesso a uma educação empreendedora, protagonista e transformadora. Desde então, a ONG desenvolve projetos como o “Embaixadores na Escola”, o “Crie o Impossível” e o “Desafio Empower”, com o objetivo de empoderar os jovens para que se tornem agentes de transformação. À frente da ONG, estão os jovens Guilhermina Abreu, Polyane Costa, Luiz Henrique e Guilherme Menezes.

Mais Sobre Educação

Alunos da rede municipal prestam homenagens aos 37 anos de Rolim de Moura

Alunos da rede municipal prestam homenagens aos 37 anos de Rolim de Moura

Alunos da rede municipal de ensino de Rolim de Moura (RO) desenvolverem atividades homenageando o município, que nesta quarta-feira, (05), comemora

Inscrições abertas para Vestibular de Medicina do FIMCA

Inscrições abertas para Vestibular de Medicina do FIMCA

Estão abertas as inscrições para as 80 vagas de Medicina do CENTRO UNIVERSITÁRIO APARÍCIO CARVALHO – FIMCA, de Porto Velho (RO). O período de inscriçã

Abertas as inscrições para Medicina da Faculdade Metropolitana - UNNESA

Abertas as inscrições para Medicina da Faculdade Metropolitana - UNNESA

Estão abertas as inscrições para o vestibular de medicina da Faculdade Metropolitana - UNNESA de Porto Velho/RO. O período de inscrição vai até o dia