Segunda-feira, 6 de junho de 2022 - 11h02
As bibliotecas públicas de Porto Velho agora passam a integrar a Câmara Brasileira do Livro para a criação de registros de ISBN. O código é considerado muito importante para qualquer publicação do tipo.
A chegada ocorre após uma mobilização da Secretaria Municipal de Educação (Semed). O ISBN (International Standard Book Number / Padrão Internacional de Numeração de Livro) é um padrão numérico criado para fornecer uma espécie de “RG” para as publicações monográficas, como livros, artigos e apostilas.
A difusão global do ISBN e a facilidade com que é lido por redes de varejo, bibliotecas e sistemas gerais de catalogação, tornou-o imprescindível para qualquer publicação.
A Biblioteca Municipal Viveiro das Letras se torna pioneira neste processo, permitindo que fichas Catalográficas e ISBNs sejam realizadas para atender a Administração Pública do Município.
“Parabenizar os profissionais da Biblioteca Viveiro das Letras por essa iniciativa. Agora o ISBN e a ficha catalográfica para os livros e obras feitas por professores e demais servidores da educação municipal podem ser requisitados para publicação de seus livros”, ressalta Gláucia Negreiros, titular da Secretaria Municipal de Educação (Semed).
Biblioteca Viveiro das Letras é a primeira a efetuar o serviço
O ISBN é reconhecido em mais de 200 países e permite o compartilhamento de metadados das obras em diferentes sistemas.
A criação deste padrão representa um marco no mercado editorial, isto porque os processos de produção, distribuição, análise de vendas e armazenamento dos dados bibliográficos tem seu registro na Câmara Brasileira do Livro. De acordo com a Bibliotecária Aline Leal, funcionária da Biblioteca, “A importância do ISBN facilita a identificação da obra, agrega visibilidade, é essencial para coleta de dados bibliográficos e fundamental na gestão de informações em Bibliotecas”.
A Direção da Biblioteca Municipal Viveiro das Letras informa ainda que os pedidos de ISBN podem ser feitos via ofício ou memorando, protocolado na recepção da biblioteca, solicitando o registro. Os pedidos serão analisados com base nos critérios de interesse público e dentro das normatizações da Biblioteconomia.
A Câmara Brasileira do Livro emite uma taxa administrativa no valor de R$ 22,00 que deverá ser paga pelo autor da obra para que possam registrar no acervo de metadados a referida produção. Assim, sua obra terá uma identidade própria pelo registro, podendo ser colocado inclusive no currículo Lattes pelo CNPq.
A Biblioteca Municipal Viveiro das Letras está localizada na avenida Jatuarana, nº 5068, Bairro Cohab, na Zona Sul de Porto Velho/RO. E-mail: [email protected] Telefone: (69) 98473-6079 (exceto em feriados, pontos facultativos e finais de semana).
Inscrições para cursos profissionalizantes estão abertas até o dia 17 de julho, em Porto Velho
O segundo semestre de 2025 reserva uma ampla programação de cursos profissionalizantes presenciais para Porto Velho. O Instituto Estadual de Desenvo
IFRO Zona Norte abre seleção de bolsistas para cursos de pós-graduação a distância
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, está com inscrições abertas para seleção de
Escola Maria Isaura receberá reforma durante as férias escolares
De grande relevância para famílias que ficaram desabrigadas durante o período da cheia do rio Madeira e utilizaram o espaço como moradia provisória,
Governador Marcos Rocha entrega Escola 13 de Maio totalmente reformada e ampliada em Ji-Paraná
A obra de reforma e ampliação da Escola Estadual 13 de Maio, no município de Ji-Paraná foi entregue nesta sexta-feira (4) pelo governador de Rondôni