Segunda-feira, 1 de abril de 2024 - 16h15
Para facilitar o acesso
da população às oportunidades de qualificação e capacitação profissional no Programa Vencer, lançado
no mês janeiro pelo Governo do Estado de Rondônia, a Plataforma Vencer
foi desenvolvida pela Superintendência Estadual de Tecnologia da Informação e
Comunicação (Setic), visando facilitar o acesso dos cidadãos aos cursos de
qualificação, capacitação, auxílio financeiro temporário e equipagem oferecidos
pelo Programa.
O
Programa Vencer, idealizado pela
Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas), visa
proporcionar oportunidades através de qualificação e capacitação, aliado ao
auxílio financeiro temporário e equipagem, para impulsionar a autonomia
financeira e o crescimento econômico
A
construção da Plataforma Vencer representa uma ação do Governo Estadual para
promover conjuntamente o desenvolvimento socioeconômico e a inclusão social, por
meio dos quais, os cidadãos em situação de vulnerabilidade social têm acesso a
uma ampla gama de cursos e capacitações, com o objetivo de fornecer-lhes as
habilidades necessárias para a inserção no mercado de trabalho e o
desenvolvimento de suas carreiras.
Para
o governador de Rondônia, Marcos Rocha, investir em tecnologia para concretizar
e facilitar políticas públicas é de fundamental importância. “A plataforma
desenvolvida para o Programa Vencer
se alia aos objetivos do Governo do Estado para melhorar as condições de vida
da população”, salientou.
Segundo
o superintendente da Setic, Delner Freire, a tecnologia está aliada ao sucesso
dos programas governamentais.
PARA O CIDADÃO
O
Governo de Rondônia tem expandido o desenvolvimento e a implementação de soluções
digitais, por meio do trabalho realizado pela Setic, para aumentar a eficiência
da prestação do serviço público por meio da tecnologia. O Portal do Cidadão é
uma dessas iniciativas, que unifica os serviços oferecidos pelo Estado em um
único portal, tais como: agendamentos de Carteira de Identidade (RG); Passe
Livre do Idoso/Portador de Deficiências; solicitação da Carteira Nacional de
Habilitação (CNH) definitiva, e mais outros 60 serviços prestados no “Tudo
Aqui”.
Também
em parceria com a Seas, a Setic desenvolveu o Educa Seas, um ambiente virtual
de aprendizagem para capacitar gestores, trabalhadores, conselheiros e
operadores dos programas sociais do Estado. O Educa Seas é uma ferramenta que
reúne capacitações na modalidade de Educação a Distância (EaD), oferecidas pela
Seas, em conformidade com os princípios e diretrizes da Política Nacional de
Educação Permanente do Sistema Único de Assistência Social (Suas) do Governo
Federal.
A
Superintendência desenvolveu ainda, como apoio ao Programa Prato Fácil, o Sistema Prato Fácil para gerenciar os
atendimentos do programa, tornando-o mais rápido, e reduzindo riscos de fraude
e falhas.
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