Porto Velho (RO) sexta-feira, 11 de julho de 2025
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Tecnologia

Governo do Estado impulsiona transparência e eficiência com envio dos dados do Sistema “eSocial” ao Governo Federal


Setic foi a responsável por adaptar a plataforma, conforme as necessidades específicas do Estado de Rondônia - Gente de Opinião
Setic foi a responsável por adaptar a plataforma, conforme as necessidades específicas do Estado de Rondônia

O Governo do Estado, por meio da Superintendência Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic), deu um passo essencial ao encaminhar dados do Sistema eSocial PRO para o Governo Federal. Essa ação foi realizada em parceria com o Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest), que concedeu o sistema por meio de um termo de cooperação, e a Setic foi a responsável por adaptar a plataforma, conforme as necessidades específicas do Estado de Rondônia.

O eSocial PRO, ferramenta que unifica dados fiscais, previdenciários e trabalhistas para o Governo Federal, promove a minimização de processos burocráticos entre o Governo Estadual e Governo Federal. Nessa primeira etapa, foram transmitidos dados dos empregadores, incluindo o próprio Governo Estadual, o Instituto de Previdência dos Servidores Públicos (Iperon), Departamento de Trânsito de Rondônia (Detran) e a Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater/RO). Essas informações são fundamentais, formando a base para futuros envios relacionados aos servidores estaduais e à folha de pagamento.

O eSocial PRO torna-se uma ferramenta vital para o Estado, facilitando a concessão de aposentadorias e o acesso a benefícios previdenciários pelos servidores estaduais, por parte do Governo Federal. A conclusão bem-sucedida da Fase 1 representa um passo relevante ao Governo, na modernização, eficiência e transparência das operações governamentais em Rondônia, que planeja enviar informações detalhadas sobre servidores e pagamentos referentes às fases 2 e 3 do projeto.

O gerente de projeto da Setic, Eduardo Souza destacou a importância do avanço. “A conclusão da Fase 1 é um marco para a modernização dos nossos processos. Estamos comprometidos em continuar essa parceria para fortalecer a gestão estadual”, referenciou.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 11 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Ji-Paraná, Porto Velho e Rio Branco: os três polos estratégicos que impulsionam a operação da NBS Telecom no Norte do Brasil

Ji-Paraná, Porto Velho e Rio Branco: os três polos estratégicos que impulsionam a operação da NBS Telecom no Norte do Brasil

Nos últimos anos, a NBS Telecom consolidou-se como uma das principais referências em infraestrutura de conectividade na região Norte do Brasil. Com

Prefeitura de Porto Velho moderniza gestão com adesão ao SEI

Prefeitura de Porto Velho moderniza gestão com adesão ao SEI

Realizada na manhã desta terça-feira (8), no Teatro Banzeiro, a solenidade de adesão ao Sistema Eletrônico de Informações (SEI), por meio de Cooperaçã

Governo de RO moderniza gestão pública com tecnologia e facilita acesso a mais de 150 serviços

Governo de RO moderniza gestão pública com tecnologia e facilita acesso a mais de 150 serviços

Com foco em eficiência, transparência e acessibilidade, o Governo de Rondônia tem desenvolvido importantes sistemas e serviços de Tecnologia da Info

Estudantes do Campus Zona Norte desenvolvem jogo inclusivo que ensina ODS a crianças autistas

Estudantes do Campus Zona Norte desenvolvem jogo inclusivo que ensina ODS a crianças autistas

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, busca a formação de profissionais com sensi

Gente de Opinião Sexta-feira, 11 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)