Sexta-feira, 10 de janeiro de 2025 - 15h57
Com o crescimento exponencial das áreas urbanas e os desafios crescentes
de mobilidade, especialistas do Instituto de Engenheiros Eletricistas e
Eletrônicos (IEEE), maior organização mundial que reúne cientistas que tratam
da tecnologia em benefício da humanidade, revelam estudos que envolvem soluções
tecnológicas inovadoras para modernizar o trânsito em grandes cidades. Um dos
estudos recentes usa dispositivos IoT (Internet das Coisas) e Lógica Fuzzy,
técnica matemática da área de inteligência computacional, para o gerenciamento
dinâmico de semáforos, priorizando a passagem de ambulâncias e outros veículos
de emergência em momentos críticos.
“Nosso objetivo foi aliar tecnologias acessíveis a conceitos mais
avançados de inteligência artificial, para trazer soluções reais e aplicáveis à
mobilidade urbana no Brasil. Acreditamos que este projeto possa impactar
diretamente a qualidade de vida em grandes centros urbanos", explica
Gabriel Gomes de Oliveira, membro do IEEE, professor colaborador da
Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e um dos principais autores do
estudo.
Destaques do Estudo:
Projeto aplicado na cidade de Campinas (SP), onde a rota para o Hospital PUC-Campinas foi analisada devido à presença de treze semáforos em um trecho de alta densidade de tráfego.
A solução utiliza a plataforma Dojot, desenvolvida no Brasil, que permite o controle em tempo real de dispositivos conectados, como semáforos inteligentes.
A tecnologia foi projetada para não apenas acelerar o deslocamento de ambulâncias durante a pandemia de COVID-19, mas também para ser utilizada futuramente em situações que envolvam outros veículos prioritários, como viaturas policiais e caminhões dos bombeiros.
O uso da Lógica Fuzzy no projeto é um diferencial importante. Diferente de sistemas binários tradicionais, a tecnologia analisa variáveis dinâmicas e imprecisas, como intensidade de tráfego e urgência, ajustando automaticamente os tempos dos sinais com maior precisão.
"Campinas foi escolhida como cenário piloto porque reflete muito bem os desafios de trânsito enfrentados por outras cidades brasileiras. O sistema que desenvolvemos pode ser adaptado a diferentes contextos urbanos, tornando-se uma solução escalável e eficiente", complementa o pesquisador.
Benefícios Esperados:
Redução de até 30% no tempo de deslocamento de veículos de emergência
Melhor utilização de recursos urbanos, contribuindo para o conceito de cidades mais sustentáveis
Integração de tecnologias acessíveis que podem ser replicadas em outras cidades brasileiras
Sobre o IEEE
O IEEE é a maior organização profissional técnica do mundo dedicada ao avanço da tecnologia para a humanidade. Através de suas publicações, conferências, padrões tecnológicos e atividades profissionais e educacionais altamente reconhecidas, o IEEE se estabelece como a voz confiável em diversas áreas, incluindo sistemas aeroespaciais, computadores, telecomunicações, engenharia biomédica, energia elétrica e eletrônicos de consumo. Saiba mais em https://www.ieee.org
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