Porto Velho (RO) sexta-feira, 4 de julho de 2025
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Economia

Pesquisa mostra que 98% dos brasileiros estão preocupados com o custo de vida

Levantamento da Blackhawk Network Brasil sobre o comportamento do consumidor e suas principais preocupações em um cenário econômico desafiador


Fernanda Carbonari, Managing Director da Blackhawk Network Brasil. (Foto: Divulgação) - Gente de Opinião
Fernanda Carbonari, Managing Director da Blackhawk Network Brasil. (Foto: Divulgação)

Como os consumidores se veem vivendo em mais um ano economicamente desafiador? Esta é a pergunta que guia a mais recente pesquisa realizada pela Blackhawk Network Brasil, empresa líder na distribuição de cartões-presente no país, que busca entender o comportamento atual dos consumidores brasileiros diante de um cenário econômico desafiador. No total, foram entrevistados 1.054 brasileiros com mais de 18 anos de idade para o estudo divulgado esse mês pela empresa. Olhando para o panorama macroeconômico do país, a pesquisa constatou que 98% dos consumidores brasileiros estão preocupados com as pressões do custo de vida e com sua situação financeira frente às condições turbulentas da economia.

 

Preços dos alimentos e inflação são as maiores preocupações

As maiores aflições dos brasileiros estão concentradas no preço dos alimentos, apontado por 76% dos consumidores, e na inflação do país, citado por 73% - questões que aparecem muito à frente das outras áreas, como a recessão econômica (22%) e serviços públicos (22%). Outros motivos de preocupação bastante citados foram com a segurança em seus empregos (48%) e o preço do combustível (38%), sendo que, de setembro de 2022 para cá, todas as principais causas de preocupação econômica aumentaram. Outros números comprovam ainda como a perda de emprego impactou inúmeras famílias no Brasil. Ao examinar detalhadamente esta frente, a pesquisa constatou que 54% das pessoas da Geração Z perderam emprego nos últimos 6 a 12 meses - um número superior se comparado às gerações Millennials, Gen X e Boomers, correspondendo a 46%, 36% e 26%, respectivamente. Ainda que a previsão de desemprego total permaneça baixa, esses números ainda são altos.  Diante deste cenário, 66% dos entrevistados planejam mudar seus comportamentos de compra, sendo que 54% dos brasileiros pretendem comprar marcas mais baratas ou produtos genéricos das lojas, enquanto 50% planejam comprar produtos em promoção. De acordo com Fernanda Carbonari, Managing Director da Blackhawk Network Brasil, conhecer todas essas variáveis é de extrema relevância para as empresas, já que a compreensão do consumidor deve ir além de fatos e números. “Entender o que motiva os clientes nos ajuda a fornecer às marcas parceiras uma visão mais compreensível das tendências atuais e futuras”, explicou.  Olhando mais precisamente para o mercado dos gift cards, apesar dos diversos desafios citado, a pesquisa constatou que mais consumidores estão abertos a comprar cartões-presente em 2023, inclusive com valores mais altos. Além disso, os dados mostram que 83% dos entrevistados estão usando os cartões-presente para suas necessidades diárias, como alimentação, compras em supermercados, higiene pessoal, entre outras.  A pesquisa também evidencia que os gift cards são cada vez mais visto como uma boa opção para presentear e vêm caindo ainda mais no gosto do público.

 

Fonte: Ana Luiza Silveira Perez <[email protected]>

Gente de OpiniãoSexta-feira, 4 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

 Canton Fair Experience: Sebrae-RO leva pequenos negócios à maior feira de importação e exportação do mundo

Canton Fair Experience: Sebrae-RO leva pequenos negócios à maior feira de importação e exportação do mundo

Pela primeira vez, o Sebrae em Rondônia promoverá a participação de pequenos negócios rondonienses na Canton Fair, a maior feira de importação e exp

Evento Cidadania Empresarial incentivo formalização de empreendedores em Rondônia

Evento Cidadania Empresarial incentivo formalização de empreendedores em Rondônia

Entre os dias 3 e 4 de julho, os empreendedores que buscam a formalização como MEI (Microempreendedor Individual) receberão isentos de taxas de regi

Sebrae de Rondônia inaugura ponto de atendimento em Guajará-Mirim

Sebrae de Rondônia inaugura ponto de atendimento em Guajará-Mirim

Na última sexta-feira (27) o Sebrae de Rondônia inaugurou oficialmente seu novo Ponto de Atendimento no município de Guajará-Mirim, em uma cerimônia

CAFECAU 2025 destaca protagonismo estudantil e fortalecimento do empreendedorismo

CAFECAU 2025 destaca protagonismo estudantil e fortalecimento do empreendedorismo

Entre os dias 4 e 6 de julho, o município de Cacoal será palco da Feira do Café e do Cacau – CAFECAU 2025, evento que se consolida como um dos mais

Gente de Opinião Sexta-feira, 4 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)