Porto Velho (RO) segunda-feira, 20 de maio de 2024
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Economia

Pesquisa mostra que 98% dos brasileiros estão preocupados com o custo de vida

Levantamento da Blackhawk Network Brasil sobre o comportamento do consumidor e suas principais preocupações em um cenário econômico desafiador


Fernanda Carbonari, Managing Director da Blackhawk Network Brasil. (Foto: Divulgação) - Gente de Opinião
Fernanda Carbonari, Managing Director da Blackhawk Network Brasil. (Foto: Divulgação)

Como os consumidores se veem vivendo em mais um ano economicamente desafiador? Esta é a pergunta que guia a mais recente pesquisa realizada pela Blackhawk Network Brasil, empresa líder na distribuição de cartões-presente no país, que busca entender o comportamento atual dos consumidores brasileiros diante de um cenário econômico desafiador. No total, foram entrevistados 1.054 brasileiros com mais de 18 anos de idade para o estudo divulgado esse mês pela empresa. Olhando para o panorama macroeconômico do país, a pesquisa constatou que 98% dos consumidores brasileiros estão preocupados com as pressões do custo de vida e com sua situação financeira frente às condições turbulentas da economia.

 

Preços dos alimentos e inflação são as maiores preocupações

As maiores aflições dos brasileiros estão concentradas no preço dos alimentos, apontado por 76% dos consumidores, e na inflação do país, citado por 73% - questões que aparecem muito à frente das outras áreas, como a recessão econômica (22%) e serviços públicos (22%). Outros motivos de preocupação bastante citados foram com a segurança em seus empregos (48%) e o preço do combustível (38%), sendo que, de setembro de 2022 para cá, todas as principais causas de preocupação econômica aumentaram. Outros números comprovam ainda como a perda de emprego impactou inúmeras famílias no Brasil. Ao examinar detalhadamente esta frente, a pesquisa constatou que 54% das pessoas da Geração Z perderam emprego nos últimos 6 a 12 meses - um número superior se comparado às gerações Millennials, Gen X e Boomers, correspondendo a 46%, 36% e 26%, respectivamente. Ainda que a previsão de desemprego total permaneça baixa, esses números ainda são altos.  Diante deste cenário, 66% dos entrevistados planejam mudar seus comportamentos de compra, sendo que 54% dos brasileiros pretendem comprar marcas mais baratas ou produtos genéricos das lojas, enquanto 50% planejam comprar produtos em promoção. De acordo com Fernanda Carbonari, Managing Director da Blackhawk Network Brasil, conhecer todas essas variáveis é de extrema relevância para as empresas, já que a compreensão do consumidor deve ir além de fatos e números. “Entender o que motiva os clientes nos ajuda a fornecer às marcas parceiras uma visão mais compreensível das tendências atuais e futuras”, explicou.  Olhando mais precisamente para o mercado dos gift cards, apesar dos diversos desafios citado, a pesquisa constatou que mais consumidores estão abertos a comprar cartões-presente em 2023, inclusive com valores mais altos. Além disso, os dados mostram que 83% dos entrevistados estão usando os cartões-presente para suas necessidades diárias, como alimentação, compras em supermercados, higiene pessoal, entre outras.  A pesquisa também evidencia que os gift cards são cada vez mais visto como uma boa opção para presentear e vêm caindo ainda mais no gosto do público.

 

Fonte: Ana Luiza Silveira Perez <[email protected]>

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 20 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

EY NextGen Women 2024

EY NextGen Women 2024

A EY, uma das maiores empresas de Auditoria e Consultoria do mundo, está com inscrições abertas para a edição de 2024 do desafio "EY NextGen Women",

Seminário "Porto Velho: Oportunidades & Investimentos" é sucesso de público ao debater potencialidades da capital

Seminário "Porto Velho: Oportunidades & Investimentos" é sucesso de público ao debater potencialidades da capital

O seminário "Porto Velho: Oportunidades & Investimentos", realizado na manhã desta sexta-feira (17), na sede da Federação das Indústrias do Estado de

FIERO participa do Seminário "Porto Velho: Oportunidades e Investimentos”

FIERO participa do Seminário "Porto Velho: Oportunidades e Investimentos”

Para apresentar as possibilidades econômicas, os diferenciais logísticos da posição estratégica que Porto Velho ocupa, assim como as mudanças regula

Começa em São Paulo o seminário "Porto Velho: Oportunidades & Investimentos"

Começa em São Paulo o seminário "Porto Velho: Oportunidades & Investimentos"

Começou nesta sexta-feira (17) o seminário “Porto Velho: Oportunidades & Investimentos", que está sendo realizado na sede da Federação das Indústrias

Gente de Opinião Segunda-feira, 20 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)