Porto Velho (RO) quarta-feira, 22 de janeiro de 2025
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Economia

Feira do Empreendedor se consolida como vitrine de oportunidades ao desenvolvimento social e econômico de Rondônia


A visibilidade em uma ampla gama de segmentos ajuda os expositores a terem sucesso em vendas, criando mais engajamento no comércio local - Gente de Opinião
A visibilidade em uma ampla gama de segmentos ajuda os expositores a terem sucesso em vendas, criando mais engajamento no comércio local

Com uma vitrine de oportunidades para geração de negócios, as Feiras do Empreendedor, promovidas pelo governo de Rondônia se destacam pela dinâmica de aceleração do desenvolvimento econômico do estado. O evento acontece uma vez por mês em Porto Velho, e já possui 13 edições na atual gestão, atraindo um público que vem apreciar os segmentos oferecidos, como gastronomia, agricultura familiar, agronegócio, artesanato, entre outros.

Além do fator econômico, o evento é uma forma de inclusão social ao abrir espaço para que empreendedores locais sejam incentivados a transformar pequenos negócios em grandes empreendimentos. Segundo a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), mais de 1,3 mil expositores já participaram da iniciativa, desde microempreendedores até donos de empresas já consolidadas no ramo, que aproveitam a chance para divulgar seus produtos e marcas à população.

Expositores levam variedade em gastronomia às feiras

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, ressalta que dar visibilidade ao segmento é um caminho que tem sido bem sucedido em relação ao crescimento do estado. “Ao investir na abertura de espaços para este público, dois lados são fortalecidos: um é o econômico, que prospera e traz mudanças; e o outro, o social, representado pelos cidadãos que são amparados e incentivados a gerar renda de forma independente e, assim, fazer parte do desenvolvimento de Rondônia.”

De acordo com o secretário da Sedec, Sérgio Gonçalves, a pasta viabiliza todo o suporte necessário para que os profissionais possam trabalhar de forma adequada e confortável. “Investimos em uma estrutura eficaz para acomodar os expositores e destinamos um local estratégico na Avenida Pio XII, ao lado do Palácio Rio Madeira, onde o maior público é formado por servidores públicos, que aproveitam as novidades de cada feira”, explicou.

VARIEDADES

É na Feira que muitas histórias de expositores rendem conquistas transformadoras. A consequência disso é a variedade do que é exposto pelos participantes, o que se tornou marca registrada do ambiente conhecido por ser uma vitrine gratuita para a realização de negócios.

Artesã fortaleceu sua freguesia com a oportunidade da feira

A artesã e confeiteira, Alekssandra Costa, leva suas peças de crochê e um doce artesanal conhecido como suspiros para um dos estandes do evento. Alekssandra destaca a relevância que o espaço oferece ao dar visibilidade aos produtos e melhorar a fonte de renda de sua família. “Participo das feiras e cursos oferecidos pela Sedec, em parceria com outras entidades. Acredito que este ambiente é essencial para nós que somos empreendedores, e uma oportunidade de valorizar a cultura local e divulgarmos nossos produtos.”

Além de vender no evento, a artesã também consegue atrair uma freguesia fidelizada ao receber pedidos de produtos de seus clientes nos dias em que a Feira não funciona. Segundo a empreendedora, cada peça vendida representa a valorização, comprometimento e criatividade dos profissionais que se dedicam a transformar matéria-prima em arte.

Outra história inspiradora é da empreendedora Queileane Castro, que investe na exposição de moda estampada regional e artesanato têxtil da cultura indígena. A artesã destaca a contribuição que tem dado para divulgação de sua marca, que se tornou conhecida pela população. “Faço os produtos e eles são vestidos com estampas da fauna, flora e pontos turísticos da região amazônica, o que tem incentivado, principalmente, as mulheres a adotarem o estilo”, disse.

Empreendedora consolida público com espaço oferecido

A coordenadora de Empreendedorismo e Micro e Pequenas Empresas, Gisele Cintra, destaca que, as feiras são uma vitrine gratuita, que impulsiona o desenvolvimento econômico local, oferecendo aos participantes; espaço para vender produtos de diferentes segmentos. “Esta é uma oportunidade de promover a produção própria e desenvolver uma economia criativa baseada em muitos itens em geral. A chance de exportar os produtos e contribuir para geração de renda e emprego com mais dignidade”, destacou.

SEJA EXPOSITOR

Quem é empreendedor e quer expandir seu empreendimento, ou é empresário que quer divulgar mais seu negócio, tem na Feira do Empreendedor do governo de Rondônia, uma oportunidade ao sucesso.

O interessado pode seguir as seguintes etapas:

1 – Fazer o credenciamento por meio do link “Quero me credenciar”.

2 – Após credenciado, deverá fazer a solicitação de interesse, selecionando a feira que gostaria de participar através do link “Quero garantir minha participação”.

3 – Aguardar o encerramento do prazo de encaminhamentos de manifestação de interesse e sorteio. O sorteio gravado será disponibilizado na página da Sedec, bem como o resultado.

4 – Se o empreendimento for sorteado, a equipe da Coordenadoria de Empreendedorismo e Micro e Pequenas Empresas da Sedec entrará em contato.

5 – Uma vez credenciado, será necessário apenas fazer a solicitação de interesse nos futuros eventos e aguardar o sorteio.

Mais informações sobre o edital de credenciamento, podem ser conferidos por meio do link: https://rondonia.ro.gov.br/publicacao/edital-de-credenciamento-de-empreendedores-sedec-codmpe/ 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 22 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Recorde histórico! Mais de 4,15 milhões de pequenos negócios foram abertos em 2024

Recorde histórico! Mais de 4,15 milhões de pequenos negócios foram abertos em 2024

Resultado é cerca de 10% superior ao registrado no ano anterior. Sebrae elaborou 10 dicas para quem deseja empreender em 2025O ano de 2024 registrou

Projeto do Sebrae que empodera lideranças gera frutos no Vale do Jamari

Projeto do Sebrae que empodera lideranças gera frutos no Vale do Jamari

O Projeto LIDER, acrônimo de Liderança para o Desenvolvimento Regional, foi uma iniciativa do Sebrae em Rondônia que gerou bons frutos. A iniciativa

Saiba porque você não deve viajar sem um seguro e conheça as principais coberturas

Saiba porque você não deve viajar sem um seguro e conheça as principais coberturas

Viajar é uma experiência empolgante, marcada por momentos de lazer e descanso. No entanto, imprevistos podem surgir a qualquer momento: no trajeto,

Pequenas empresas são notificadas pelo Fisco sobre diferenças de imposto a pagar relacionado ao Pix

Pequenas empresas são notificadas pelo Fisco sobre diferenças de imposto a pagar relacionado ao Pix

Micro e Pequenas empresas optantes do Simples Nacional no estado, têm enfrentado um novo tipo de fiscalização por parte da Secretaria da Fazenda (Se

Gente de Opinião Quarta-feira, 22 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)