Porto Velho (RO) sábado, 5 de julho de 2025
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Economia

Fecomércio/RO participa de reunião para discutir sobre o Shopping Popular na capital


Fecomércio/RO participa de reunião para discutir sobre o Shopping Popular na capital - Gente de Opinião

Na ocasião foi discutido a construção do novo espaço e a situação dos ambulantes que trabalham irregularmente

 

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Rondônia (Fecomércio/RO) participou de reunião no Ministério Público do Estado na última terça-feira (12), para tratar sobre a construção do novo shopping popular na capital.


A Federação foi representada pelo presidente do Secovi, Abraão Viana e o presidente do Sindilojas, Antônio Ribeiro. Estiveram presentes ainda, representantes da PGM, Semasf, Semtran, Departamento de Posturas do Município e CDL. 


Desde a enchente de 2014, ambulantes e permissionários precisaram sair do antigo local e passaram a ocupar ruas e praças, muitos trabalhando de forma irregular sem o pagamento de taxas. A avenida Sete de Setembro e a Praça Jonatas Pedrosa, por exemplo, são as mais afetadas pela ocupação das calçadas, impossibilitando dessa forma a passagem de pedestres que acabam transitando pela rua.


A Fecomércio e seus sindicatos filiados acompanham a situação desde o início e inclusive já havia solicitado da prefeitura no ano passado a revitalização da região do Cai N’ Água e do terminal Euclides da Cunha, onde funcionava o antigo camelódromo da capital.


De acordo com o diretor do Departamento de Posturas do município, Rainey Viana a construção do novo shopping popular seria realizada por meio de Parceria Público Privada (PPP), porém, não houve empresas interessadas durante o chamamento. Ele disse ainda que a prefeitura tomou outras medidas como a colocação de ambulantes em ruas secundárias, onde se permite o tipo de serviço, mas, ressaltou, que existe certos entraves, principalmente nos que ocupam a Praça Jonatas Pedrosa.


A Promotora de Justiça de Habitação e Urbanismo, Dr. Flávia Barbosa Shimizu Mazzini deu o prazo de 30 dias para que a prefeitura informe um novo plano de ação com respeito aos ambulantes e providências para a praça Jonathas Pedrosa.

Gente de OpiniãoSábado, 5 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

 Canton Fair Experience: Sebrae-RO leva pequenos negócios à maior feira de importação e exportação do mundo

Canton Fair Experience: Sebrae-RO leva pequenos negócios à maior feira de importação e exportação do mundo

Pela primeira vez, o Sebrae em Rondônia promoverá a participação de pequenos negócios rondonienses na Canton Fair, a maior feira de importação e exp

Evento Cidadania Empresarial incentivo formalização de empreendedores em Rondônia

Evento Cidadania Empresarial incentivo formalização de empreendedores em Rondônia

Entre os dias 3 e 4 de julho, os empreendedores que buscam a formalização como MEI (Microempreendedor Individual) receberão isentos de taxas de regi

Sebrae de Rondônia inaugura ponto de atendimento em Guajará-Mirim

Sebrae de Rondônia inaugura ponto de atendimento em Guajará-Mirim

Na última sexta-feira (27) o Sebrae de Rondônia inaugurou oficialmente seu novo Ponto de Atendimento no município de Guajará-Mirim, em uma cerimônia

CAFECAU 2025 destaca protagonismo estudantil e fortalecimento do empreendedorismo

CAFECAU 2025 destaca protagonismo estudantil e fortalecimento do empreendedorismo

Entre os dias 4 e 6 de julho, o município de Cacoal será palco da Feira do Café e do Cacau – CAFECAU 2025, evento que se consolida como um dos mais

Gente de Opinião Sábado, 5 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)