Porto Velho (RO) sábado, 11 de maio de 2024
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Economia

FACER demonstra preocupação com novas regras para trabalho aos domingos e feriados


FACER demonstra preocupação com novas regras para trabalho aos domingos e feriados - Gente de Opinião

Às vésperas do período mais movimentado para a economia nacional, de uma forma geral, o Ministério do Trabalho e Emprego alterou portaria publicada em 2021 e a medida deve afetar em especial comércio e serviços, gerando preocupação à Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Rondônia.

Isso porque a portaria anterior liberava de forma permanente o trabalho aos domingos e feriados para uma lista de categorias profissionais sem necessidade de negociação. A partir de agora, trabalho aos domingos e feriados só poderá ocorrer se estiver previsto em convenção coletiva ou se houver uma lei municipal que permita o trabalho nesses dias. A medida publicada nesta semana, conforme pontuou Kobayashi, pode implicar na redução de postos de trabalho, uma vez que impacta diretamente os empregadores.

“Antes, era permitida a negociação direta entre patrões e empregados, em relação às atividades laborais em feriados e domingos. Então a nossa maior preocupação, às vésperas das celebrações de final de ano, é que a medida pode prejudicar o comércio e setor de serviços, seja por não possuírem nenhuma norma coletiva vigente, ou por não terem tempo de elaborar uma norma vigente prevendo o trabalho aos domingos e feriados”, destaca o presidente da FACER, Marco Cesar Kobayashi.

A portaria 3.665 foi assinada pelo ministro do Trabalho, Luiz Marinho, e publicada no Diário Oficial da União de terça-feira (14). De acordo com o ministro, a decisão foi tomada atendendo a uma reivindicação de sindicatos trabalhistas. Em entrevista à imprensa nacional, Luiz Marinho destacou que, a pedido do setor empresarial, vai analisar uma transição para a regra só entrar em vigor em janeiro.

 “Vale destacar também que a medida, caso deva ser cumprida de forma imediata, afeta tanto os empregadores como os empregados, uma vez que nesses dias de trabalho, domingos e feriados, os funcionários são compensados, seja em dinheiro ou com folga”, finaliza o presidente da FACER.

Gente de OpiniãoSábado, 11 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Mãe empreendedora prospera em Rondônia com incentivo do Governo de RO

Mãe empreendedora prospera em Rondônia com incentivo do Governo de RO

Ter um negócio próspero é muito mais do que uma realização profissional, para muitas mães em Rondônia é sinônimo de proporcionar dignidade, qualidade

Sala do Empreendedor de Nova Mamoré recebe Selo Diamante de referência em atendimento em Rondônia

Sala do Empreendedor de Nova Mamoré recebe Selo Diamante de referência em atendimento em Rondônia

Foram reveladas, na terça-feira (7), as Salas do Empreendedor de todo o Brasil que alcançaram a categoria mais alta do Selo Sebrae de Referência em

ACREDITA: Sebrae tem 30 bilhões em garantia para empréstimos a MEI’s e MPE’s

ACREDITA: Sebrae tem 30 bilhões em garantia para empréstimos a MEI’s e MPE’s

Apoiar os empreendedores na tomada de decisões antes de acessar empréstimos. Com esse objetivo, o Sebrae lançou a página Crédito Consciente - https:

Rondonienses podem concorrer a 3 mil bolsas de estudo para as certificações para trabalhar com o mercado financeiro

Rondonienses podem concorrer a 3 mil bolsas de estudo para as certificações para trabalhar com o mercado financeiro

O Santander Brasil, em parceria com a Academia de Finanças Rafael Toro, oferece 3 mil bolsas para cursos preparatórios para as certificações CPA-10

Gente de Opinião Sábado, 11 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)