Porto Velho (RO) terça-feira, 27 de outubro de 2020
×
Gente de Opinião

Economia

AmazoniAtiva, a plataforma que aproxima produtores da Amazônia ao mercado que valoriza a sustentabilidade


AmazoniAtiva, a plataforma que aproxima produtores da Amazônia ao mercado que valoriza a sustentabilidade - Gente de Opinião

Entre os objetivos do Fórum Amazônia+21 está o de identificar e promover iniciativas voltadas para o desenvolvimento sustentável da região amazônica. Uma dessas iniciativas, lançada recentemente, é a AmazoniAtiva, uma plataforma online que facilita o acesso aos produtos da Amazônia obtidos de maneira legal e que conecta seus produtores com o mercado, valorizando a produção sustentável.

É uma plataforma de produtos e ativos ambientais e o foco são iniciativas que respeitem a legislação ambiental, valorizem a diversidade cultural, contribuam para a redução do desmatamento e promovam a igualdade de gênero.

Lançada em 2019 inicialmente para Rondônia, agora a plataforma abrange todos os nove estados que compõem a Amazônia Legal (Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins), e é uma das parceiras do Amazônia+21.

A iniciativa é da ONG BVRio, em parceria com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Ambiental de Rondônia e recursos da agência de cooperação internacional da Noruega (NORAD), por intermédio do PNUD e da Força-Tarefa de Governadores pelo Clima e Florestas (GCF, na sigla em inglês).

A BVRio, que é uma das parcerias do Amazônia+21, tem realizado um importante trabalho de geração de renda com proteção ao bioma amazônico em toda a região.

O Fórum Mundial Amazônia+21 ocorrerá entre os dias 04 e 06 de novembro de 2020, é uma realização da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), da Prefeitura Municipal de Porto Velho e da Agência de Desenvolvimento de Porto Velho (ADPVH), com correalização da Confederação Nacional da Indústria e Instituto Euvaldo Lodi.

 

Uma vitrine para produtos da Amazônia no mundo

 

Na prática, o que a plataforma faz é promover as pontes necessárias entre os empreendedores da Amazônia e os mercados interessados em consumir produtos sustentáveis. Como forma de valorizar e destacar a riqueza natural da região, a iniciativa facilita e amplia o acesso aos produtos da Amazônia mundo afora por meio da vitrine online.

“Além das riquezas naturais já presentes, mostrar a região é um enorme privilégio. São móveis e utensílios feitos de madeira, peças artesanais feitas com látex, frutos, sementes e fibras, polpas de frutas, cafés, óleos essenciais, resinas naturais, cosméticos naturais, fitoterápicos e muitos outros produtos. Nossa proposta é valorizar a produção com sustentabilidade e preservação da cultura local”, diz Luiza Montoya, coordenadora de Projetos da BVRio.

A AmazoniAtiva já tem mais de 40 empreendimentos parceiros, na sua maioria grupos comunitários e familiares.  “Queremos reafirmar e apoiar essa potência que é a Amazônia para todo o mundo, valorizando o trabalho dos povos indígenas, quilombolas, comunidades extrativistas, pequenos e médios empreendedores, agricultores familiares e lideranças femininas”, explica. Veja abaixo exemplos de produtos das lojas parceiras.

 

Interface para ativos financeiros gerados na região

 

Além de vitrine de produtos, a plataforma é uma interface também para os diferentes ativos financeiros gerados na região. Os detentores de créditos de carbono, cotas de reserva ambiental, certificados de redução de emissões, créditos de logística reversa e outros tipos de instrumentos financeiros oriundos de serviços ambientais, têm na AmazoniAtiva uma oportunidade de encontrar investidores e apoiadores para suas iniciativas.

Renato Castro Santos, coordenador da iniciativa Design & Madeira Sustentável, também da ONG BVRio, afirma que a plataforma é uma das pioneiras no mercado e reforça o compromisso de estimular o acesso aos produtos da Amazônia obtidos de maneira legal. Outro destaque é o fomento ao manejo florestal comunitário. “Um dos critérios da curadoria é que o parceiro ofereça produtos e ativos gerados com responsabilidade e busca pela sustentabilidade”, conclui Renato.

Para o consumidor final, o contato será direto com os produtores, a partir do site da AmazoniAtiva. Os produtores interessados em incluir seus produtos devem preencher o formulário e o termo de anuência disponíveis no site e aguardar o contato da equipe da BVRio.

Veja mais em na página da AmazoniAtiva.

Mais Sobre Economia

Tambaqui Valley conquista prêmio Revelação do ano no “Startup Awards 2020", o Oscar das Startups do Brasil

Tambaqui Valley conquista prêmio Revelação do ano no “Startup Awards 2020", o Oscar das Startups do Brasil

A Tambaqui Valley, comunidade de startups de Rondônia, foi eleita Revelação do ano na 8ª edição  do “Startup Awards 2020”, o Oscar dos Ecossistemas

Evento do Sebrae vai conectar líderes que transformam e criam o futuro do Brasil

Evento do Sebrae vai conectar líderes que transformam e criam o futuro do Brasil

Três dias para disseminar ideias, trocar experiências e ouvir os principais speakers do cenário nacional e internacional para potencializar habilida

Prêmio IEL de Estágio 2020 está com inscrições abertas para estudantes, empresas e instituições de ensino

Prêmio IEL de Estágio 2020 está com inscrições abertas para estudantes, empresas e instituições de ensino

Estagiários, instituições de ensino e empresas são o público alvo do Prêmio IEL de Estágio, cujas inscrições para a edição 2020 iniciam nesta segund

Novo decreto do governo abre perspectivas otimistas para as vendas de fim de ano

Novo decreto do governo abre perspectivas otimistas para as vendas de fim de ano

Com um novo decreto, o Decreto nº 25.470/20, publicada na quinta-feira (22) no Diário Oficial do Estado (DOE), governador Marcos Rocha permitiu o re