Segunda-feira, 7 de janeiro de 2008 - 12h17
A pirataria acendeu o sinal de alerta no mundo da moda. De acordo com estimativas da Associação Brasileira do Vestuário (Abravest), o setor perde cerca de R$ 6 bilhões por ano com as cópias ilegais, incluindo os prejuízos crescentes com os tênis falsificados. Mas o problema pode ser maior ainda porque não inclui a cópia legal, ou seja, aquela que não é crime porque o produto imitado não estava protegido nas formas da lei.
Com esta preocupação, o INPI estará na próxima edição do Fashion Business, de 8 a 11 de janeiro, na Marina da Glória, no Rio. O objetivo é mostrar aos empresários e estilistas a importância de proteger suas criações seja com marcas, patentes (no caso de invenções com aplicação industrial) ou Desenhos Industriais (para a forma de roupas e acessórios, por exemplo).
Para o presidente do Instituto, Jorge Ávila, a proteção é fundamental porque a cópia pode destruir a confiança do consumidor na empresa:
- A pirataria acaba com o valor da marca. O consumidor usa produtos de qualidade inferior, que afetam a imagem da marca original. Como a cópia tira da empresa o seu diferencial, ela desorganiza as relações comerciais, prejudica a formação de parcerias e dificulta o acesso ao mercado global disse Ávila.
Com esta preocupação serão realizadas duas palestras por especialistas do INPI. No dia 10, Susana Serrão falará sobre design de moda e, no dia seguinte, Vinícius Bogea Câmara abordará a proteção de marcas no exterior. Em todos os dias do evento haverá técnicos para tirar dúvidas dos visitantes no estande do Instituto.
- O INPI está entrando neste esforço do governo federal para combater a pirataria e incentivar a cultura de propriedade intelectual. Queremos mostrar à indústria da moda que criatividade e proteção andam juntas na economia atual completou o presidente do Instituto.
Fonte: IMPI
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