Porto Velho (RO) quinta-feira, 28 de março de 2024
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Economia - Nacional

Cresce o mercado do seguro de viagem e opção tem sido a melhor em viagens internacionais


Cresce o mercado do seguro de viagem e opção tem sido a melhor em viagens internacionais - Gente de Opinião

De acordo com o Datafolha, 95% das casas, 58% dos automóveis e 88% das pessoas não contam com um seguro para se protegerem das mais diversas situações.

A problemática sempre envolve a mesma coisa: “Não achei que fosse acontecer comigo” – e isso impede que muitos contem com os benefícios oferecidos pelos seguros.

Apesar dessa cultura ainda não ser tão difundida no Brasil, o mercado de seguros vem crescendo por aqui. A prova disso é que o Brasil é o 14º em mercados seguradores no mundo.

De acordo com uma matéria publicada na Exame, geralmente os contratos de seguros acontecem por plataformas online ou corretores vip, o que garante melhor relação custo-benefício.

Provavelmente, em 2020, atingiremos o 8º lugar no ranking, mas mesmo assim os brasileiros ainda precisam crescer muito e amadurecer no que diz respeito a seguros. É preciso quebrar a cultura do “jeitinho brasileiro”, fazendo pensar que se acontecer algum imprevisto em uma viagem, por exemplo, dá para contornar e resolver na hora.

Existe um motivo para o mercado de seguros de viagens estar crescendo, que é a preocupação e antecipação dos problemas. Dessa maneira, se algo não correr bem e você tiver um seguro viagem, vai gastar menos e reduzir a dor de cabeça que teria normalmente.

Seguro Viagem: Obrigação ou escolha?

Apesar de praticamente todos os brasileiros se preocuparem com imprevistos durante a tão sonhada e planejada viagem, apenas 18% contratam o Seguro Viagem para se proteger de possíveis problemas.

Mas você é obrigado a fazer um seguro viagem e participar desse percentual de pessoas que o contratam?

Depende. Se você for viajar para a Europa, é obrigatório ter o Seguro Viagem por conta do tratado de Shengen.

Esse tratado é um acordo para que pudessem criar uma política de abertura de fronteiras e circulação livre de pessoas entre países signatários (que são 30). Porém, ele também exige a cobertura de 30.000 euros no seu Seguro Viagem.

Ou seja: para que você visite os países europeus, é necessário que viaje com um seguro internacional de qualidade e que faça as principais coberturas. Tudo isso garante ao país que você consegue arcar com eventuais problemas.

E como funciona o seguro viagem?

O seguro viagem garante que você seja indenizado caso aconteça algum dos riscos preestabelecidos no contrato durante sua viagem. Os seguros mais comuns são:

·        Cancelamento de vôo;

·        Despesas médicas;

·        Despesas hospitalares;

·        Despesas odontológicas;

·        Morte em viagem;

·        Invalidez permanente por acidente;

·        Extravio de bagagens;

·        Traslado de corpo, entre outros.

Cada seguro depende da cobertura e os valores variam de acordo com isso. Mesmo assim, ainda fica bem mais em conta do que cobrir esses e outros imprevistos apenas com o seu bolso.

Atualmente, as 3 despesas citadas (hospitalares, médicas e odontológicas) são obrigatórias pela Resolução CNSP de número 315 (26/09/2014) e devem ser incluídas em viagens ao exterior.

Mas e você, ainda está se perguntando sobre a necessidade do seguro viagem ou como isso realmente pode te ajudar? Deixe um comentário e tire suas dúvidas.

Artigo produzido pela equipe da Viagem Web.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Programa Social: Novo Bolsa Família cumprirá teto de gastos, diz ministro da Cidadania

Programa Social: Novo Bolsa Família cumprirá teto de gastos, diz ministro da Cidadania

O programa social que pretende substituir o Bolsa Família terá o maior valor possível para o benefício dentro do teto de gastos, disse hoje (9) o mi

Banco do Brasil lança dois programas de desligamento incentivado

Banco do Brasil lança dois programas de desligamento incentivado

O Banco do Brasil (BB) anunciou nesta segunda-feira (11) dois programas de desligamento incentivado. A expectativa é que a adesão chegue a 5 mil fun

Entre vinhos e lagostas Lewandowski instaura o caos + Não há empregos sem empresas

Entre vinhos e lagostas Lewandowski instaura o caos + Não há empregos sem empresas

Não há empregos sem empresasEm 1985, a inflação no Brasil atingiu o valor de 242,23%. Em 1986, com receio da aceleração descontrolada da inflação, o g

MEI: Quem terá direito ao vale de R$600 e como pedir? + COVID19 no Brasil: cuidados

MEI: Quem terá direito ao vale de R$600 e como pedir? + COVID19 no Brasil: cuidados

COVID19 no Brasil: cuidadosNa tentativa de conter a disseminação do novo Coronavírus (COVID19), diversos países do mundo reforçaram suas medidas de is

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)