Segunda-feira, 31 de março de 2008 - 16h47
Na próxima quinta-feira (03), às 10h, a Universidade Federal de Rondônia (UNIR) inaugura o Centro de Apoio aos Portadores de Necessidades Especiais (CAPNES), o primeiro do estado de Rondônia em uma instituição de ensino superior (IES). Localizado no Campus José Ribeiro Filho da UNIR em Porto Velho, junto à Biblioteca Central, o objetivo do CAPNES é promover a acessibilidade dos portadores de necessidades especiais (auditivas, motoras, visuais etc.) nas diferentes esferas da universidade, garantindo-lhes o acesso à educação superior.
Segundo a diretora da Biblioteca Central, Mônica Regina Peres, que foi responsável pela coordenação e execução do projeto na UNIR, o CAPNES conta com equipamentos específicos para acessibilidade. Hoje a biblioteca da UNIR possui livros, teclados e impressoras para Braille, computadores com scanners e programas que traduzem as folhas escaneadas em forma audível para a utilização com fones de ouvidos, explica. Já os portadores de baixa visão contam também com impressoras jato de tinta, que facilitam a leitura dos usuários, por imprimir em fontes aumentadas, afirma Mônica.
Em relação à infra-estrutura, o prédio da Biblioteca Central, que já contava com rampas de acesso, agora tem também barras de apoio instaladas nos banheiros e para o segundo semestre deste ano está prevista a instalação de um elevador. Mônica destaca que, agora, a falta de visão, audição ou movimentos não será mais uma barreira para quem sonha concluir o nível superior e construir uma carreira.
Além de adquirir equipamentos para acessibilidade e adequar sua infra-estrutura, a UNIR também ofereceu a professores e técnicos treinamento em língua Libras e em Braille. Contamos com docentes, bibliotecários e assistentes com alta capacidade em língua de Libras, para surdos, e em Braille, para cegos, diz a diretora da Biblioteca. Todos os colaboradores que atuam neste projeto da UNIR, estão capacitados e orientados para atender com respeito, dedicação e igualdade a qualquer portador de necessidades físicas ou sensoriais, finaliza.
Programa INCLUIR
Os recursos para implantação do CAPNES na UNIR são provenientes do Programa INCLUIR, das Secretarias de Educação Especial (SEESP) e de Educação Superior (SESu) do Ministério da Educação (MEC).
Em julho do ano passado, a UNIR, através de suas Pró-Reitorias de Graduação (PROGRAD) e de Cultura, Extensão e Assuntos Estudantis (PROCEA), propôs, tendo a Biblioteca Central como coordenadora, a criação do CAPNES. O projeto foi encaminho à SESu/MEC e em agosto foi aprovado no valor de R$ 100 mil.
Agenda
A inauguração do CAPNES acontece na próxima segunda-feira (31), às 10h. O Centro de Apoio aos Portadores de Necessidades Especiais fica no Campus José Ribeiro Filho, à BR 364, Km 9,5, Sentido Acre, junto à Biblioteca Central. Para mais informações, ligue (69) 2182-2167.
Fonte: Ascom
A III Feira de Conscientização e Prevenção Contra Queimadas, realizada no dia 25 de junho no Galpão da Feira, em Nova Mutum Paraná, foi palco de um
Banda Os Últimos se apresenta hoje no Festival Acústico Lo Fi na Estrada de Ferro Madeira-Mamoré
A Banda Os Últimos, um dos grandes nomes do rock autoral rondoniense, sobe ao palco hoje (28/06) no Festival Acústico Lo Fi, que acontece na históri
Depois de percorrer escolas e ter sua primeira mostra pública às margens do Rio Purus, em Lábrea, cidade que inspirou a obra, “Pela Água, Sempre!” s
Campanha Literária: VOTO POPULAR: 06/06/2025 até 06/07/2025
A escritora, historiadora e Professora de História da Prefeitura Municipal de Porto Velho, mas também, Bibliotecária/Documentalista do IFRO Campus P