Quarta-feira, 26 de janeiro de 2011 - 08h29
As pesquisas e estudos realizados pelo auditor do Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO), Hugo Costa Pessoa, na área de educação, especialmente em relação ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e os gastos educacionais dos municípios rondonienses, serão apresentados ainda este ano no Tribunal de Contas do Acre (TCE-AC).
O convite foi feito pela vice-presidente da Corte acreana, conselheira Dulcinea Benício de Araújo, durante visita, nesta terça-feira (25), ao presidente em exercício do TCE-RO, conselheiro Valdivino Crispim de Souza. Segundo ela, a apresentação dos trabalhos do auditor na área educacional será muito importante, a fim de despertar a discussão sobre o assunto no vizinho estado.
“Já conheço os estudos desenvolvidos pelo auditor Hugo e sei da seriedade e da profundidade com que ele desenvolve essas pesquisas, além da metodologia que utiliza, que é diferenciada. E nós precisamos sistematizar isso também no nosso estado, a fim de termos indicadores confiáveis e eficientes para avaliarmos a educação no Acre”, disse Dulcinea.
Após aceitar o convite - a data da palestra será agendada posteriormente -, o auditor Hugo Pessoa explicou que o objetivo dele e de sua equipe, ao desenvolverem os estudos, foi o de apresentar números comparativos do desempenho do Ideb/2009 com os respectivos gastos educacionais, em todas as instâncias avaliadas (estados brasileiros, suas capitais e municípios rondonienses), sendo que, no caso específico de Rondônia, a pesquisa atingiu as escolas do ensino fundamental que integram a rede pública.
Fruto da conjugação da Taxa de Aprovação Escolar com a nota da Prova Brasil, o Ideb é inspirado em sistemas de avaliação educacional de países desenvolvidos e tem seus resultados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
O Ideb é, segundo Hugo Pessoa, o mais importante indicador da qualidade da educação básica do Brasil atualmente. “Por meio do Ideb, é possível identificar os sistemas de ensino que, consciente ou inconscientemente, flexibilizam indevidamente os critérios de aprovação, com o objetivo de reduzir a repetência escolar, distorcendo, dessa forma, as estatísticas educacionais destinadas à avaliação da qualidade do ensino no Brasil”, salienta.
Ainda sobre o Ideb, ele citou o fato de o Acre ter apresentado em 2009 desempenho acima do de Rondônia, mesmo tendo renda per capita - a renda do estado dividida pelo número de habitantes - e Produto Interno Bruto (PIB) - soma de todos os bens e serviços produzidos dentro do estado - menores. “É preciso saber quais foram as práticas deflagradas no Acre, que levaram o estado a ter esse desempenho positivo”, diz.
PISA
Mestre em Gestão de Políticas Públicas, Hugo Pessoa publicou, no ano passado, artigo analisando o desempenho do Brasil e de Rondônia no Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa), edição 2009. Nesse trabalho, ele relaciona sete tópicos que precisam ser trabalhados para que haja o aperfeiçoamento de políticas públicas educacionais.
Entre esses tópicos, ele destacou dois, durante a conversa com a conselheira acreana: a formação de professores e a capacidade de gestão do diretor. “O diretor tem papel fundamental nesse contexto, porque a ineficiência da gestão educacional é um dos maiores problemas que afetam o sistema de ensino do nosso País”, acrescenta.
Após ouvir o auditor Hugo e saber do convite feito pela conselheira Dulcinea, o conselheiro Valdivino Crispim elogiou a preocupação do Tribunal de Contas do Acre em buscar iniciativas que sirvam de inspiração para a consolidação de indicadores confiáveis na área educacional do estado. “E tenho certeza que o trabalho do auditor Hugo Pessoa, que é de uma precisão irretocável, será de grande valia para esse processo”, concluiu.
Fonte: Ascom
Prefeitura realiza mostra artística com 400 alunos dos Centros Municipais de Arte e Cultura Escolar
O palco do Teatro Estadual Palácio das Artes, nesta terça-feira, dia 8 de julho, será um espaço de celebração da cultura e da arte, reunindo alunos
Videocast sobre moda e cultura é produzido em Vilhena
Com o objetivo de promover um diálogo entre moda e cultura em Rondônia, o projeto do videocast “Moda e Cultura: Um Diálogo em Rondônia” está sendo p
A III Feira de Conscientização e Prevenção Contra Queimadas, realizada no dia 25 de junho no Galpão da Feira, em Nova Mutum Paraná, foi palco de um
Banda Os Últimos se apresenta hoje no Festival Acústico Lo Fi na Estrada de Ferro Madeira-Mamoré
A Banda Os Últimos, um dos grandes nomes do rock autoral rondoniense, sobe ao palco hoje (28/06) no Festival Acústico Lo Fi, que acontece na históri