Porto Velho (RO) quarta-feira, 9 de julho de 2025
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Cultura

Surdos lutam pela inclusão


 
Os surdos de todo o Brasil estão mobilizados nesta quinta e sexta-feira para manifestar a necessidade de políticas públicas voltadas para a inclusão dos deficientes auditivos. O movimento ocorre simultaneamente em todas as capitais do País, com passeatas ocorrendo simultaneamente hoje e amanhã, e um Encontro Nacional de Surdos em Brasília, hoje e amanhã.

Em Porto Velho, a concentração para a passeata será em frente ao prédio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), com saída às 9h30min, com destino ao Palácio Presidente Vargas. Os surdos, familiares, amigos, tradutores e professores de libras vão entregar ao governador Confúcio Moura um manifesto com reivindicações do movimento. Todos estão convidados a participar da passeata e apoiar o movimento dos surdos.

Ontem, os líderes do Movimento em Favor da Educação e da Cultura Surda em Rondônia estiveram no gabinete do senador Acir Gurgacz (PDT) solicitando apoio para a causa. A presidente da Associação dos Surdos de Porto Velho (ASPVH), Indira Stedile Moura, falou com o senador Acir - por meio de libras -, com tradução da professora Ariana Boaventura, presidente da Associação dos Interpretes de Libras de Rondônia.

Ela disse que existem em Porto Velho cerca de 8 mil surdos, e que em Rondônia a quantidade de surdos pode chegar a 20 mil. “As ações educativas e de inclusão para os surdos são insuficientes e a maioria vive à margem da sociedade, sem participar, sem ser considerada, sem diálogo”, reclamou.

Para a professora Ariana Boaventura, a popularização dos cursos de libras é fundamental para que o surdo seja incluído na sociedade. “Muita gente ainda não entendeu que esses cursos devem ser oferecidos para todas as pessoas, pois só quando todos dominarem a linguagem de libras é que os surdos poderão estabelecer comunicação com o mundo”.

Entre as principais reivindicações e bandeiras de luta dos surdos de Rondônia estão a criação de escolas bilíngüe, a formação de professores bilíngüe, promoções culturais, esportivas e recreativas para os surdos, um espaço físico amplo para a associação dos surdos, e apoio governamental e das empresas para suas iniciativas.

O senador Acir Gurgacz se comprometeu em auxiliar os surdos de Rondônia por meio da ação legislativa e buscando apoio junto aos governos federal, estadual e municipais para atender as suas necessidades. “Vimos mais uma vez que a educação é a principal solução para o problema social, neste caso, a exclusão dos surdos, e vamos buscar maneiras de promover cursos de libra em todo o Estado, para que eles se sintam incluídos na sociedade e para que possamos nos comunicar”, disse o senador.

Acir agendou uma reunião com os representantes dos surdos do Estado para o dia 30 de maio, em Porto Velho, quando pretende ampliar a discussão sobre as necessidades dos deficientes auditivos e encaminhar soluções.

Serviço

Para participar da passeata em Porto Velho ou apoiar o Movimento em favor da Educação e da Cultura Surda entre em contato com Ariana – 69 9217-1705, Indira – 69 9954-8883 (somente mensagem de texto), ou Najla – 69 9241-0018.

Fonte: Ascom do senador Acir Gurgacz
 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 9 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeitura realiza mostra artística com 400 alunos dos Centros Municipais de Arte e Cultura Escolar

Prefeitura realiza mostra artística com 400 alunos dos Centros Municipais de Arte e Cultura Escolar

O palco do Teatro Estadual Palácio das Artes, nesta terça-feira, dia 8 de julho, será um espaço de celebração da cultura e da arte, reunindo alunos

Videocast sobre moda e cultura é produzido em Vilhena

Videocast sobre moda e cultura é produzido em Vilhena

Com o objetivo de promover um diálogo entre moda e cultura em Rondônia, o projeto do videocast “Moda e Cultura: Um Diálogo em Rondônia” está sendo p

Apresentação de balé do Projeto Moldando Talentos emociona público durante a III Feira de Conscientização e Prevenção Contra Queimadas

Apresentação de balé do Projeto Moldando Talentos emociona público durante a III Feira de Conscientização e Prevenção Contra Queimadas

A III Feira de Conscientização e Prevenção Contra Queimadas, realizada no dia 25 de junho no Galpão da Feira, em Nova Mutum Paraná, foi palco de um

Banda Os Últimos se apresenta hoje no Festival Acústico Lo Fi na Estrada de Ferro Madeira-Mamoré

Banda Os Últimos se apresenta hoje no Festival Acústico Lo Fi na Estrada de Ferro Madeira-Mamoré

A Banda Os Últimos, um dos grandes nomes do rock autoral rondoniense, sobe ao palco hoje (28/06) no Festival Acústico Lo Fi, que acontece na históri

Gente de Opinião Quarta-feira, 9 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)