Segunda-feira, 17 de março de 2008 - 15h22
Discutir alternativas para melhorar cada vez mais o ensino nas zonas rurais de Porto Velho, propiciando uma maior interação entre professores e alunos. Este é um dos principais objetivos do 2º Seminário de Educação do Campo, a ser realizado entre os dias 24 e 28 de março, nas dependências do Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado de Rondônia (Sintero), na Capital. O que pretendemos, na verdade, é definir um projeto político-pedagógico, envolvendo a grade curricular, a legislação e a estruturação escolar, explicou a secretária municipal de Educação, Epifânia Barbosa da Silva.
Segundo a chefe da Divisão de Ensino Rural (Dier) da Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Porto Velho, Berenice Simão, o seminário terá como palestrante o professor Antônio Munarim, uma das maiores autoridades brasileiras na área de educação para o campo. Doutor no assunto, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), ele vai mostrar o que é preciso ser feito, em Porto Velho, para tornar a educação do campo um referencial em comparação com o ensino aplicado na zona urbana. É a inclusão social, no setor educacional, insistentemente pregada e cumprida pelo prefeito Roberto Sobrinho.
A expectativa da secretária e do prefeito é reunir, na Capital, os professores e diretores das escolas rurais que, através de várias oficinas, vão discutir alternativas e buscar um modelo pedagógico, de acordo com a realidade da educação do campo em Porto Velho.
Legislação De acordo com a chefe da Divisão de Inspeção Escolar Municipal (DIEM) da Semed, Luciana Basílio dos Santos, além dos dias 27 e 28 de março, em Porto Velho, o seminário se desdobrará nos dias 3 e 4 de abril, no Núcleo de Ensino da Ponta do Abunã (NEPA), e nos dias 10 e 11 de abril, no Baixo Madeira. Durante a Oficina na Escola: Legislação e Escrituração em Debate, segundo a técnica Janayara Dede, vão ser estudadas as questões da legislação, autorização e funcionamento das escolas, além da estruturação escolar instrumentais da Secretaria Escolar.
Fonte: Ascom
A III Feira de Conscientização e Prevenção Contra Queimadas, realizada no dia 25 de junho no Galpão da Feira, em Nova Mutum Paraná, foi palco de um
Banda Os Últimos se apresenta hoje no Festival Acústico Lo Fi na Estrada de Ferro Madeira-Mamoré
A Banda Os Últimos, um dos grandes nomes do rock autoral rondoniense, sobe ao palco hoje (28/06) no Festival Acústico Lo Fi, que acontece na históri
Depois de percorrer escolas e ter sua primeira mostra pública às margens do Rio Purus, em Lábrea, cidade que inspirou a obra, “Pela Água, Sempre!” s
Campanha Literária: VOTO POPULAR: 06/06/2025 até 06/07/2025
A escritora, historiadora e Professora de História da Prefeitura Municipal de Porto Velho, mas também, Bibliotecária/Documentalista do IFRO Campus P