Quarta-feira, 24 de março de 2010 - 20h43
Nesta semana retornou a Porto Velho o Grupo de Teatro Evolução, após ter representado o estado no maior festival de teatro do Brasil. Foram ao todo oito apresentações realizada pelo Evolução, sendo 4 do espetáculo É Crime Não Saber Ler e 4 de Os Bichos Também Amam. A comunidade curitibana e artistas de outros estados corresponderam de forma positiva as expectativas do Grupo Rondoniense.
Pela primeira vez Rondônia participa do evento que já chegou a sua 19ª edição. Por sua persistência e dedicação e pelos belos trabalhos apresentados no festival os artistas rondonienses foram dignos de elogios. “Os trabalhos apresentados pelo grupo foram muito bem aceitos e nós conseguimos alegrar e emocionar os expectadores do festival”, afirma Eules Lycaon, diretor e ator.
OS ESPETACULOS
É CRIME NÃO SABER LER, demonstra o enorme, se não o maior, crime já perpetrado contra uma pessoa ou contra um povo: o da ignorância imposta pelos interesses particulares de muitos... Desde quando se promete acabar com o analfabetismo, que ao contrário aumenta dia-a-dia? Quando o homem do campo, sem perspectiva para a vida... Sem o amor de si e de outrem... Supondo-se traído eternamente, não valoriza a vida e extingue-se o amor, o único significado para viver.
O caboclo do espetáculo “É Crime Não Saber Ler”, porque não sabe ler, porque não pôde estudar, porque não lhe ensinaram, cultiva um sentimento voraz ao qual chamamos de ciúme. O exemplo rural é também urbano e humano. E de quem é a culpa, se culpa há? Não pode haver crime maior que impedir, por qualquer motivo, que a nossa gente aprenda a ler. O texto é de Luiz Antonio de Araújo, a direção de Eules Lycaon.
BICHOS TAMBÉM AMAM, é um espetáculo de rua direcionado ao público infantil e mostra a necessidade que os animais têm de relacionar-se com seres da mesma espécie. O texto narra a história de uma cachorrinha (Bolota), que apesar de ser bem cuidada e mimada, sente-se insatisfeita e solitária. Mas tudo começa a mudar no momento em que conhece um companheiro (Tóto). A felicidade dos dois bichinhos é tão grande que acabam unindo outros corações. Além de divertir a garotada, a peça vem despertar no espectador o interesse pela educação, higiene pessoal e principalmente a conscientização para a preservação do meio ambiente. Em cena, cinco atores, de forma lúdica e com muita música, proporcionam a todos, momentos de aprendizagem e descontração.
O GRUPO
Após participar do festival, agora o Evolução se prepara para participar do projeto Cultura Sesc Intinerante, a ser desenvolvido pelos SESC/RO, com inicio no próximo mês. O Evolução participa deste projeto com os dois trabalhos, onde vai percorrer 13 municípios de Rondonia. Alem destes espetáculos o grupo trabalha no processo de montagem de dois novos espetáculos: Uma Aventura Na Floresta, espetáculo infantil e Julieta de Bela Flor, espetáculo de rua.
Os contatos com o Grupo Evolução, através dos 3227-0125 / 8413-5465, ou pelo E-mail: [email protected]
Fonte: Eules Lycaon/pres. G.T.Evolução
A III Feira de Conscientização e Prevenção Contra Queimadas, realizada no dia 25 de junho no Galpão da Feira, em Nova Mutum Paraná, foi palco de um
Banda Os Últimos se apresenta hoje no Festival Acústico Lo Fi na Estrada de Ferro Madeira-Mamoré
A Banda Os Últimos, um dos grandes nomes do rock autoral rondoniense, sobe ao palco hoje (28/06) no Festival Acústico Lo Fi, que acontece na históri
Depois de percorrer escolas e ter sua primeira mostra pública às margens do Rio Purus, em Lábrea, cidade que inspirou a obra, “Pela Água, Sempre!” s
Campanha Literária: VOTO POPULAR: 06/06/2025 até 06/07/2025
A escritora, historiadora e Professora de História da Prefeitura Municipal de Porto Velho, mas também, Bibliotecária/Documentalista do IFRO Campus P