Porto Velho (RO) sexta-feira, 26 de abril de 2024
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Cultura

Resgate da história: Litorina é reformada pelo Grupo Rovema em parceria público-privada

A Litorina, agora totalmente restaurada, era um dos últimos ítens que ainda estavam pendentes no novo complexo da EFMM.


Resgate da história: Litorina é reformada pelo Grupo Rovema em parceria público-privada - Gente de Opinião

A Litorina, item histórico da Estrada de Ferro Madeira Mamoré (EFMM) foi totalmente restaurada e está pronta para ser entregue a população de Porto Velho. Isso só foi possível graças à parceria público-privada entre a cidade de Porto Velho e o Grupo Rovema. O trabalho, realizado desde fevereiro, foi uma restauração completa, diferente dos reparos que haviam sido feitos anteriormente. A equipe da Autovema Fiat também contou com orientação da Fundação de Cultura de Porto Velho (Funcultural) e Secretaria de Turismo de Porto Velho (Semdestur) para que não fossem alterada a sua originalidade.


Para Adélio Barofaldi, a parceria público-privada vem para agregar e melhorar a cidade. “Nós do Grupo Rovema sempre buscamos o desenvolvimento das cidades onde atuamos e através dessa parceria é que foi possível colaborar com esse resgate da nossa história com esse item tão importante e simbólico que é a Litorina. Para nós todos é uma honra fazer essa restauração.” 


Mesmo em meio às dificuldades que a pandemia trouxe a restauração foi detalhista e completa, pois a Litorina estava muito comprometida. Ferragem, pintura, sistema de rodagem, sistema de freio, a parte elétrica e até mesmo os vidros foram restaurados pela equipe da Autovema, uma empresa do Grupo Rovema e representante Fiat no estado. 


A escolha da parceria não foi uma mera coincidência, já que a Fiat foi a responsável pela fabricação original da Litorina na Itália, antes que ela fosse enviada para a EFMM. 


Para Jaime Tenório, responsável pela restauração, esse foi um trabalho de muita emoção. “Nós fomos muito empenhados nesse projeto. Fico muito orgulhoso de de ter entrado na história com a restauração da Litorina. A emoção sempre batia forte quando o sr. Moisés, que é o maquinário responsável, vinha para acompanhar os trabalhos. Isso lembra a gente o quanto é importante esse resgate da nossa história.”, comenta. 


A Litorina está disponível para visitação em frente a Autovema Fiat enquanto não é oficialmente transferida para o novo complexo Madeira Mamoré.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Projeto de Rondônia vence competição nacional promovida por tradicional festival de cinema do Rio de Janeiro

Projeto de Rondônia vence competição nacional promovida por tradicional festival de cinema do Rio de Janeiro

“Kika Não Foi Convidada”, um roteiro inédito de Juraci Júnior, levou o prêmio de Melhor Projeto do 25º Laboratório de Projetos de Curta-Metragem do

Patrimônio público: Casa da Cultura Ivan Marrocos valoriza a identidade cultural e histórica do Estado

Patrimônio público: Casa da Cultura Ivan Marrocos valoriza a identidade cultural e histórica do Estado

A valorização do patrimônio público é uma das prioridades do Governo de Rondônia, com destaque para a Casa da Cultura Ivan Marrocos, um espaço dedicad

ACINTE! apresenta CINEMA NA NIKKEY: “OHAYOU”, de Yasujirô Ozu

ACINTE! apresenta CINEMA NA NIKKEY: “OHAYOU”, de Yasujirô Ozu

O Grupo de Estudos ACINTE!, ligado ao Departamento de Artes da UNIR, em parceria com a Associação Cultural Nipo-Brasileira de Rondônia (Nikkey), exi

Bizarrus estreia na quinta-feira, dia 25, no Teatro Palácio das Artes

Bizarrus estreia na quinta-feira, dia 25, no Teatro Palácio das Artes

Depois de sete meses de trabalho entre audições para escolha do elenco e montagem do espetáculo, Bizarrus reestreia nesta quinta-feira, dia 25 de ab

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)