Sexta-feira, 23 de janeiro de 2009 - 10h51
A Associação Cultural Cuniã, de Porto Velho, foi selecionada pela Fundação Nacional de Artes (FUNARTE) com o Projeto Cuniã de Arte Contemporânea, cujo objetivo é proporcionar aos artistas de Rondônia o acesso à informação, formação e contextualização, através de mesas redondas e oficinas de artes. O resultado é que Rondônia foi incluído no Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais, iniciativa de intercâmbio cultural que visa promover o fomento das artes locais e regionais.
Contando com apoio da Secretaria de Cultura do Estado, através da Casa da Cultura Ivan Marrocos, o Projeto Cuniã Arte Contemporânea realizará mesas redondas e oficinas, na capital, objetivando aperfeiçoamento e troca de experiências entre artistas rondonienses e mestres de reconhecido saber em artes visuais.
Na prática, o alvo do projeto será, não só artistas plásticos, mas professores de artes, acadêmicos, e, o público interessado em artes visuais.
Mesas Redondas e Oficinas
A primeira etapa de Porto Velho acontecerá nos dias 27 a 30 deste mês de janeiro, na Casa da Cultura Ivan Marrocos (Avenida Rogério Weber, esquina com Carlos Gomes, bairro Caiari), com a seguinte programação:
- Dia 27: Mesas Redondas sobre os temas A ARTE E O HOMEM/UMA VISÃO FILOSÓFICA, cujo mediador será o professor José Dettoni; e ARTES VISUAIS, TEXTO E CONTEXTO CONTEMPORÂNEOS, cujo mediador será o renomado artista plástico e professor Ariel Argobe;
- Dias 28 a 30: Oficinas com base no tema FUNDAMENTOS DO IMAGINÁRIO CABOCLO NA ARTE CONTEMPORÂNEA, cujas aulas práticas serão desenvolvidas, também, por Ariel Argobe.
Inscrições
Devido à importância e oportunidade do projeto da FUNARTE que beneficia a capital rondoniense, a organização esclarece aos interessados que as vagas são limitadas. E, embora não tenham qualquer custo, as inscrições devem ser providenciadas pelos interessados o quanto antes – na própria Casa Ivan Marrocos, no horário das 8 até 18 horas, diariamente.
Informações podem ser obtidas pelo telefone 3216-5738.
Ações de cunho informativo
Ao anunciar o grande evento cultural, o diretor da Casa da Cultura Ivan Marrocos, Geraldo Silva da Cruz, teceu comentários sobre a importância cultural de Porto velho e de Rondônia.
- "Desde que foi fundada, em 1994, a Casa da Cultura Ivan Marrocos sempre teve um olhar especial para as artes visuais produzidas no estado de Rondônia, desenvolvendo iniciativas de apoio e administrando espaços dedicados ao segmento", informou Geraldo Cruz.
E, acrescentou que hoje, a CCIM é a instituição responsável, no âmbito do estado de Rondônia, por propor e estabelecer uma política estadual para as artes visuais, por meio do apoio material e incentivos à nossa cultura.
Associação Cultural Cuniã
Desde 1989, a Associação Cultural Cuniã promove ações de cunho artístico, incentivando a realização de espetáculos e tomando a frente às atividades artísticas.
Conforme seu diretor financeiro, Cláudio Brena, "todos os trabalhos visam um único objetivo, qual seja a promoção e o desenvolvimento das atividades artísticas e culturais locais e regionais – música, teatro, pintura e outras atividades populares".
O sucesso da Associação Cultural Cuniã é devido à grande aceitação popular, e à colaboração dos artistas rondonienses, muitas vezes "voluntários desprovidos de qualquer interesse particular em arrecadar, ou transformar-se em alvo pessoal isolado".
Segundo Cláudio Brena, "O Projeto Cuniã/Arte Contemporânea é de extrema importância para os segmentos culturais, e, artistas em geral, pois que oferecerá novas informações e capacitação profissional, através das mesas redondas e ofici9nas que serão realizadas".
Fonte: [email protected] e [email protected]
A III Feira de Conscientização e Prevenção Contra Queimadas, realizada no dia 25 de junho no Galpão da Feira, em Nova Mutum Paraná, foi palco de um
Banda Os Últimos se apresenta hoje no Festival Acústico Lo Fi na Estrada de Ferro Madeira-Mamoré
A Banda Os Últimos, um dos grandes nomes do rock autoral rondoniense, sobe ao palco hoje (28/06) no Festival Acústico Lo Fi, que acontece na históri
Depois de percorrer escolas e ter sua primeira mostra pública às margens do Rio Purus, em Lábrea, cidade que inspirou a obra, “Pela Água, Sempre!” s
Campanha Literária: VOTO POPULAR: 06/06/2025 até 06/07/2025
A escritora, historiadora e Professora de História da Prefeitura Municipal de Porto Velho, mas também, Bibliotecária/Documentalista do IFRO Campus P