Porto Velho (RO) terça-feira, 8 de julho de 2025
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Cultura

Ppkast #16 destaca as mulheres instrumentistas da região Norte


Ppkast #16 destaca as mulheres instrumentistas da região Norte - Gente de Opinião

Na próxima sexta-feira, 30 de abril, o PPKast - podcast portovelhense produzido e apresentado por mulheres – compartilha a experiência de algumas mulheres instrumentistas que atuam na região Norte. O setor musical é um segmento, ainda, predominantemente masculino e fazer parte desse ambiente é um desafio.

Convidada

O episódio #16 do PPKast tem a presença de Laura Branduber, baterista, produtora cultural e integrante da banda “Os Últimos”, de Ariquemes. O investimento na trajetória musical já dura mais de uma década e mesmo com muito conhecimento do cenário, a instrumentista ainda enfrenta muitos obstáculos.

Participações especiais

Outras mulheres, que são referências no contexto musical da região Norte, contribuem com esse episódio. São elas:

- Solange Gurgacz é uma das idealizadoras e coordenadora do Orquestra em Ação, projeto sediado em Ji-Paraná que possibilita a inclusão musical de crianças e jovens.
- A pianista Andrea Figueiredo, criadora do Ateliê Piano & Música em Porto Velho, bacharel em Piano, educação musical e bacharelanda em canto.
- Rosemary da Rocha Abensur, flautista há 20 anos e conhecida na cidade de Porto Velho por seu talento e participação em serenatas.
- Andreia Trivério, primeira e atual baterista da banda Malcriados, banda de punk mais antiga da cidade de Porto Velho

Mulheres instrumentistas na música brasileira

Atualmente as mulheres instrumentistas continuam enfrentando muitos desafios, entre eles não serem reconhecidas por seu trabalho. É mais comum o público citar o nome de cantoras, do que instrumentistas.

A mulher tem um importante papel na cadeia produtiva musical. Profissionais que merecem ser visibilizadas por seu trabalho e dedicação. Reconhecer e valorizar o trabalho dessas artistas é promover maior diversidade e amplificar as vozes de mulheres que enriquecem a música brasileira.

 

Sobre o PPKast

O PPKast é um podcast portovelhense sobre feminismo, cultura, relacionamento e curiosidades do cotidiano. Produzido e apresentado por Carolina Zemuner e Izabela Lima, com direção de gravação de Virgínia Duan.

Este episódio integra o projeto fomentado com recursos da Lei 14.017/2020 – Lei Aldir Blanc – por meio do Governo do Estado de Rondônia – Sejucel – 1ª Edição Marechal Rondon, eixo IV, item 4 – Podcast”

Todos os episódios estão disponíveis nas principais plataformas digitais. O acesso é gratuito.

Youtube:

https://cutt.ly/zf9lHMY

Google Podcast

 https://cutt.ly/7f9lLT0

Spotify:

https://cutt.ly/Kf9lBdW

Gente de OpiniãoTerça-feira, 8 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeitura realiza mostra artística com 400 alunos dos Centros Municipais de Arte e Cultura Escolar

Prefeitura realiza mostra artística com 400 alunos dos Centros Municipais de Arte e Cultura Escolar

O palco do Teatro Estadual Palácio das Artes, nesta terça-feira, dia 8 de julho, será um espaço de celebração da cultura e da arte, reunindo alunos

Videocast sobre moda e cultura é produzido em Vilhena

Videocast sobre moda e cultura é produzido em Vilhena

Com o objetivo de promover um diálogo entre moda e cultura em Rondônia, o projeto do videocast “Moda e Cultura: Um Diálogo em Rondônia” está sendo p

Apresentação de balé do Projeto Moldando Talentos emociona público durante a III Feira de Conscientização e Prevenção Contra Queimadas

Apresentação de balé do Projeto Moldando Talentos emociona público durante a III Feira de Conscientização e Prevenção Contra Queimadas

A III Feira de Conscientização e Prevenção Contra Queimadas, realizada no dia 25 de junho no Galpão da Feira, em Nova Mutum Paraná, foi palco de um

Banda Os Últimos se apresenta hoje no Festival Acústico Lo Fi na Estrada de Ferro Madeira-Mamoré

Banda Os Últimos se apresenta hoje no Festival Acústico Lo Fi na Estrada de Ferro Madeira-Mamoré

A Banda Os Últimos, um dos grandes nomes do rock autoral rondoniense, sobe ao palco hoje (28/06) no Festival Acústico Lo Fi, que acontece na históri

Gente de Opinião Terça-feira, 8 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)