Porto Velho (RO) sexta-feira, 4 de julho de 2025
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Cultura

Perigrinação das relíquias: Dom Bosco visita hoje Campos dos Goytacazes e Vitória


 

 
Gente de Opinião
 

Após encerrar a peregrinação pela Inspetoria Salesiana de São Paulo, a urna com as relíquias de Dom Bosco visita as cidades que fazem parte da Inspetoria de Belo Horizonte. Nesta terça-feira, 22, as relíquias chegam à cidade de Campos dos Goytacazes (RJ), no Instituto Dom Bosco. Hoje ainda, segue para Vitória (ES), no Colégio Nossa Senhora da Vitória, onde fica até o próximo sábado, 26.

Na cidade capixaba, o Arcebispo da Arquidiocese, Dom Luiz Mancilha, celebra a Santa Missa, às 19h, na Catedral Metropolitana de Vitória. No fim do dia, a peça será transportada para o Colégio Salesiano Nossa Senhora da Vitória, com abertura para visitação pública no dia 23, de 6h30 às 19h. Já no dia 26, a urna se despede do colégio na Missa das 6h15.
Depois da Inspetoria São João Bosco (BH), a urna se dirige para as Inspetorias de Campo Grande (MS), de 06/01 a 20/01/2010; Recife, de 21/01 a 07/02; e Manaus, de 08 /02 a 28/02, de onde segue para a capital da Venezuela, Caracas.

A peregrinação das
relíquias acontece em preparação ao bicentenário de nascimento de Dom Bosco, em 2015. Depois do Brasil, o programa das visitas, que terminará no dia 31 de janeiro de 2014, contempla as regiões salesianas Interamérica, Ásia Leste-Oceânia, Ásia Sul, África-Madagascar, Europa Oeste, Europa Norte e Itália-Oriente Médio. 

A urna

A base da urna representa um ponte sustentada por quatro pilares, sobre os quais estão inscritas as datas que definem o bicentenário: 1815-2015. As laterais dos pilares apresentam rostos de jovens dos cinco continentes. O brasão da Congregação Salesiana, que celebra, em 2009, os 150 anos de fundação, e o lema adota por Dom Bosco - "Da mihi animas, caetera tolle" ("Dai-me almas e ficai com o resto") – completam a decoração da peça.

A urna, incluindo a base, mede 2,53m de comprimento, 1m de largura e 1,32 de altura. Seu peso total é de 530 quilos. No interior, está colocada uma estátua de Dom Bosco semelhante a que existe na urna conservada na Basílica de Maria Auxiliadora, em Turim, na Itália, além dos restos mortais de sua mão e parte do braço direitos.
 

Confira os próximos locais da peregrinação na Inspetoria de Belo Horizonte
26/12 - Venda Nova do Imigrante (ES), Paróquia São Pedro
26/12 - Barbacena (MG), Centro de Formação
27/12 - São João Del Rei (MG), Paróquia Dom Bosco
28 e 29/12 - Belo Horizonte, Colégio Salesiano e Paróquia Dom Bosco
29/12 - Pará de Minas (MG), Colégio Salesiano 

Fonte: Canção Nova com agências

Gente de OpiniãoSexta-feira, 4 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Apresentação de balé do Projeto Moldando Talentos emociona público durante a III Feira de Conscientização e Prevenção Contra Queimadas

Apresentação de balé do Projeto Moldando Talentos emociona público durante a III Feira de Conscientização e Prevenção Contra Queimadas

A III Feira de Conscientização e Prevenção Contra Queimadas, realizada no dia 25 de junho no Galpão da Feira, em Nova Mutum Paraná, foi palco de um

Banda Os Últimos se apresenta hoje no Festival Acústico Lo Fi na Estrada de Ferro Madeira-Mamoré

Banda Os Últimos se apresenta hoje no Festival Acústico Lo Fi na Estrada de Ferro Madeira-Mamoré

A Banda Os Últimos, um dos grandes nomes do rock autoral rondoniense, sobe ao palco hoje (28/06) no Festival Acústico Lo Fi, que acontece na históri

Após estrear nas escolas e às margens do Rio Purus, curta amazônico segue viagem levando reflexão sobre o ciclo da água

Após estrear nas escolas e às margens do Rio Purus, curta amazônico segue viagem levando reflexão sobre o ciclo da água

Depois de percorrer escolas e ter sua primeira mostra pública às margens do Rio Purus, em Lábrea, cidade que inspirou a obra, “Pela Água, Sempre!” s

Campanha Literária: VOTO POPULAR: 06/06/2025 até 06/07/2025

Campanha Literária: VOTO POPULAR: 06/06/2025 até 06/07/2025

A escritora, historiadora e Professora de História da Prefeitura Municipal de Porto Velho, mas também, Bibliotecária/Documentalista do IFRO Campus P

Gente de Opinião Sexta-feira, 4 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)