Porto Velho (RO) terça-feira, 1 de julho de 2025
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Cultura

“Maior que a Casa Toda” finaliza gravações e revela uma história sobre o amor


“Maior que a Casa Toda” finaliza gravações e revela uma história sobre o amor  - Gente de Opinião

Em uma casa simples, onde cada canto carrega memórias e gestos de afeto, vive uma família que resiste ao tempo e às perdas com algo maior do que tudo: o amor. É nesse cenário que se desenrola Maior que a Casa Toda, curta-metragem dirigido por Fabiano Barros e Neto Cavalcanti, que finalizou suas filmagens no dia 22 de abril de 2025, após passar por seis locações cuidadosamente escolhidas para dar vida a esse retrato sensível das relações familiares.

A trama acompanha o dia a dia de Dudu e Luquinha, dois irmãos órfãos criados pelas avós Nanã e Dália, interpretadas por Agrael de Jesus e Regina Coely. Dudu, vivido por Yan Sembarski, é o mais velho e carrega a responsabilidade precoce de cuidar do irmão. Luquinha, interpretado por Kel do Vale, é um menino cadeirante cheio de personalidade, sonhos e perguntas sobre o mundo.

“Maior que a Casa Toda” finaliza gravações e revela uma história sobre o amor  - Gente de Opinião

Sem precisar de grandes discursos, o filme trata a presença de Luquinha com naturalidade e dignidade. Ele está na cena como deve estar: vivendo. Como qualquer outra criança, completa os cenários, participa das confusões, sente, ama e aprende — uma representação que deveria ser comum, mas ainda é rara nas telas.

“Interpretar o Luquinha foi ser só mais um neto daquela casa. Meu filho não era o foco, era parte. E é assim que deveria ser sempre”, comenta Deuza, mãe de Kel, que acompanhou todas as gravações.

“Maior que a Casa Toda” finaliza gravações e revela uma história sobre o amor  - Gente de Opinião

Inspirado em histórias reais e com diálogos que brotam do cotidiano, o filme mergulha na intimidade dessas relações. O roteiro, assinado por Fabiano Barros, a partir de uma ideia de Neto Cavalcanti, constrói com leveza e profundidade a rotina desses quatro personagens unidos pela ausência e pela ternura.

“Essa história fala da força do afeto como base de tudo. Às vezes, são só quatro pessoas e uma casa — mas ali dentro tem um mundo inteiro de cuidado e resistência”, destaca Fabiano Barros.

“Não é um filme sobre superação, nem sobre dor. É sobre viver. E, nessa casa, a presença dos meninos é tão fundamental quanto qualquer parede ou janela. Eles não representam nada além de si mesmos: são crianças amadas”, afirma Neto Cavalcanti.

O elenco ainda conta com atuações de Agrael de Jesus, como Nanã, e Regina Coely, como Dália — duas avós que sustentam com amor, humor e coragem o cotidiano da casa.

“Nanã me fez lembrar tantas mulheres reais, dessas que seguram a casa no braço e no coração”, conta Agrael de Jesus.

“Dália é uma personagem que me atravessou. Ela ama como pode, com falas duras e gestos doces. É a avó que muita gente vai reconhecer”, afirma Regina Coely.

“O Dudu é um menino que tenta dar conta do mundo antes da hora. Fazer esse papel me ensinou muito sobre responsabilidade e carinho”, diz Yan Sembarski.

“Maior que a Casa Toda” finaliza gravações e revela uma história sobre o amor  - Gente de Opinião

Contemplado pela Lei Paulo Gustavo, no edital 01/2024 da SEJUCEL – SIEC - Audiovisual – Bolsas para Artes em Vídeos, o curta ainda não tem data oficial de estreia, mas já carrega a missão de emocionar o Brasil com uma narrativa onde o amor — como diz uma das personagens — “é maior que a casa toda”.

Coordenação Geral: Fabiano Barros

Roteiro: Fabiano Barros

Diretores: Fabiano Barros e Neto Cavalcanti

Diretor de Fotografia: Neto Cavalcanti

Direção de Arte: Fabiano Barros

Figurino: Fabiano Barros

Consultoria: Rafael Rogante

Coordenadora de Acessibilidade: Flaviana Godoy

Assistente de Direção (AD): Rafael Rogante

AD 2: Osmar Scarpatti

AD 3 / Produtora: Marilia Macedo

Auxiliar de Direção: Dan Leão

Produção: Conexão Norte

Co-produção: Cena Viva

Produção Executiva: João Leão

Coordenadora de Produção: Emilly Lamarão e João Leão

Casting: João Leão

Elenco

Agrael De Jesus

Regina Coely

Kel Do Vale

Yan Sembarski

Rosivaldo Colares

Preparador de Elenco: Rafael Rogante

Equipe Técnica

Videomakers: Gaby Ramalhaes e Luiz Bentes

Câmera: Werley Dhonson

Som Direto: Gleidson Mendes

Edição e Mixagem de Som / Trilha Sonora: Anderson Benvindo

Elétrica e Iluminação: Andre Luiz

Maquinaria: Mansani

Gente de OpiniãoTerça-feira, 1 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Banda Os Últimos se apresenta hoje no Festival Acústico Lo Fi na Estrada de Ferro Madeira-Mamoré

Banda Os Últimos se apresenta hoje no Festival Acústico Lo Fi na Estrada de Ferro Madeira-Mamoré

A Banda Os Últimos, um dos grandes nomes do rock autoral rondoniense, sobe ao palco hoje (28/06) no Festival Acústico Lo Fi, que acontece na históri

Após estrear nas escolas e às margens do Rio Purus, curta amazônico segue viagem levando reflexão sobre o ciclo da água

Após estrear nas escolas e às margens do Rio Purus, curta amazônico segue viagem levando reflexão sobre o ciclo da água

Depois de percorrer escolas e ter sua primeira mostra pública às margens do Rio Purus, em Lábrea, cidade que inspirou a obra, “Pela Água, Sempre!” s

Campanha Literária: VOTO POPULAR: 06/06/2025 até 06/07/2025

Campanha Literária: VOTO POPULAR: 06/06/2025 até 06/07/2025

A escritora, historiadora e Professora de História da Prefeitura Municipal de Porto Velho, mas também, Bibliotecária/Documentalista do IFRO Campus P

PepsiCo desembarca no Festival Folclórico de Parintins com patrocínio que reforça importância da região Norte para companhia

PepsiCo desembarca no Festival Folclórico de Parintins com patrocínio que reforça importância da região Norte para companhia

A PepsiCo, uma das maiores empresas de alimentos e bebidas do mundo, se torna patrocinadora oficial da 58º edição do Festival de Parintins. Com o ob

Gente de Opinião Terça-feira, 1 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)