Porto Velho (RO) sábado, 25 de junho de 2022
×
Gente de Opinião

Cultura

‘LABORATÓRIO SONORO DO UNIVERSO AMAZÔNICO’, tem última live nesta sexta-feira

Oficina online propõe imersão nas sonoridades amazônicas e conta com o apoio do Rumos Itaú Cultural 2019-2020


‘LABORATÓRIO SONORO DO UNIVERSO AMAZÔNICO’, tem última live nesta sexta-feira - Gente de Opinião

O som é a matéria prima do percussionista Bira Lourenço, um artista amazônida que se dedica a pesquisar e realizar experimentos a partir de elementos sonoros que permeiam o nosso cotidiano. No álbum SONS DE BEIRA - disponível em todas as plataformas digitais-, lançado em parceria com o músico Catatau Batera, pode-se encontrar um percurso sensível e provocativo das sonoridades do universo amazônico.

No projeto apoiado pelo Rumos Itaú Cultural, a experiência sonora já foi apresentada em dois episódios e a terceira acontece nesta sexta-feira (8) a partir das 20h (horário de Rondônia) numa imersão sonora onde o artista explora as sensações, a percepção e a memória.

No primeiro episódio, apresentado na quarta-feira (6), Bira apresentou o tema SENSAÇÕES, onde mostrou alguns percursos da construção do espetáculo SONS DE BEIRA;

A PERCEPÇÃO foi o tema do segundo episódio, exibido ontem (7), pois a ela está diretamente associada a forma como processamos cognitivamente os estímulos que recebemos pelos órgãos do sentido.

E o tema MEMÓRIA, que será exibido hoje (8), conclui a oficina, considerando que as sensações provocadas pelos sons que percebemos nos levam ao que guardamos em nossa memória e atiça nossa imaginação. São caminhos repletos de conhecimento, histórias, sentimento de pertencimento, afetividades, estéticas que estimulam o espírito criativo, e, ainda, estabelecem as conexões entre os ‘arquivos’, religam experiências sonoras significativas que criam a dramaturgia das nossas vidas.

Em todos os episódios foram apresentadas peças do espetáculo SONS DE BEIRA, além de propostas de experimentos sonoros que o público poderá realizar no lugar em que estiver assistindo.

A oficina será transmitida hoje a partir das 20h pelo site (biralourenco.mus.br) e canal do artista do youtube ([email protected]) e ficarão disponíveis para acesso posterior.

 

Quem é Bira Lourenço?

Bira Lourenço Percussionista, pesquisador e manipulador de sons, nascido em Porto Velho-RO, licenciado em Música pela UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, atuou como professor de percussão em projetos educacionais direcionados a alunos de escolas públicas, portadores de necessidade educacionais especiais, formação de professores e ressocialização de apenados e egressos do sistema penal. Tem participações em vários registros fonográficos, ressaltando o Cd “Cordas e Barros” de Ceiça Farias, onde desenvolveu uma pesquisa de sonoridades em instrumentos e objetos de barro.

Já realizou vários trabalhos associados ao Teatro, em pesquisa sobre a dramaturgia sonora, como “Filhas da Mata” (selecionado pelo Projeto Palco Giratório/2010), “Varadouro” (Rumos Itaú Cultural/2011) e “A Borracheira (Rumos Itaú Cultural/2019). Através de pesquisas sonoras, concebeu o espetáculo SONS DE BEIRA, uma obra percussiva registrada no álbum SONS DE BEIRA, disponível em todas as plataformas digitais. Com a pandemia, passou a desenvolver oficinas online.

 

Sobre o Rumos Itaú Cultural

Um dos maiores editais privados de financiamento de projetos culturais do país, o Programa Rumos, é realizado pelo Itaú Cultural desde 1997, fomentando a produção artística e cultural brasileira. A iniciativa recebeu mais de 75,8 mil inscrições desde a sua primeira edição, vindos de todos os estados do país e do exterior. Destes, foram contempladas 1,5 mil propostas nas cinco regiões brasileiras, que receberam o apoio do instituto para o desenvolvimento dos projetos selecionados nas mais diversas áreas de expressão ou de pesquisa.

Os trabalhos resultantes da seleção de todas as edições foram vistos por mais de 7 milhões de pessoas em todo o país. Além disso, mais de mil emissoras de rádio e televisão parceiras divulgaram os trabalhos selecionados. 

Na última edição, de 2019-2020, os 11.246 projetos inscritos foram examinados, em uma primeira fase seletiva, por uma comissão composta por 40 avaliadores contratados pelo instituto entre as mais diversas áreas de atuação e regiões do país. Em seguida, passaram por um profundo processo de avaliação e análise por uma Comissão de Seleção multidisciplinar, formada por 23 profissionais que se inter-relacionam com a cultura brasileira, incluindo gestores da própria instituição. Foram selecionados 92 projetos.

Mais Sobre Cultura

Banda Sala 8 lança o álbum “Viva o hoje”

Banda Sala 8 lança o álbum “Viva o hoje”

A Banda de pop rock de porto velho, chamada Sala 8, vem trazendo novidades este ano. Com influências de bandas de rock nacionais e internacionais, c

Lançamento do livro “Foco Nelas”: mulheres nos Bastidores na cena teatral do Acre e de Rondônia

Lançamento do livro “Foco Nelas”: mulheres nos Bastidores na cena teatral do Acre e de Rondônia

O livro, organizado por Andressa Batista, Jessiane Gisele, Ana Paula Alab e Valeska Alvim, traz um olhar para as mulheres que trabalham com figurino

Lançamento do livro "Lara Vai ao Teatro"

Lançamento do livro "Lara Vai ao Teatro"

O livro, de autoria de Andressa Batista, e ilustrado por Vitória Morão, conta a história de Lara e seus amigos que vão conhecer as profissões e os p

Vídeo-teatro performativo “Corpos do Prazer” estreia no sábado (25/06)

Vídeo-teatro performativo “Corpos do Prazer” estreia no sábado (25/06)

Invisibilidade, transfobia, violência e moralismo são alguns dos temas que povoam a obra “Corpo do Prazer”, vídeo teatro-performativo do artista Áda