Porto Velho (RO) domingo, 6 de julho de 2025
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Cultura

Juraci Júnior compartilha projetos culturais da Casa do Rio para primeiro semestre de 2022


Juraci Júnior - Gente de Opinião
Juraci Júnior

Após 12 anos de dedicação à televisão rondoniense, onde esteve desempenhando a função de Diretor de Conteúdo da SIC TV (Record) nos últimos oito, o publicitário Juraci Júnior começou o ano com um novo foco: dedicar-se aos projetos independentes voltados à cultura com a Casa do Rio Filmes. 

A Casa do Rio Filmes, fundada pelo comunicador, tem como missão produzir conteúdo que promete trazer à luz os traços culturais do Estado, contextualizá-lo com a Região Norte e a Amazônia e inseri-lo de forma destacada no cenário nacional. 

De forma singela e despretensiosa, a produtora já tem na bagagem alguns trabalhos significativos no registro audiovisual da região, como  o curta-metragem “Balanceia” (2017), onde Juraci estreou na dupla função de roteirista e dividiu a direção com Thiago Oliveira. Em “Nazaré: do verde ao barro” (2021), o publicitário assina o roteiro e direção. Em seu primeiro livro “Pele de Rio” (2021), o autor apresentou Porto Velho através de poesias e fotos do cotidiano. 

Para 2022, o artista já trabalha em dois novos projetos viabilizados através do Edital nº 32/2021/SEJUCEL-CODEC - 2ª Edição Pacaás Novos - Prêmio para Difusão de Festivais Mostras e Feiras Artísticos-Culturais e também Edital nº 34/2021/SEJUCEL-CODEC - 2ª Edição Mary Cyanne - Prêmio de Produção Artistico-Cultural para Transmissões Ao Vivo/Gravadas. 

Com o projeto Casa em Casa, que será exibido gratuitamente nos dias 16 e 17 de março no canal do artista (www.youtube.com/c/JuraciJunior), o público poderá assistir e conhecer de forma aprofundada dois artistas locais que têm intensa relação com a cidade e o rio, Elizeu Braga e Marcela Bonfim. 

Já em maio, o publicitário exibirá o festival de artes integradas “Águas que me Tocam”, uma série de cinco episódios que contam a história dos povos amazônicos, utilizando como pano de fundo a relação das pessoas, das artes, da cidade com o rio. O festival coloca em cena a poesia, o cinema, a literatura e a música produzidas nessas águas. Entre os convidados estão: Bado, compositor e intérprete; Tarcísio Lara Puiati, diretor de cinema; Elizeu Braga, poeta; Dr. Gustavo Gurgel do Amaral, pesquisador da geografia dos sabores; Clarinda Sateré Mawé, Mestre em Antropologia e Edcleia Jucá, bailarina. 

“Minha relação com a cidade e o rio sempre foram afetuosas, com muita entrega e sinergia. O Rio dá nome à produtora e também é tema de muitos dos meus trabalhos, tem muita história pra contar e tem um povo rico em vivências, saberes e cultura. Nestes novos trabalhos quero poder dar voz a essas pessoas e mostrar o nosso Estado para o Brasil e também para o mundo!”, enfatiza Juraci Júnior. 

Juraci Júnior compartilha projetos culturais da Casa do Rio para primeiro semestre de 2022 - Gente de Opinião

Sobre o artista

Juraci Júnior é um artista que se forjou nestas águas amazônicas. Vivencia neste pedaço da floresta sua produção artística, que ao longo de 18 anos de trabalho, já produziu e participou de inúmeras linguagens da arte. Um multiartista, que passa dos palcos do teatro para as telas do cinema, televisão e que mergulha também na escrita. Nos últimos anos tem se dedicado a pesquisar e divulgar o saber popular, as tradições e hábitos do povo amazônida. Formado em Comunicação Social (Publicidade e Propaganda), especialista em Direção de Criação de Conteúdo, pela Universidade Pompeu Fabra – Barcelona/ESP) e ator de vivência artística. 

Na televisão se destaca na criação e apresentação de produções audiovisuais inéditas na região, como o reality “Chef de Casa” e o programa de turismo regional “Rolê”, exibidos pelo canal SIC TV, onde assinou a Direção de Conteúdo por oito anos. No cinema, estreou como ator no curta “Quimera”, de Tarcísio Lara Puiati (RJ), protagonizou ainda, o filme “Que Assim Seja” (RO), de Érica Pascoal. Sua estreia no cinema como roteirista e diretor é no filme “Balanceia” (RO), dirigiu ainda o curta-metragem “Nazaré: do verde ao barro”, premiado na primeira edição da execução da Lei Aldir Blanc no Estado de Rondônia. Seu primeiro livro “Pele de Rio” (2021) apresenta uma Amazônia em poesias e fotos do cotidiano.

Gente de OpiniãoDomingo, 6 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Videocast sobre moda e cultura é produzido em Vilhena

Videocast sobre moda e cultura é produzido em Vilhena

Com o objetivo de promover um diálogo entre moda e cultura em Rondônia, o projeto do videocast “Moda e Cultura: Um Diálogo em Rondônia” está sendo p

Apresentação de balé do Projeto Moldando Talentos emociona público durante a III Feira de Conscientização e Prevenção Contra Queimadas

Apresentação de balé do Projeto Moldando Talentos emociona público durante a III Feira de Conscientização e Prevenção Contra Queimadas

A III Feira de Conscientização e Prevenção Contra Queimadas, realizada no dia 25 de junho no Galpão da Feira, em Nova Mutum Paraná, foi palco de um

Banda Os Últimos se apresenta hoje no Festival Acústico Lo Fi na Estrada de Ferro Madeira-Mamoré

Banda Os Últimos se apresenta hoje no Festival Acústico Lo Fi na Estrada de Ferro Madeira-Mamoré

A Banda Os Últimos, um dos grandes nomes do rock autoral rondoniense, sobe ao palco hoje (28/06) no Festival Acústico Lo Fi, que acontece na históri

Após estrear nas escolas e às margens do Rio Purus, curta amazônico segue viagem levando reflexão sobre o ciclo da água

Após estrear nas escolas e às margens do Rio Purus, curta amazônico segue viagem levando reflexão sobre o ciclo da água

Depois de percorrer escolas e ter sua primeira mostra pública às margens do Rio Purus, em Lábrea, cidade que inspirou a obra, “Pela Água, Sempre!” s

Gente de Opinião Domingo, 6 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)