Porto Velho (RO) sexta-feira, 26 de abril de 2024
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Cultura

Inventário das Sombras: Projeto do movimento 'Coletivo Madeirista' é premiado pela Unesco


Inventário das Sombras, projeto da equipe Coletivo Madeirista, formada por artistas plásticos de Porto Velho, receberá a premiação Digital Art Awards 2007 - Sons e Imagens de Minha Cidade. O concurso internacional, criado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), visa reconhecer iniciativas que promovam uma reflexão inovadora entre arte e tecnologia e a sua interação na sociedade de informação.

O grupo de artistas rondonienses representará o Brasil na Bienal de Sharjah, nos Emirados Árabes, de 31 de março a 3 de abril, com 'workshop' para arte-educadores locais e de diversos países e uma exibição de vídeo mostrando suas ações artísticas. A equipe é composta por Joesér Alvarez, Rinaldo Santos, Flávio Dutka, Jean Ricardo, Gaspar Knippel, Luis Dantas, Adão Viotto e Deivis Nascimento.

Diversos países concorreram com seus projetos à premiação da Unesco, dentres os quais a Croácia, Taiwan, Paquistão, Coréia do Sul , Romênia, Tunísia, Bangladesh, Egito, Alemanha, Senegal, Canadá, Irã, Palestina, França, Sérvia, África do Sul, Holanda, Israel, Inglaterra, Grécia, Síria, Kurdistão, China, Estados Unidos, Polônia, Suíça, Bolívia, Argentina, Austrália, Slovenia, Moldova, Chile, México, Latvia, Jordânia, Burkina-Faso, Japão. Do Brasil, também foram apresentados outros trabalhos.

Projeto Inovador
O projeto Inventário das Sombras tem o objetivo de discutir o papel do artista e o lugar da arte.

Artistas pintam a própria sombra
Sua idealização aconteceu na capital de Rondônia, durante uma oficina realizada pela Fundação Nacional de Arte (Funarte), em 2004, na calçada da Casa de Cultura Ivan Marrocos.

A proposta é simples e não requer prática nem habilidades específicas: basta pintar a própria sombra na calçada e fazer um grafismo que registre a presença da pessoa naquele momento.

Cria-se, então, uma galeria de arte pública.
O movimento artístico já se espalhou por outras cidades do país, tendo sido promovido nas ruas de São Paulo, de Vitória e, durante a última Bienal da União Nacional de Estudantes (UNE), no Rio de Janeiro, recriando uma 'calçada da fama' entre a Lapa e o Circo Voador.

Fonte: O IMAGINÁRIO
Ator Chicão Santos

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Projeto de Rondônia vence competição nacional promovida por tradicional festival de cinema do Rio de Janeiro

Projeto de Rondônia vence competição nacional promovida por tradicional festival de cinema do Rio de Janeiro

“Kika Não Foi Convidada”, um roteiro inédito de Juraci Júnior, levou o prêmio de Melhor Projeto do 25º Laboratório de Projetos de Curta-Metragem do

Patrimônio público: Casa da Cultura Ivan Marrocos valoriza a identidade cultural e histórica do Estado

Patrimônio público: Casa da Cultura Ivan Marrocos valoriza a identidade cultural e histórica do Estado

A valorização do patrimônio público é uma das prioridades do Governo de Rondônia, com destaque para a Casa da Cultura Ivan Marrocos, um espaço dedicad

ACINTE! apresenta CINEMA NA NIKKEY: “OHAYOU”, de Yasujirô Ozu

ACINTE! apresenta CINEMA NA NIKKEY: “OHAYOU”, de Yasujirô Ozu

O Grupo de Estudos ACINTE!, ligado ao Departamento de Artes da UNIR, em parceria com a Associação Cultural Nipo-Brasileira de Rondônia (Nikkey), exi

Bizarrus estreia na quinta-feira, dia 25, no Teatro Palácio das Artes

Bizarrus estreia na quinta-feira, dia 25, no Teatro Palácio das Artes

Depois de sete meses de trabalho entre audições para escolha do elenco e montagem do espetáculo, Bizarrus reestreia nesta quinta-feira, dia 25 de ab

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)