Quarta-feira, 21 de novembro de 2012 - 16h02
Pais orgulhosos, alunos ansiosos, gestores e convidados lotaram o teatro Banzeiros de Porto Velho, na noite desta segunda-feira, 19, para prestigiar a III Mostra de artes “Integrando Saberes”. Durante a abertura, alunos de nove escolas municipais que participam de diversos projetos educativos, dentre eles o Segundo Tempo e Pirueta, mostraram seus talentos e foram amplamente aplaudidos. Eles apresentaram danças em diversos estilos como balé, jazz, e de rua. Neste primeiro dia do evento, estavam representadas as escolas: Estela Compasso; Tucumã; Elenilson Negreiros; João Ribeiro; Chapeuzinho Vermelho; São Pedro; Maria Isaura; Olavo Pires e Pedro Batalha.
Ângela Aguiar, adjunta da Semed representou a secretária titular Fátima Ferreira, segundo ela o Integrando Saberes, como o próprio nome diz, é uma junção de vários programas realizados nas escolas municipais, promovendo uma conexionalidade. “Estamos muito felizes por estarmos na terceira edição, por termos o apoio de gestores, pais e alunos. Isso é resultado da confiança depositada no nosso trabalho”, disse.
Andréa Melo, diretora do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino (Dade) da secretaria municipal de Educação (Semed), explica que é motivo de orgulho ver que através dos esforços do departamento e de professores, crianças estão tendo a oportunidade de aprender algo novo. “É bom saber que estamos contribuindo para a formação de futuros adultos. A mostra é apenas um momento em que estamos divulgando os resultados obtidos. Hoje, temos vários estilos de dança e também outros espaços como as salas temáticas com obras das artistas Mirtes Rufino e Maria Miranda”, afirma.
Homenagem
Neste ano foram homenageados quatro artistas da capital que trabalham com artes e educação. São eles: a artista plástica, Maria Miranda, o fotógrafo Luiz Brito, Mirtes Rufino e o grafiteiro Dentinho. As obras deles comporão o calendário e cartão de natal desenvolvido pela Semed, onde foram selecionados desenhos de estudantes com a temática do Centenário da Estrada de Ferro Madeira Mamoré.
Maria Miranda, uma das homenageadas da noite, é mineira e mora em Porto Velho há 40 anos e tem um ateliê onde ensina artes. “Sou Rondoniense de coração. Já cursei história da arte e aplico este conhecimento em meu trabalho. Uso diversos materiais como, pigmentos, terra, carvão, urucum, jenipapo. Isso tudo baseado em pesquisas feitas com índios e ribeirinho, sempre buscando o que temos na nossa região. Fico agradecida pela homenagem. Quando a gente luta pelo que gosta acaba chegando a algum lugar, neste caso o reconhecimento”, comenta.
Programação
A programação da Mostra de Arte Integrando Saberes também conta com sessões de cinema no Teatro do Sesc, para alunos de escolas da rede municipal, no período da tarde e exposições de artes plásticas. Na terça e quarta-feira, acontecem apresentações de teatro e capoeira a partir das 19 h.
Fonte: Rebeca Barca
A.C.I.MA. Itália e AJEB-RO: uma parceria com reconhecimento internacional de escritores de Rondônia
No dia 5 de julho de 2025, São Paulo foi palco de um encontro que transcendeu geografias e línguas: o 11° FESTIVAL INTERNACIONAL F.A.L.A.I., realiza
Recital celebra talentos da rede municipal de ensino com emoção, arte e inclusão
Com os olhos marejados, a policial militar Cristiana Ribeiro não escondia o orgulho ao ver o filho, João Éder, de apenas 9 anos, se apresentar com des
Prefeitura realiza mostra artística com 400 alunos dos Centros Municipais de Arte e Cultura Escolar
O palco do Teatro Estadual Palácio das Artes, nesta terça-feira, dia 8 de julho, será um espaço de celebração da cultura e da arte, reunindo alunos
Videocast sobre moda e cultura é produzido em Vilhena
Com o objetivo de promover um diálogo entre moda e cultura em Rondônia, o projeto do videocast “Moda e Cultura: Um Diálogo em Rondônia” está sendo p