Porto Velho (RO) quinta-feira, 30 de junho de 2022
×
Gente de Opinião

Cultura

FESTIVAL DAS BEE inicia sua programação neste sábado (02/04), com música, dança, poesia, performance e bate papos realizadas por artistas LGBTQIA+ locais

Neste sábado (02/04), às 19h, iniciam-se as programações das Lives do Festival das Bee, com transmissão pelo canal do Youtube.


FESTIVAL DAS BEE inicia sua programação neste sábado (02/04), com música, dança, poesia, performance e bate papos realizadas por artistas LGBTQIA+ locais - Gente de Opinião

Serão sete dias de apresentação de músicas, dança, performance, bate papos e muitas outras atrações realizadas por artistas LGBTQIA+, o festival terá tradução em Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS.

 

O Festival das Bee fará sua abertura, no dia 02/04 (sábado), com a apresentação de DJs e drag queens das festas LGBTQ+ locais, seguindo a programação no domingo o sarau trará muita música e poesia. 

 

No decorrer da semana, entre os dias 04 e 08 de abril, o festival realizará mais ações formativas como bate papos e aulas de dança. 

 

A live de encerramento da primeira edição do FESTIVAL DAS BEE será no dia 09 de abril com muita música e diversas performances. 

 

Cada live está prevista para ter duas horas de duração, totalizando assim quatorze horas de programação divididas entre os sete dias.

 

SOBRE O PROJETO

 

O objetivo do projeto é apresentar ao público geral os diversos eixos artísticos e espaços de discussão, assim como fomentar, promover e incentivar a criação artística da comunidade LGBTQIA+.

 

“Em um país onde a cada 19 horas uma pessoa LGBT é morta (Dados de Grupo Gay da Bahia) e a cada 26 horas uma pessoa trans é assassinada (Dados da Rede Trans Brasil) realizar o festival não é apenas um momento de festejo, na realidade realizar o festival diz respeito a criar, gerar e possibilitar outras vidas que não são a morte para a comunidade”, argumenta o proponente do projeto Rafael Correia, estudante da graduação de Teatro da Universidade Federal de Rondônia.

 

Rafael explica que foi a necessidade de criar espaços que fomentem vida e prosperidade para a população LGBTQIA+ que viabilizou o entendimento desse projeto. “Contratar e gerar renda a populaçãoLGBTQIA+ do estado de Rondônia de modo geral, empregar mesmo que eventualmente, artistas, fotógrafos, palestrantes, DJ’s é de extrema relevância para as pessoas que fazem parte dessa comunidade, pois viabiliza uma situação de qualidade de vida.”

 

O produtor Vinicius Brito ainda aponta que a execução do projeto pode ser vista como uma forma de criar um espaço seguro para serem feitas discussões sobre política, em particular uma política que diz respeito à sobrevivência e segurança da comunidade LGBTQIA+, “é uma forma de falar sobre o respeito a vida,  precisamos discutir cada vez mais publicamente políticas LGBTQIA+, é uma maneira de existir mais dentro desse sistema que nos assassina e nos mata.”

 

Guilherme Ocampo, participante da elaboração do projeto explica que a ideia central do festival é criar uma coletividade a partir da diferença, unindo pessoas LGBTQIA+, héteros e cis, com a difusão de informação para fortalecer a luta contra a LGBTFobia. “A intenção é criar um campo coletivo onde todos possam ser aceitos, deste modo abraçando e entendendo a diferença como um processo de soma dentro da humanidade e criar a partir dessa diferença formas múltiplas de vida” somatiza em sua fala Guilherme.


O projeto foi contemplado pelo Edital nº 32/2021/SEJUCEL-CODEC 2ª Edição Pacaás Novos – Prêmio para difusão de Festivais , Mostras e Feiras Artístico-culturais – Lei Federal 14.017/2020 (LEI ALDIR BLANC).


PROGRAMAÇÃO

 

Dia 02 de abril - Sábado

 

Live Abertura

 

Apresentador: Kelvin Ribeiro 

 

Dj Iego, Dj Gabs e Dj Soushi / Drag Queen Potty Poalla, Drag Queen As Trixx e Drag Queen CiBlack

 

Dia 03 de abril - Domingo

 

Live Sarau

 

Apresentadora: Amanara Brandão 

 

Cantor Anderson Black, Contor Noah e Cantor Nátaly Fernanda / Poeta Amanara Brandão e Poeta Mari Santos

 

Dia 04 de abril - Segunda 

 

Live de dança - Vogue, Bibi Balenciaga e Solaria Devil

 

Dia 05 de abril - Terça 

 

Live de bate papo - Pauta Vivência trans e questões de gênero

 

Mediadora: Laura, Lauri Miranda, Alessia Moura e Karen Oliveira - COMCIL

 

Dia 06 de abril - Quarta 

 

Live de dança - Dança 

 

Gabi Lobato, Andrea Melo e  Andressa Silva

 

Dia 07 de abril - Quinta

 

Live de bate papo - LGBTQIA+ e questões de raça

 

Mediadora: Jamile Soares 

Breno Vinicius - somar 

Will Guilherme 

Alyne Mayra 

 

Dia 08 de abril - Sexta

 

Live do Fitdance

 

Rafael Alves, Joyse Cunha e Juliane Sobrinho

 

Dia 09 de abril - Sábado

 

Live Encerramento

 

Apresentador: Lero Amaral 

Dj Calcinha, Dj Jhon e Dj Senses / Drag Queen Steffany Buttuns e 

Drag Queen (escolha do público)




Mais Sobre Cultura

Dia 29/06 tem lançamento de clipe tecnobrega do grupo As de Saias

Dia 29/06 tem lançamento de clipe tecnobrega do grupo As de Saias

O grupo As de Saias se prepara para o lançamento do videoclipe da canção tecnobrega “Nó”, dirigido por Juraci Júnior, em uma co-produção entre Casa

Projeto Sesc 52 leva programação literária em suas últimas semanas de circulação no interior de Rondônia

Projeto Sesc 52 leva programação literária em suas últimas semanas de circulação no interior de Rondônia

O Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/IFPE de Rondônia, por meio do Sesc/RO, reafirmando seu objetivo de integração, inclusão social e fomentador da cultu

Cia de Artes Ji-paranaense apresenta nos dias 27 e 28 de junho espetáculo inspirado na migração de mulheres no ciclo da borracha.

Cia de Artes Ji-paranaense apresenta nos dias 27 e 28 de junho espetáculo inspirado na migração de mulheres no ciclo da borracha.

Desde sua criação a Cia Clandestinos de Artes vem abordando temáticas de grande importância que vão desde assuntos da esfera intimista como também n

O menino do coração de ferro

O menino do coração de ferro

Dia 26 de Junho às 20h de Rondônia e às 21h de Brasília no canal do YouTube do Conexão Norte o Autor Fabiano Barros lança o audiobook O MENINO DO CORA