Porto Velho (RO) quinta-feira, 30 de junho de 2022
×
Gente de Opinião

Cultura

Festival “Beira” abre inscrição para mostra competitiva

Para celebrar as produções locais, o BEIRA - Festival de Cinema de Porto Velho vai premiar o melhor filme escolhido pelo público com o prêmio no valor de R$ 1.000,00


Festival “Beira” abre inscrição para mostra competitiva - Gente de Opinião

O “BEIRA” Festival de Cinema de Porto Velho está com as inscrições abertas para a única mostra competitiva de sua 1ª edição. De 28 de março a 11 de abril, produtores do audiovisual rondoniense, profissionais ou amadores, podem inscrever seus filmes de forma gratuita e online pelo site oficial do festival www.beirafestivaldecinema.com onde também está disponível o regulamento de inscrição.

Cada cineasta pode inscrever apenas um filme de curta-metragem, ou seja, com duração máxima de 25 minutos - incluindo os créditos, e que tenha sido realizado entre os anos de 2010 e 2022. Podem ser inscritas obras inéditas ou que já tenham sido exibidas em outros festivais, mostras ou eventos.

Oito curtas-metragens serão selecionados por uma equipe de especialistas da área audiovisual para serem exibidos na Mostra “Filmes Rondonienses", que é uma das seis mostras temáticas que serão apresentadas ao público na semana de 19 a 23 de maio de 2022, período que acontecerá a 1ª edição do BEIRA.

O filme mais votado pelo público através de link que será divulgado e disponibilizado durante a realização do festival, ganhará o prêmio no valor de R$ 1.000,00.

Idealizadoras do Festival  - Gente de Opinião
Idealizadoras do Festival

“Nesta única mostra competitiva, queremos destacar e celebrar a produção realizada em Rondônia, tanto no âmbito profissional quanto independente/amador. E fazer do festival uma oportunidade para que os realizadores rondonienses sintam-se motivados a produzir e compartilhar seus filmes, e que também possam se sentir reconhecidos pelo público através da votação e premiação do melhor filme”, destaca Angélica Menezes, mestre em Artes da Cena pela UFRJ, idealizadora e diretora de produção do BEIRA - Festival de Cinema de Porto Velho.

“Contribuir na constituição de uma comunidade de cinema em Porto Velho e fomentar os debates sociais que atravessam o cinema brasileiro no nosso território e assim, promover articulações entre Rondônia e a cena cinematográfica nacional é o propósito no qual alicerçamos a criação deste festival”, reforça Naara Fontinele, doutora em Cinema e Audiovisual pela Sorbonne Nouvelle e em Comunicação Social pela UFMG (cotutela), também idealizadora do festival e responsável pela Direção Artística do BEIRA.

A lista das obras selecionadas para a mostra será publicada no site www.beirafestivaldecinema.com e no Instagram do festival @beirafestival no dia 09 de maio de 2022, após às 15h (horário de Rondônia).

O BEIRA - Festival de Cinema de Porto Velho é fomentado com recursos da Lei Federal 14.017/2020 - Lei Aldir Blanc, através do Edital 32/2021/ SEJUCEL-CODEC - 2ª Edição Pacaás Novos - Prêmio para difusão de festivais, mostras e feiras artístico-culturais (Eixo I - Festival Cultural, Categoria F- Audiovisual) por meio da Superintendência da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer - SEJUCEL - e Governo do Estado de Rondônia.

Mais Sobre Cultura

Dia 29/06 tem lançamento de clipe tecnobrega do grupo As de Saias

Dia 29/06 tem lançamento de clipe tecnobrega do grupo As de Saias

O grupo As de Saias se prepara para o lançamento do videoclipe da canção tecnobrega “Nó”, dirigido por Juraci Júnior, em uma co-produção entre Casa

Projeto Sesc 52 leva programação literária em suas últimas semanas de circulação no interior de Rondônia

Projeto Sesc 52 leva programação literária em suas últimas semanas de circulação no interior de Rondônia

O Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/IFPE de Rondônia, por meio do Sesc/RO, reafirmando seu objetivo de integração, inclusão social e fomentador da cultu

Cia de Artes Ji-paranaense apresenta nos dias 27 e 28 de junho espetáculo inspirado na migração de mulheres no ciclo da borracha.

Cia de Artes Ji-paranaense apresenta nos dias 27 e 28 de junho espetáculo inspirado na migração de mulheres no ciclo da borracha.

Desde sua criação a Cia Clandestinos de Artes vem abordando temáticas de grande importância que vão desde assuntos da esfera intimista como também n

O menino do coração de ferro

O menino do coração de ferro

Dia 26 de Junho às 20h de Rondônia e às 21h de Brasília no canal do YouTube do Conexão Norte o Autor Fabiano Barros lança o audiobook O MENINO DO CORA