Terça-feira, 7 de maio de 2013 - 07h11
Mais antigo festival de cinema na Região Norte, com 11 anos de existência, desde janeiro o Festcineamazônia faz parte do Fórum dos Festivais, uma entidade que reúne os principais eventos audiovisuais brasileiros, realizados no país ou no exterior.
“É o reconhecimento da importância do Festcineamazônia para a cultura amazônica”, diz Jurandir Costa, organizador do festival rondoniense. É necessário um tempo mínimo de três anos de existência para que um festival possa ser incorporado ao Fórum.
O Festcineamazônia é o único festival da região dedicado à questão ambiental. Além do evento anual realizado em Porto Velho, capital de Rondônia, o Festcineamazônia também possui uma etapa itinerante, que percorre capitais amazônicas, Peru, Bolívia, Colômbia, Portugal, Cabo Verde e África Caboverdiana.
Para fazer parte do fórum, é necessário que um associado referende o festival. No caso, quem referendou foi o Festival Internacional de Atibaia, durante a Mostra de Cinema de Tiradentes em janeiro.
Atualmente, existem no Brasil mais de 240 eventos audiovisuais, desde iniciativas independentes, regulares e consistentes de exibição até os festivais tradicionais plenamente consolidados. É um circuito de ampla cobertura nacional que atrai quase 3 milhões de espectadores/ano.
Através do Código de Ética, os produtores, realizadores, atores, técnicos e demais profissionais têm a garantia do respeito a princípios consagrados pelos organizadores de festivais e que devem nortear a condução dos eventos.
Os festivais audiovisuais brasileiros possuem forte atuação cultural, social e econômica, estimulando a formação de plateias, garantindo espaço para nossos filmes, promovendo o acesso da população às telas e gerando emprego e renda em todas as comunidades onde atua.
Nesse sentido, o Fórum dos Festivais expressa a união dos eventos audiovisuais brasileiros em torno de uma ação coletiva. Seu principal objetivo é fortalecer os festivais integrando-os aos demais setores que compõem o mercado audiovisual do país.
Fonte: Solano Ferreira
Bar do Calixto: patrimônio, samba e mobilização popular garantem sua reabertura
Localizado na esquina da Rua Jacy-Paraná com Brasília, no bairro Santa Bárbara, o Bar do Calixto é, hoje, um marco histórico e cultural da capital r
Du Neri estreia na cena musical com a intensa e confessional “O Corpo Estranho”
A faixa é um lançamento da Marã MúsicaNo dia 11 de julho, a cantora e compositora Du Neri faz sua estreia oficial com o lançamento de “O Corpo Estra
Valorização da cultura de Rondônia: Arraial Flor do Maracujá acontece de 1º a 10 de agosto
O tradicional e tão esperado Arraial Flor do Maracujá chega este ano a mais uma edição fortalecido pelo governador de Rondônia, Marcos Rocha, como s
A.C.I.MA. Itália e AJEB-RO: uma parceria com reconhecimento internacional de escritores de Rondônia
No dia 5 de julho de 2025, São Paulo foi palco de um encontro que transcendeu geografias e línguas: o 11° FESTIVAL INTERNACIONAL F.A.L.A.I., realiza