Porto Velho (RO) sexta-feira, 11 de julho de 2025
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Cultura

FestcineAmazônia faz exibição em Manaus


O Festival Latinoamericano de Cinema e Vídeo – Festcineamazônia iniciará por Manaus a etapa itinerante nas capitais da região Norte. A exibição na capital amazonense será a partir das 19h de hoje, 14 de agosto, no Pavilhão do Botânico/Museu da Amazônia, com entrada grátis a todo púbico. Produção local em Manaus é do produtor Chicao Fill, da Amazon Film. O evento é uma integração cultural através do cinema, levando o debate ambiental por meio de audiovisual. Esta etapa inclui ainda Boa Vista, Macapá, Belém e Palmas. As capitais Porto Velho e Rio Branco já foram contempladas com as exibições deste ano.

A etapa itinerante é composta pelos principais filmes e vídeos exibidos na última edição do festival realizado regularmente em Porto Velho, capital de Rondônia. Serve para integrar e ampliar o público do cinema brasileiro. Após as exibições são promovidos debates para estimular a discussão sobre direitos humanos e proteção ao meio ambiente.

O Festcineamazônia é um projeto de difusão da sétima arte. Neste ano uma programação especial marcará os 10 anos de realização, tendo como convidado o artista Ziraldo, autor de personagens como o Menino Maluquinho, Turma do Pererê e outros. O evento principal será de 6 a 10 de novembro. As inscrições para a Mostra Competitiva da edição 2012 estão abertas até 31 deste mês de agosto pelo site www.cineamazonia.com, onde também consta o regulamento.

A cada edição o Festival homenageia convidados que tenham destaque no cinema e na defesa do meio ambiente. Desde 2003, quando iniciou o projeto, já foram contemplados artistas e personalidades como: Lucélia Santos, Marco Palmeira, Othon Bastos, Antonio Pitanga, Marina Silva, Silvio Tendler, Zezé Mota, Letícia Sabatela, Maurice Capoville, dentre outros.

O Festcineamazônia 2012 tem o patrocíniodo BNDES, Governo Federal através da Lei Rouanet, Ministério da Cultura,Secretaria do Audiovisual, Governo de Rondônia/ Secel, TAL – Television AmericaLatina, Amazon Film, Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura.

Fonte: Solano
 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 11 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A.C.I.MA. Itália e AJEB-RO: uma parceria  com  reconhecimento internacional de escritores de Rondônia

A.C.I.MA. Itália e AJEB-RO: uma parceria com reconhecimento internacional de escritores de Rondônia

No dia 5 de julho de 2025, São Paulo foi palco de um encontro que transcendeu geografias e línguas: o 11° FESTIVAL INTERNACIONAL F.A.L.A.I., realiza

Recital celebra talentos da rede municipal de ensino com emoção, arte e inclusão

Recital celebra talentos da rede municipal de ensino com emoção, arte e inclusão

Com os olhos marejados, a policial militar Cristiana Ribeiro não escondia o orgulho ao ver o filho, João Éder, de apenas 9 anos, se apresentar com des

Prefeitura realiza mostra artística com 400 alunos dos Centros Municipais de Arte e Cultura Escolar

Prefeitura realiza mostra artística com 400 alunos dos Centros Municipais de Arte e Cultura Escolar

O palco do Teatro Estadual Palácio das Artes, nesta terça-feira, dia 8 de julho, será um espaço de celebração da cultura e da arte, reunindo alunos

Videocast sobre moda e cultura é produzido em Vilhena

Videocast sobre moda e cultura é produzido em Vilhena

Com o objetivo de promover um diálogo entre moda e cultura em Rondônia, o projeto do videocast “Moda e Cultura: Um Diálogo em Rondônia” está sendo p

Gente de Opinião Sexta-feira, 11 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)