Sexta-feira, 22 de setembro de 2023 - 18h32
A Festa Pomerana, que mantem viva
a tradição destes imigrantes, foi reconhecida pelo Governo do Estado, por meio
do Decreto nº 28.455, de 21 de setembro de 2023, como patrimônio cultural de
natureza imaterial de Rondônia. O evento tradicional acontece em Espigão do
Oeste, garantindo sua proteção sob responsabilidade do Poder Público e assim, o
reconhecimento garante a preservação e valorização desta cultura na região.
O parecer foi realizado pela Secretaria da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer – Sejucel e aprovado pelo Conselho Estadual de Política Cultural. A Festa Pomerana foi registrada no Livro das Celebrações.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o reconhecimento tem como objetivo fomentar a cultura pomerana e manter viva a tradição deste povo, que possui uma importante história. “Precisamos valorizar a história de povos que fazem parte da história de nosso Estado, e este decreto garante a valorização desta cultura, que principalmente em Espigão do Oeste, ajudou no desenvolvimento da agricultura local, tendo destaque na produção de café e criação de gado”, considerou.
FESTA POMERANA
A Festa Pomerana tem o objetivo de preservar a identidade cultural do povo europeu, como os hábitos, costumes, gastronomia e religião, por exemplo. A abertura da festa, conduzida pela presidência da Associação dos Pomeranos, se deu na língua oficial pomerana com tradução ao português.
A Pomerânia foi extinta no século passado e agregada a uma região da Alemanha por ocasião da 2ª Guerra Mundial, o que serviu de motivação aos pomeranos a emigraram para as Américas do Norte e do Sul. No mundo, o Brasil é considerado a localidade de maior concentração de pomeranos que ainda preservam a língua. Os pomeranos se instalaram nos estados de Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Espírito Santo. O maior contingente migratório de descendentes que veio para Rondônia é o capixaba.
REGISTRO
O Decreto nº 27.147, de 11 de maio de 2022, instituiu o Registro de Bens Culturais de Natureza Imaterial, reconhecendo assim as manifestações históricas e culturais que contribuíram e continuam contribuindo para a formação da identidade do povo rondoniense, promovendo sua valorização.
Videocast sobre moda e cultura é produzido em Vilhena
Com o objetivo de promover um diálogo entre moda e cultura em Rondônia, o projeto do videocast “Moda e Cultura: Um Diálogo em Rondônia” está sendo p
A III Feira de Conscientização e Prevenção Contra Queimadas, realizada no dia 25 de junho no Galpão da Feira, em Nova Mutum Paraná, foi palco de um
Banda Os Últimos se apresenta hoje no Festival Acústico Lo Fi na Estrada de Ferro Madeira-Mamoré
A Banda Os Últimos, um dos grandes nomes do rock autoral rondoniense, sobe ao palco hoje (28/06) no Festival Acústico Lo Fi, que acontece na históri
Depois de percorrer escolas e ter sua primeira mostra pública às margens do Rio Purus, em Lábrea, cidade que inspirou a obra, “Pela Água, Sempre!” s