Porto Velho (RO) quinta-feira, 26 de maio de 2022
×
Gente de Opinião

Cultura

Exposição e apresentações culturais marcam abertura da Semana da Consciência Negra em Porto Velho

Exposição foca na igualdade racial e segue até o dia 21 no Porto Velho Shopping


Exposição e apresentações culturais marcam abertura da Semana da Consciência Negra em Porto Velho - Gente de Opinião

Uma exposição com obras de artistas plásticos, intitulada Racismo Sutil, com painéis alertando sobre frases de cunho racista, além de apresentações culturais, marcaram o início da programação alusiva à Semana Nacional da Consciência Negra, na tarde de quinta-feira (11), em Porto Velho. O evento foi realizado no 1º piso do Porto Velho Shopping, e a exposição segue até o dia 21.

Evento contou com a presença de diversas autoridadesEvento contou com a presença de diversas autoridadesRepresentando o prefeito Hildon Chaves, o adjunto da Secretaria Geral de Governo (SGG), Devanildo Santana, destacou a importância do debate com a sociedade, sobre questões que tratam da igualdade racial. “É o momento de fazermos uma reflexão e autoavaliação. No âmbito do município, o prefeito tem desenvolvido políticas públicas a todos os segmentos, sem distinção de crença, raça ou classe social”, comentou.

Cássio Mendonça, superintendente do Porto Velho Shopping, destacou a importância da diversidade e inclusão. “Esse é um tema que precisa ser debatido, porém, mais importante ainda, é aplicar e colocar em prática. É gratificante contribuir com essa mensagem tão importante para a nossa sociedade”, afirmou.

Claudi Rocha, titular da Secretaria Municipal de Assistência Social e Família (Semasf), anfitrião do evento, avalia que ainda há racismo no Brasil, e lembra que durante uma parte significativa da nossa história, os negros não foram tratados como seres humanos. “Entendo que é o resgatar dessa defesa de que nós somos todos iguais, um resgate humano, especialmente aos irmãos afrodescendentes”, pontuou. “Às vezes, numa pequena palavra, a gente pode ofender nossos irmãos afrodescendentes. São termos que passamos a vida toda usando, mas que hoje devem ser excluídos do nosso vocabulário”, completou.

Adjunto da Secretaria Geral de Governo (SGG), Devanildo SantanaAdjunto da Secretaria Geral de Governo (SGG), Devanildo SantanaA secretária adjunta da Semasf, Joelna Holder, entende que o momento é de comemorar, mas também de reflexão, o que levou à ideia de montar a exposição sobre o racismo sutil. Disse que essa é uma forma de dialogar com os estudantes e a sociedade, que, durante a exposição, vão conhecer expressões comumente utilizadas com uma simbologia e raiz racista.

Parceira do evento, a secretária Municipal de Educação, Gláucia Negreiros, destacou a visita de alunos da rede municipal à exposição, para que conheçam frases ligadas ao racismo e aprendam a não utilizá-las.

PROGRAMAÇÃO

A partir desta sexta-feira (12), acontecem visitas guiadas de alunos da rede municipal de ensino sobre transição capilar, turbante, maquiagens, entre outros (confira a programação completa das oficinas e faça sua inscrição aqui).

Secretário da Semasf, Claudi RochaSecretário da Semasf, Claudi RochaNo Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, a praça CEU, na zona leste, será palco das ações comemorativas, com início às 15h. Serão realizadas a Feira de Afro Empreendedoras, oficinas, palestras e apresentações culturais.

O fechamento das atividades se dará no V Congresso Municipal de Educação no auditório da Unupar, momento em que um dos painéis capacitará professores da rede sobre as questões étnicos raciais. O evento é destinado aos servidores da Semed.

A celebração do mês da Consciência Negra está sob a coordenação da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Família (Semasf), com a participação da Secretaria da Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur), Secretaria Municipal de Educação (Semed), Superintendência Municipal de Integração e Desenvolvimento Distrital (SMD) e Fundação Cultural de Porto Velho (Funcultural). Também são parceiros da Prefeitura: Comepi, Fecomércio do Rio Grande do Sul, Sebrae-Rondônia, Ministério Público do Estado de Rondônia, Associação das Filhas do Boto Nunca Mais e o Núcleo Étnico Raciais Mãe Esperança.

A Exposição Racismo Sútil permanece até o dia 21, aberta ao público geral no horário de funcionamento do Porto Velho Shopping.

Mais Sobre Cultura

A relação do rio e a dança é tema do terceiro dia do Festival Águas que me Tocam, que vai ao ar nesta sexta, 27

A relação do rio e a dança é tema do terceiro dia do Festival Águas que me Tocam, que vai ao ar nesta sexta, 27

“O Rio que se Move em Mim” é tema do terceiro dia do festival multiartístico Águas que me Tocam, que recebe a bailarina Edcléia Jucá e o diretor e d

Rolim de Moura: exposição de realidade aumentada “Olho D’Água – Artes Líquidas e Águas Visuais” chega inicia nesta quinta (26)

Rolim de Moura: exposição de realidade aumentada “Olho D’Água – Artes Líquidas e Águas Visuais” chega inicia nesta quinta (26)

Uma experiência interativa e única que faz o visitante viajar pelo ciclo da água por meio de realidade aumentada. Essa é a proposta da exposição iti

Rita Queiroz visita escolas e bibliotecas e distribui livro escrito na pandemia

Rita Queiroz visita escolas e bibliotecas e distribui livro escrito na pandemia

Mais do que  aplausos, artistas precisam de reconhecimento. E nada faz tão bem a um pintor do que saber que  suas telas continuam a conquistar admi

Disponível: Novo EP e videoclipe do cantor, compositor e produtor DEICK

Disponível: Novo EP e videoclipe do cantor, compositor e produtor DEICK

Contemplado pelo edital 31/2021 SEJUCEL-CODEC 2ª EDIÇÃO MARECHAL RONDON PRÊMIO DE PRODUÇÃO LITERÁRIA, FONOGRÁFICA E DIGITAL PARA DIFUSÃO DE EXPRESSÕ