Porto Velho (RO) terça-feira, 1 de julho de 2025
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Cultura

Escola 21 de Abril participa do Projeto Nacional Megafone Artivismo


Escola 21 de Abril participa do Projeto Nacional Megafone Artivismo - Gente de Opinião

Em Porto Velho, o desenho e a pintura de um mural na escola EEEF 21 de Abril, no Bairro Liberdade, começou o dia 08 de março o projeto Megafone Ativismo, encerrou neste domingo dia 16/03 Dia Nacional da Consciência Climática conforme a Lei 14.926 de 18 de julho de 2024, com a participação de alunos, artistas urbanos da capital rondoniense e demais artistas visuais que enviaram seus trabalhos através de uma chamada online.

“Nossa gratidão à professora Lúcia Lopes, que apoiou essa ação desde o início, e participou também, junto com os estudantes da oficina de stêncil do Ponto de Cultura ACME”, declarou Joeser Alvarez, coordenador do Coletivo Madeirista e articulador do Projeto Megafone Ativismo em Rondônia.

Escola 21 de Abril participa do Projeto Nacional Megafone Artivismo - Gente de Opinião

Os alunos que participaram da oficina ajudaram os artistas visuais na pintura realizada no muro da instituição de ensino.

O projeto Megafone Ativismo apoia jovens ativistas ambientais brasileiros que trabalham com foco principal na temática das mudanças climáticas, e com a utilização da arte como ferramentas de transformação da sociedade.

A ação reuniu 10 coletivos, sendo um de cada estado da Amazônia Legal (Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins) e um do Distrito Federal (DF).

Escola 21 de Abril participa do Projeto Nacional Megafone Artivismo - Gente de Opinião

A atividade tinha como proposta fazer um mural artístico na fachada externa de alguma instituição de ensino de cada município envolvido na ação em alusão ao Dia Nacional da Conscientização sobre as Mudanças Climáticas no Brasil, instituído em 16 de março pela lei nº12.533, desde 2011.

O projeto é realizado por uma coalizão das organizações Pimp My Carroça, Instituto Socioambiental, Engajamundo, Sumaúma Jornalismo e Associação Intercultural de Hip-Hop Urbanos da Amazônia. A Coalizão Megafone faz parte da aliança Vozes Pela Ação Climática Justa, que é formada por projetos de toda a Amazônia.

O Coletivo Madeirista contou com a participação de 8 artistas - a grande maioria participou pela primeira vez de uma pintura mural: Elisabeth Christofoletti, Nilson Carolino, Deivis Nascimento, Ariana Boaventura, Vida Boaventura, Sidarta Boaventura, Henrique Mamede e Joesér Alvarez

Gratidão aos artistes que enviaram seus trabalhos de várias partes do Brasil e até mesmo de fora do país: André  Costa, Anthony Ederson, Bianca  Habib, Bianca Habib, Chrystel Savornin, Deny Ardaia, Elysmeire  Pessoa(ESOP), Fernando Dias, Flávio Dutka, Gabriel Varvounis, Gabryel  Bertoldi,Janice  Appel, Jéssica Bonora, Juliana  D'Elia, Laryssa Vilela, Renata Silveira, Rubens Pilegi, Thaísa Freitas e Thaynã Pereira, gente de Boa Vista/RR, São Paulo, Ribeirão Preto e São Carlos/SP, Rio Branco/AC, Pelotas e Porto Alegre/RS, Paris/França, Goiânia/GO e Porto Velho/RO.

Galeria de Imagens

Gente de OpiniãoTerça-feira, 1 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Banda Os Últimos se apresenta hoje no Festival Acústico Lo Fi na Estrada de Ferro Madeira-Mamoré

Banda Os Últimos se apresenta hoje no Festival Acústico Lo Fi na Estrada de Ferro Madeira-Mamoré

A Banda Os Últimos, um dos grandes nomes do rock autoral rondoniense, sobe ao palco hoje (28/06) no Festival Acústico Lo Fi, que acontece na históri

Após estrear nas escolas e às margens do Rio Purus, curta amazônico segue viagem levando reflexão sobre o ciclo da água

Após estrear nas escolas e às margens do Rio Purus, curta amazônico segue viagem levando reflexão sobre o ciclo da água

Depois de percorrer escolas e ter sua primeira mostra pública às margens do Rio Purus, em Lábrea, cidade que inspirou a obra, “Pela Água, Sempre!” s

Campanha Literária: VOTO POPULAR: 06/06/2025 até 06/07/2025

Campanha Literária: VOTO POPULAR: 06/06/2025 até 06/07/2025

A escritora, historiadora e Professora de História da Prefeitura Municipal de Porto Velho, mas também, Bibliotecária/Documentalista do IFRO Campus P

PepsiCo desembarca no Festival Folclórico de Parintins com patrocínio que reforça importância da região Norte para companhia

PepsiCo desembarca no Festival Folclórico de Parintins com patrocínio que reforça importância da região Norte para companhia

A PepsiCo, uma das maiores empresas de alimentos e bebidas do mundo, se torna patrocinadora oficial da 58º edição do Festival de Parintins. Com o ob

Gente de Opinião Terça-feira, 1 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)