Porto Velho (RO) sexta-feira, 11 de julho de 2025
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Cultura

É urgente aumentar o número de salas de cinema


 

Renata Giraldi
Agência Brasil

Brasília – Cacá Diegues, de 72 anos, considerado uma das referências do cinema nacional, disse à Agência Brasil que a escolha de seus filmes para exibição no Lincoln Center, em Nova York (Estados Unidos), é uma “homenagem ao cinema brasileiro e sua qualidade”. O cineasta alertou, porém, que é urgente haver um incentivo para a instalação de mais salas de cinema no país, assim como ampliar o espaço para a produção nacional.

“A coisa mais urgente hoje no cinema brasileiro é aumentar o número de salas e encoGente de Opiniãontrar um jeito de dar espaço aos nossos filmes nas mídias alternativas”, ressaltou Cacá Diegues à Agência Brasil, em entrevista concedida por e-mail. A seguir, os principais trechos da entrevista.

Agência Brasil - O que representa para o cinema brasileiro a exibição dos seus filmes no Lincoln Center, em Nova York?
Cacá Diegues – É uma mostra retrospectiva de 14 de meus filmes. Acho que isso pode ser tomado como uma homenagem ao cinema brasileiro e sua qualidade.

ABr - Como o senhor fez a seleção dos 14 filmes?
Cacá - Quem fez a seleção dos filmes foram os próprios organizadores da mostra, os curadores do Lincoln Center. Não sei que outro critério eles adotaram senão o de suas próprias preferências.

ABr - O senhor observa mudanças do público norte-americano em relação ao cinema
nacional? Se observa, quais são essas mudanças?
Cacá - A presença do cinema estrangeiro nos Estados Unidos representa de 3% a 5% do mercado total. Ainda disputamos esse espaço tão pequeno com filmes europeus, asiáticos e do resto da América Latina. Mesmo assim, podemos dizer que temos uma certa presença, sobretudo, nesse nicho de arte.

ABr - O que o senhor recomenda para o governo como meio de estimular a produção nacional?
Cacá - A coisa mais urgente hoje no cinema brasileiro é aumentar o número de salas e encontrar um jeito de dar espaço aos nossos filmes nas mídias alternativas, como TV aberta e paga, DVD e blu-ray, e sobretudo a internet.

ABr - Quais são os planos do senhor para 2013?
Cacá - Até outubro, estarei começando a filmar O Grande Circo Místico, inspirado em poema de Jorge de Lima, com música de Edu Lobo e Chico Buarque.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 11 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A.C.I.MA. Itália e AJEB-RO: uma parceria  com  reconhecimento internacional de escritores de Rondônia

A.C.I.MA. Itália e AJEB-RO: uma parceria com reconhecimento internacional de escritores de Rondônia

No dia 5 de julho de 2025, São Paulo foi palco de um encontro que transcendeu geografias e línguas: o 11° FESTIVAL INTERNACIONAL F.A.L.A.I., realiza

Recital celebra talentos da rede municipal de ensino com emoção, arte e inclusão

Recital celebra talentos da rede municipal de ensino com emoção, arte e inclusão

Com os olhos marejados, a policial militar Cristiana Ribeiro não escondia o orgulho ao ver o filho, João Éder, de apenas 9 anos, se apresentar com des

Prefeitura realiza mostra artística com 400 alunos dos Centros Municipais de Arte e Cultura Escolar

Prefeitura realiza mostra artística com 400 alunos dos Centros Municipais de Arte e Cultura Escolar

O palco do Teatro Estadual Palácio das Artes, nesta terça-feira, dia 8 de julho, será um espaço de celebração da cultura e da arte, reunindo alunos

Videocast sobre moda e cultura é produzido em Vilhena

Videocast sobre moda e cultura é produzido em Vilhena

Com o objetivo de promover um diálogo entre moda e cultura em Rondônia, o projeto do videocast “Moda e Cultura: Um Diálogo em Rondônia” está sendo p

Gente de Opinião Sexta-feira, 11 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)