Porto Velho (RO) quinta-feira, 26 de maio de 2022
×
Gente de Opinião

Cultura

Duelo na Fronteira: a maior manifestação de Cultura Popular do Estado de Rondônia


Duelo na Fronteira: a  maior manifestação de Cultura Popular do Estado de Rondônia - Gente de Opinião

A  maior manifestação de Cultura Popular do Estado de Rondônia, reaparece neste fim de semana, depois da interrupção causada pela pandemia, através das Toadas dos Bois que voltam a encher de sons e alegria a Pérola do Mamoré, a nossa simpática e acolhedora Guajará-Mirim. Ainda não será no formato tradicional, ao ar livre e no Bumbódromo. Devido a recomendações de órgãos sanitários, será em um ambiente semi fechado e não obstante o intenso carinho e dedicação que estão sendo despendidos pelas duas agremiações que  protagonizam este espetacular Duelo Cultural; os  Bois Bumbás MALHADINHO e FLOR DO CAMPO.

Este ano não haverá disputa ou premiação, porém as diretoria de ambas agremiações afirmaram que as apresentações serão de muita magia, cores e pela usual beleza cênica.

Segundo a presidente do MALHADINHO, Camila Miranda, o evento deste ano será uma grande tentativa de restaurar esta notável e já tradicional manifestação sóciocultural em Guajará Mirim, e num esforço para sensibilizar os simpatizantes (Brasileiros e Bolivianos) e o Poder Público, para o reinício e continuação dessa grande manifestação cultural do povo de Rondônia para o ano que vem -2022.

O DUELO NA FRONTEIRA VIRTUAL, será transmitido pela Internet para o país e o mundo apresentando um espetáculo impar, de luzes, cores, coreografia deslumbrante e muita energia positiva.

Sexta-Feira a partir das 20hs, o FLOR DO CAMPO (vermelho) abrirá o Duelo e no sábado no mesmo horário será a vez do MALHADINHO (azul). Antecedendo as principais apresentações, está   programado espetáculos surpresa de manifestações de cultura popular típicas de nosso Estado.

Nos últimos dias tem havido um enorme fluxo de turistas vindos de todos os recantos de Rondônia, e de outros Estados e juntos, estão os hermanos Bolivianos que sempre abrilhantam o festejo na nossa querida PÉROLA DO MAMORÉ.

As presidentes do MALHADINHO, Camila Miranda, do FLOR DO CAMPO, Rosa Solani, estão confiantes de que será um espetáculo impar e esperam alavancar um grandioso DUELO para 2022.

O Evento deste ano (virtual) será realizado na sede do ROTARY CLUB. 

Galeria de Imagens

Mais Sobre Cultura

Rolim de Moura: exposição de realidade aumentada “Olho D’Água – Artes Líquidas e Águas Visuais” chega inicia nesta quinta (26)

Rolim de Moura: exposição de realidade aumentada “Olho D’Água – Artes Líquidas e Águas Visuais” chega inicia nesta quinta (26)

Uma experiência interativa e única que faz o visitante viajar pelo ciclo da água por meio de realidade aumentada. Essa é a proposta da exposição iti

Rita Queiroz visita escolas e bibliotecas e distribui livro escrito na pandemia

Rita Queiroz visita escolas e bibliotecas e distribui livro escrito na pandemia

Mais do que  aplausos, artistas precisam de reconhecimento. E nada faz tão bem a um pintor do que saber que  suas telas continuam a conquistar admi

Disponível: Novo EP e videoclipe do cantor, compositor e produtor DEICK

Disponível: Novo EP e videoclipe do cantor, compositor e produtor DEICK

Contemplado pelo edital 31/2021 SEJUCEL-CODEC 2ª EDIÇÃO MARECHAL RONDON PRÊMIO DE PRODUÇÃO LITERÁRIA, FONOGRÁFICA E DIGITAL PARA DIFUSÃO DE EXPRESSÕ

Disponível: novo álbum e videoclipe do cantor e compositor Mano André - Inspire-se

Disponível: novo álbum e videoclipe do cantor e compositor Mano André - Inspire-se

Mano André lançou seu novo álbum Inspire-se contemplado pelo edital 31/2021 SEJUCEL-CODEC 2ª EDIÇÃO MARECHAL RONDON PRÊMIO DE PRODUÇÃO LITERÁRIA, F