Quarta-feira, 14 de outubro de 2009 - 13h27
A TV Cultura de São Paulo transmite para todo o Brasil nesta sexta feira às 21h40min (horário de Rondônia) o documentário “Garimpo do Bom Presente”, do diretor Alex Badra, que retrata o poder transformador de uma escola na maior mina de cassiterita a céu aberto do mundo, o garimpo do Bom Futuro, descoberto em 1987 em uma área rural do município de Ariquemes.
Alex Badra, 21 anos, é rondoniense e seu trabalho foi selecionado e financiado pelo Ministério da Cultura. Além da TV Cultura em rede nacional dezenas de emissoras educativas regionais transmitem o documentário que também foi traduzido para o inglês e espanhol e será exibido em vários países.
O vídeo tem cenas fortes que mostram os perigos e sofrimento de um garimpo e a ação da escola Padre Ângelo Spadari em retirar as crianças da mina, cuja iniciativa foi reconhecida e premiada pela Unicef, órgão da ONU que se dedica à educação e proteção das crianças.
O documentário tem 52 minutos e foi produzido com tecnologia HDV, em consórcio pelas empresas Ágil Publicidade e Ativa Comunicação. A equipe de produção foi composta pelo produtor executivo Luis Augusto, diretor de fotografia Ronaldo Nina, jornalista Alexandre Badra e produtor Bill Marques.
![]() |
A III Feira de Conscientização e Prevenção Contra Queimadas, realizada no dia 25 de junho no Galpão da Feira, em Nova Mutum Paraná, foi palco de um
Banda Os Últimos se apresenta hoje no Festival Acústico Lo Fi na Estrada de Ferro Madeira-Mamoré
A Banda Os Últimos, um dos grandes nomes do rock autoral rondoniense, sobe ao palco hoje (28/06) no Festival Acústico Lo Fi, que acontece na históri
Depois de percorrer escolas e ter sua primeira mostra pública às margens do Rio Purus, em Lábrea, cidade que inspirou a obra, “Pela Água, Sempre!” s
Campanha Literária: VOTO POPULAR: 06/06/2025 até 06/07/2025
A escritora, historiadora e Professora de História da Prefeitura Municipal de Porto Velho, mas também, Bibliotecária/Documentalista do IFRO Campus P