Segunda-feira, 25 de junho de 2012 - 11h48
Atenção povos indígenas e não-indígenas de Porto Velho, a programação dessa terça à noite dia 26 de junho no 3º Curta Amazônia tem filme convidado que retrata a luta e resistência de duas tribos no Amazônas. Imperdível, porque retrata pontos importantes na política públicas de resistência dos povos indígenas em relação as políticas adotadas pelo homem branco.
O documentário “HIANHEKHETTI Sabedoria Baniwa” com tempo de 21 min e finalizado em 2011, foi realizado em Tunuí Cachoeira, rio Içana, lideranças indígenas avaliam 20 anos de luta dos povos Baniwa e Coripaco. O que conquistaram e as mudanças que ocorreram na sua cultura.
O momento atual exige reflexão para a retomada do movimento indígena rionegrino. Em março de 2011 a Assembléia Geral Baniwa e Coripaco debate as políticas públicas para a saúde e a educação e projetam uma nova estratégia política para o futuro do movimento.
“Vejo a importância deste vídeo tanto para quem não é indígena, para indígenas e principalmente para nós Baniwa e Coripaco. Fico feliz por esse registro tão importante para o momento da nossa história no Brasil. Vamos continuar lutando!!!” André Fernando Baniwa.
Com direção, roteiro e produção de Stella Oswaldo Cruz Penido, fotografia e som Pauliran Freitas, montagem Alexandra Carias, trilha sonora original flautas Baniwa, apoio Videosaude - ICICT - Fiocruz, CABC – Coordenação de Associações Baniwa e Coripaco, realização Casa de Oswaldo Cruz - Fiocruz.
A possibilidade das sessões de filmes históricos e científicos em Porto Velho/Rondônia além da promoção do Cinema Brasileiro foi graças ao apoio da Eletrosul do Sistema Eletrobrás do Governo Federal, o Sesc Rondônia do Sistema Fecomércio/RO, a Secretaria Estadual de Cultura do Governo da Cooperação, ABD Rondônia, Fórum dos Festivais, Aqui Publicidade, Imprensa Rondoniense, Fundação Iaripuna, a Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres, Emater.
Fonte: Ascom
A.C.I.MA. Itália e AJEB-RO: uma parceria com reconhecimento internacional de escritores de Rondônia
No dia 5 de julho de 2025, São Paulo foi palco de um encontro que transcendeu geografias e línguas: o 11° FESTIVAL INTERNACIONAL F.A.L.A.I., realiza
Recital celebra talentos da rede municipal de ensino com emoção, arte e inclusão
Com os olhos marejados, a policial militar Cristiana Ribeiro não escondia o orgulho ao ver o filho, João Éder, de apenas 9 anos, se apresentar com des
Prefeitura realiza mostra artística com 400 alunos dos Centros Municipais de Arte e Cultura Escolar
O palco do Teatro Estadual Palácio das Artes, nesta terça-feira, dia 8 de julho, será um espaço de celebração da cultura e da arte, reunindo alunos
Videocast sobre moda e cultura é produzido em Vilhena
Com o objetivo de promover um diálogo entre moda e cultura em Rondônia, o projeto do videocast “Moda e Cultura: Um Diálogo em Rondônia” está sendo p