Quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009 - 16h01
Segue até o próximo dia 18, das 8 às 10 horas, na escola estadual Duque de Caxias, em Porto Velho, o curso de Linguagem Brasileira de Sinais (Libras I), aberto segunda-feira pelo Centro de Capacitação de Professores e Atendimento às Pessoas com Surdez, da Subgerência da Educação Especial da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). De acordo com a subgerente de Educação Especial, Vera Regina de Matos, o curso terá carga horária de 60 horas (duas por dia), de segunda a sexta-feira.
Pelo menos 30 pessoas, entre professores e membros da comunidade participam do evento, que apresenta a Língua Brasileira de Sinais como a primeira língua de pessoa surda e como proposta de inclusão social. As aulas são ministradas pela instrutora-surda, Arine Holanda, aprovada no exame de proficiência em Libras pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Vera Regina adiantou a partir de março será formada nova turma, pois a intenção da secretária Marli Cahulla é tornar o curso um processo contínuo, considerando que quanto mais pessoas usarem a linguagem de sinais melhor será a comunicação com os surdos-mudos. Vale salientar que o curso é gratuito e destina-se apenas a ouvintes (pessoas não surdas), enquanto as aulas são ministradas por instrutor-surdo, completou a subgerente da Educação Especial da Seduc.
A Libras tem sua origem na Língua de Sinais Francesa. As línguas de sinais não são universais. Cada País possui a sua própria, que sofre as influências da cultura local. Como qualquer outra língua, ela também possui expressões que diferem de região para região (os regionalismos), o que a legitima ainda mais como língua.
Outras informações (69) 3224 2187.
Fonte: Veronilda Lima
A III Feira de Conscientização e Prevenção Contra Queimadas, realizada no dia 25 de junho no Galpão da Feira, em Nova Mutum Paraná, foi palco de um
Banda Os Últimos se apresenta hoje no Festival Acústico Lo Fi na Estrada de Ferro Madeira-Mamoré
A Banda Os Últimos, um dos grandes nomes do rock autoral rondoniense, sobe ao palco hoje (28/06) no Festival Acústico Lo Fi, que acontece na históri
Depois de percorrer escolas e ter sua primeira mostra pública às margens do Rio Purus, em Lábrea, cidade que inspirou a obra, “Pela Água, Sempre!” s
Campanha Literária: VOTO POPULAR: 06/06/2025 até 06/07/2025
A escritora, historiadora e Professora de História da Prefeitura Municipal de Porto Velho, mas também, Bibliotecária/Documentalista do IFRO Campus P