Terça-feira, 5 de maio de 2009 - 20h28
Concerto em Belém homenageia mães e
beneficia jovens com formação musical
FRANSSINETE FLORENZANO (*)
[email protected]
BELÉM, PA – A contralto Gabriella Florenzano e o pianista Humberto Azulay farão concerto beneficente no domingo, 10, Dia das Mães, às 20 horas, na Capela de Santo Alexandre, em prol de doações de instrumentos e materiais para o Projeto Cururu e a Escola de Música Maestro Wilson Fonseca, que atendem crianças e adolescentes carentes com educação musical e formação cidadã. O repertório terá peças de Bach, Mozart, Gustav Mahler, Maurice Ravel, Gabriel Fauré, Waldemar Henrique e Wilson Fonseca, e a participação especial de Vicente Malheiros da Fonseca ao piano e do Coro do Projeto Cururu, em versão teatral da Lenda do Boto, do Maestro Isoca.
Promove freqüentes apresentações artísticas, culturais e religiosas e foi premiado em 2006 com o Top Social de Marketing da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB) nacional.
Para manutenção do projeto há necessidade, principalmente, de cordas para violino, viola, cello e contrabaixo acústico; breus, crinas, arcos e palhetas para clarinete; instrumentos de cordas da família dos violinos; sapatilhas e malhas de balé para faixa etária de 7 a 12 anos; cadernos de música; e quadro (lousa), preferencialmente de vidro, para uso com pincel próprio.
Única premiada
A Escola de Música Maestro Wilson Fonseca, de Santarém (PA), idealizada e dirigida por José Agostinho da Fonseca Neto, o Maestro Tinho, criou e mantém a Orquestra Jovem Maestro Wilson Fonseca, que já se apresentou em várias cidades da Amazônia, inclusive Belém, e em São Paulo, no Teatro SESC Pompéia e Theatro Municipal. É a única no Brasil (na época com formação e nome de “Banda Sinfônica Wilson Fonseca”), agraciada com o Prêmio Ministério da Cultura, denominado Prêmio Mário de Andrade, em 1998, por sua participação no cenário artístico cultural brasileiro e destacada atuação em seu ramo de atividade.
Além de dois CDs (Sinfonia Amazônica), já gravou o DVD A Música e o Maestro – 95 anos. São também frutos do trabalho da Escola - e mantidos por ela - coral, banda do curso preparatório e grupos camerísticos. Orquestra e Escola são consideradas “Cartão de Visita Musical” e “Patrimônio Cultural” da Pérola do Tapajós.
A instituição precisa de instrumentos de sopro (flautins, flautas, oboés, clarinetes, saxofones e fagotes), de metais (trompetes, trompas, eufônios, trombones e tubas) e de percussão (pratos, caixas, bombos, xilofones, glokenspiels, vibrafones, marimbas, sinos, triângulos, tímpanos). Para o Projeto Cordas e criar a primeira orquestra sinfônica do interior da Amazônia, depende de professores e do instrumental (violinos, violas, violoncelos e contrabaixos de cordas).
(*) Criou, dirige e edita, há 17 anos, o jornal Uruá-Tapera. É consultora da Assembléia Legislativa do Pará. Conheça o blog de Franssi.
SERVIÇO
Maestro Jonas Arraes: [email protected]
(91) 8866.8869 e (91) 3083.5968.
Maestro José Agostinho da Fonseca Neto (Tinho): [email protected]
(93) 3223-5770 e 9122-1767.
Pianista Humberto Azulay: [email protected] Cantora lírica Gabriella Florenzano: [email protected]
A III Feira de Conscientização e Prevenção Contra Queimadas, realizada no dia 25 de junho no Galpão da Feira, em Nova Mutum Paraná, foi palco de um
Banda Os Últimos se apresenta hoje no Festival Acústico Lo Fi na Estrada de Ferro Madeira-Mamoré
A Banda Os Últimos, um dos grandes nomes do rock autoral rondoniense, sobe ao palco hoje (28/06) no Festival Acústico Lo Fi, que acontece na históri
Depois de percorrer escolas e ter sua primeira mostra pública às margens do Rio Purus, em Lábrea, cidade que inspirou a obra, “Pela Água, Sempre!” s
Campanha Literária: VOTO POPULAR: 06/06/2025 até 06/07/2025
A escritora, historiadora e Professora de História da Prefeitura Municipal de Porto Velho, mas também, Bibliotecária/Documentalista do IFRO Campus P