Terça-feira, 19 de março de 2024 - 13h41
O primeiro encontro presencial do ‘Clube da Leitura’, projeto promovido pela Biblioteca Municipal Francisco Meirelles, aconteceu na última segunda-feira (18). Divididas em duas turmas, uma pela manhã e outra à tarde, as crianças participantes fizeram um tour pela instituição conhecendo os espaços e ainda participaram de uma breve palestra no auditório para entenderem um pouco mais sobre as metas, preenchimento da agenda e ações que serão desenvolvidas ao longo do ano.
Realizado pela primeira vez, o Clube tem como objetivo estimular a leitura entre crianças de 6 a 12 anos de idade. Os 40 participantes que foram selecionados através de uma inscrição prévia, terão como meta, até o fim do ano, a leitura de obras de dez autores cada. Foram selecionados clássicos da literatura, divididos conforme a faixa etária do associado ao clube.
Já os encontros presenciais serão mensais, com duração média de duas a três horas. O próximo encontro acontece no dia 18 de abril, Dia do Livro Infantil e aniversário de Monteiro Lobato. O projeto, além de estimular a leitura ainda pratica a inclusão com a participação de uma associada com deficiência visual que recebeu livros em braille.
“Neste dia, eles trabalharão com o Sítio do Pica Pau Amarelo, usando fantasias e com uma encenação. Serão temas diversos no decorrer da agenda, como reciclagem e outros. Os encontros presenciais serão sempre desta forma, com leitura coletiva de obras, interpretação, dramatização, enfim. Nosso objetivo é que essas crianças se tornem leitores assíduos e que elas leiam por prazer, não por obrigação, porque através da leitura, a pessoa escreve bem, escreve melhor, lê melhor. Uma pessoa que lê desde a infância se dá bem na vida em todos os sentidos, ela vai fazer uma boa redação do Enem. Nós vamos trabalhar com o pensamento crítico”, explicou Elani Lacerda, coordenadora de projetos na biblioteca.
Para o envolvimento das crianças, o clube utiliza de diversos recursos lúdicos, a exemplo da agenda que deverá ser preenchida no desenvolvimento das metas com figurinhas e adesivos. Os participantes contam ainda com uma carteirinha de leitor vip, dando o direito a quatro empréstimos semanais, o dobro do usuário convencional. Ao final do ano, os associados ainda escreverão um livro com direito a certificado de conclusão do clube.
“A criança precisa de uma motivação. Então, na cabecinha dela ela vai ler para ganhar a figurinha, mas implicitamente ela estará lendo e vai gostar de ler, então a gente trabalha de uma forma que as crianças pensam que estão brincando, mas a gente está trabalhando as habilidades delas, habilidades de interpretação, de ler, de desenhar, de tudo”, completou Elani.
Videocast sobre moda e cultura é produzido em Vilhena
Com o objetivo de promover um diálogo entre moda e cultura em Rondônia, o projeto do videocast “Moda e Cultura: Um Diálogo em Rondônia” está sendo p
A III Feira de Conscientização e Prevenção Contra Queimadas, realizada no dia 25 de junho no Galpão da Feira, em Nova Mutum Paraná, foi palco de um
Banda Os Últimos se apresenta hoje no Festival Acústico Lo Fi na Estrada de Ferro Madeira-Mamoré
A Banda Os Últimos, um dos grandes nomes do rock autoral rondoniense, sobe ao palco hoje (28/06) no Festival Acústico Lo Fi, que acontece na históri
Depois de percorrer escolas e ter sua primeira mostra pública às margens do Rio Purus, em Lábrea, cidade que inspirou a obra, “Pela Água, Sempre!” s