Segunda-feira, 7 de agosto de 2006 - 13h17
Dentro de sua proposta de levar o cinema ao maior número de pessoas de Rondônia, o CINEAMAZÔNIA Festival de Cinema e Vídeo Ambiental, fechou parceria com a Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Educação com o projeto A Escola Vai ao Cinema.
De acordo com a Secretaria de Educação, Epifânia Barbosa, o projeto A Escola Vai ao Cinema "possibilitou a inclusão de alunos e professores de 10 escolas municipais, que começam a assistir a exibição dos trabalhos do acervo do CINEAMAZÔNIA, democratizando o acesso a produção de curta metragem produzidos no Brasil".
As escolas municipais participaram do projeto A Escola Vai ao Cinema foram a Rio Guaporé, Antonio Ferreira, Rio Madeira, Estela Compasso, Saul Bennesby, Manoel Aparício, Francisco Erse (Padrão), Pingo de Gente, São Pedro e Darcy Ribeiro.
Com seu início na segunda-feira, 31, a programação do A Escola Vai ao Cinema prosseguiu até sexta, 04 de agosto, com a exibição dos melhores trabalhos que participaram das últimas edições do CINEAMAZÕNIA e de um vídeo institucional sobre o projeto Piatam Oeste, parceiro da IV Edição do CINEAMAZÔNIA, que ocorre de 15 a 19 de novembro de 2006.
O projeto Piatam Oeste, é um projeto de pesquisa sócio-ambiental que reunirá pesquisadores da Universidade Federal de Rondônia (Unir) e outras instituições da Amazônia Ocidental para monitorar as atividades da indústria do petróleo e gás nos estados de Rondônia e Acre. O novo projeto pretende atuar também na promoção de informações em ciências naturais e sociais, modelagem ambiental, nanotecnologia, robótica e biologia molecular.
Inscrições - Abertas no início de junho, as inscrições à IV Edição do CINEAMAZÔNIA estão sendo feitas até o dia 31 de agosto, e podem ser efetuadas com trabalhos em filmes 35 ou 16 mm e vídeos produzidos em qualquer formato, com duração máxima de 26 minutos e feitos a partir do ano 2000. Para produções internacionais, o trabalho deverá ser dublado ou legendado em português. Uma das novidades para esta edição é a igualdade de bitolas entre os filmes participantes.
Produtores, cineastas e profissionais podem encontrar todas as informações regulamento, premiação e ficha de inscrição no site oficial do evento, no endereço www.cineamazonia.com .
Rede Sem Fronteiras apresenta autores lusófonos na 92ª Feira do Livro de Lisboa - Portugal
De 25 de agosto a 11 de setembro, o Parque Eduardo VII, em Lisboa, Portugal, voltará a receber este que é o maior evento dedicado a promover a liter
Fórum aprova documento que propõe melhorias na cultura em Vilhena
Com o objetivo de dialogar sobre a cultura no município de Vilhena, foi realizado nesta terça-feira, 9, o I Fórum de Cultura de Vilhena no Auditório
Inscrições abertas para Oficina de técnicas literárias voltadas para letras de canções
Estão abertas até o dia 12 de agosto as inscrições para a Oficina “Poemas-Canção” - ação formativa realizada pelo Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/IFPE,
Revista cultural Biribá é lançada para valorizar moda e a arte rondoniense
Marcela Kopanakis é a idealizadora da revista Biribá. Uma revista físico-digital sobre moda, cultura e comportamento que será veiculada no estado de