Porto Velho (RO) quinta-feira, 26 de maio de 2022
×
Gente de Opinião

Cultura

Abertura do Duelo na Fronteira


Abertura do Duelo na Fronteira - Gente de Opinião

Após 5 anos de interrupção, devido a problemas internos em ambos os bois, aconteceu na noite desta sexta (05/11), nas dependências do Rotary Clube de Guajará Mirim, o tão aguardado retorno do Festival “DUELO NA FRONTEIRA”, que devido a pandemia e a algumas restrições sanitárias, foi realizado em ambiente fechado e somente para um seleto grupo de convidados e pessoas que adquiriram suas mesas antecipadamente.

A abertura do Evento teve início com o Bate-Boi – uma sala de bate papo entre alguns convidados, falando sobre o retorno do festival e sobre as agremiações: Malhadinho e Flor do Campo, os convidados foram: Paulo Santos, Ariel Argobe, João Luiz Miranda, Carlinhos Castro e Bebel Silva.

O tão sonhado e esperado momento finalmente aconteceu, com muitas luzes, cores e energia, a Nação Vermelha vibrou com a entrada do Boi Flor do Campo, sob o comando da Vice Presidente Rosa Solani, com o tema: A CHAMA VIVA DA CULTURA POPULAR, que contou com a presença “in loco” da Presidente e Fundadora Dona Georgina Ramos da Costa.

Linda mulheres, coreografia bem produzida e uma forte batucada, levaram ao delírio os convidados do Boi Vermelho. Foram cerca de 2 horas de intensa movimentação na improvisada Arena, tendo como destaques o apresentador Ricardo Maia, o levantador de toadas, Jhef Couteiro que juntamente com todos os animados participantes do Boi do Tamandaré, apresentaram um grande espetáculo de pura cultura popular.

A Sinhazinha Encarnada, Ana Lúcia, fez sua despedida e se apresentou com uma bela indumentária e com uma leveza contagiante levantou toda a galera presente, sem contar com a linda porta estandarte, Alessandra Duran, Rainha do Folclore Amanda Santiago, rainhas da batucada Alriene Rodrigues e Nice Nascimento e também o Amo do Boi Jean Ferreira.

Ponto alto para as apresentações da Cunhã Poranga Carol Lopes e do Pajé Regis Lopes.

O momento mais esperado aconteceu, com a triunfal entrada do Boi Flor do Campo à arena de apresentação, comandado pelos movimentos do “tripa” Cleidson Ramos, da vaqueirada, Pai Francisco e Mãe Catirina. Momentos inesquecíveis que mais uma vez levantou e fez dançar todos os presentes. Foi uma bela apresentação que com certeza ficará na memória da Nação Encarnada.

O Duelo Virtual está sendo transmitido pelo canal do You Tube Duelo na Fronteira e que transmite no dia de hoje (Sábado) o Boi das cores Azul e Branca, o Malhadinho, a partir das 21h.

Galeria de Imagens

Mais Sobre Cultura

Rolim de Moura: exposição de realidade aumentada “Olho D’Água – Artes Líquidas e Águas Visuais” chega inicia nesta quinta (26)

Rolim de Moura: exposição de realidade aumentada “Olho D’Água – Artes Líquidas e Águas Visuais” chega inicia nesta quinta (26)

Uma experiência interativa e única que faz o visitante viajar pelo ciclo da água por meio de realidade aumentada. Essa é a proposta da exposição iti

Rita Queiroz visita escolas e bibliotecas e distribui livro escrito na pandemia

Rita Queiroz visita escolas e bibliotecas e distribui livro escrito na pandemia

Mais do que  aplausos, artistas precisam de reconhecimento. E nada faz tão bem a um pintor do que saber que  suas telas continuam a conquistar admi

Disponível: Novo EP e videoclipe do cantor, compositor e produtor DEICK

Disponível: Novo EP e videoclipe do cantor, compositor e produtor DEICK

Contemplado pelo edital 31/2021 SEJUCEL-CODEC 2ª EDIÇÃO MARECHAL RONDON PRÊMIO DE PRODUÇÃO LITERÁRIA, FONOGRÁFICA E DIGITAL PARA DIFUSÃO DE EXPRESSÕ

Disponível: novo álbum e videoclipe do cantor e compositor Mano André - Inspire-se

Disponível: novo álbum e videoclipe do cantor e compositor Mano André - Inspire-se

Mano André lançou seu novo álbum Inspire-se contemplado pelo edital 31/2021 SEJUCEL-CODEC 2ª EDIÇÃO MARECHAL RONDON PRÊMIO DE PRODUÇÃO LITERÁRIA, F