Porto Velho (RO) quarta-feira, 21 de outubro de 2020
×
Gente de Opinião

Yêdda Pinheiro Borzacov

Conheça a literatura de Porto Velho


Conheça a literatura de Porto Velho - Gente de Opinião

Aplaudo e abraço com afeto, mais uma vez, a professora, escritora e acadêmica Sandra Castiel, amorosa porto-velhense que enobrece e honra a Academia de Letras de Rondônia – ACLER, pelo lançamento do livro AMOR E DOR: CONTOS E CRÔNICAS.

Em linguagem escorreita, vocabulário rico, a autora conseguiu, com o cruzamento do passado, do presente e do lendário, fecundar a esplendida criação literária.

Personagem sociável, cultora das relações, as experiências adquiridas em suas atividades profissionais refletiram-se em sua vida intelectual, na qual, por sua vez, os escritos constituem-se em interesse predominante.

De memória acesa, inteligência inquieta, preocupada com o resgate de nossa cultura, constata-se no desenvolvimento dos contos e crônicas contidos no livro AMOR E DOR, um clima de intercâmbio entre Porto Velho, cidade de magia telúrica e a autora, uma dando à outra o melhor de si mesmo. A extraordinária ligação com sua terra é significativa para que Rondônia possa, inclusive, conservar dentro da heterogeneidade de seus regionalismos, sua feição própria.

As particularidades de sua infância, adolescência e fase adulta são descritas com leveza e fluência em “A Casa das Oito Mulheres”, “Minha Mãe”, “Nossa Senhora Auxiliadora”, “Bolha Assassina”, “A Rainha do Leopoldo Peres”, “Em Minha Vida”, “Infância” e “O Nosso Carnaval dos Anos Dourados”, dentre outros. No lirismo de “Cinzas”, encontramos o tributo do seu coração terno e a sua compleição espiritual, em “O Médium”.

Ao concluir a leitura do livro lembrei-me que uma academia de letras não é apenas um punhado de escritores fixados, treinados ou jeitosos, na poesia, na prosa e no que mais: o que importa é o ver “sous la coupale”, o intelectual com educação literária. E Sandra Castiel, com seus escritos, demonstra a elegância em livro e dentro da vida. Elegância para ser e para fazer. E elevação, de par com descortino e amenidades.

Conheça o livro “AMOR E DOR: CONTOS E CRÔNICAS”.

 

Yêdda Pinheiro Borzacov, do Instituto Histórico e Geográfico de Rondônia e Memorial Jorge Teixeira. istórico e

 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Yêdda Pinheiro Borzacov

Cidade dos Barbadianos

Cidade dos Barbadianos

Nas proximidades do leito da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré surgiram alguns bairros populacionais

Euro Tourinho, o intérprete do nosso jornalismo

Euro Tourinho, o intérprete do nosso jornalismo

O perfil de um homem vai se cinzelando no decorrer dos anos e a poeira do tempo, como procede inexoravelmente, a história, vai laminando as reputaçõ

BAILE DE GALA EM PORTO VELHO - Por Yêdda Pinheiro Borzacov

BAILE DE GALA EM PORTO VELHO - Por Yêdda Pinheiro Borzacov

* Yêdda Pinheiro Borzacov Amando a saudade, ela não machuca Associando-me às homenagens merecidamente prestadas à Loja Maçônica União e Perseverança,

EVOCAÇÃO DE PORTO VELHO - Por Yêdda Pinheiro Borzacov

EVOCAÇÃO DE PORTO VELHO - Por Yêdda Pinheiro Borzacov

  EVOCAÇÃO DE PORTO VELHO   * Yêdda Pinheiro Borzacov   Amando a saudade, ela não machuca   Quando me proponho a escrever sobre Porto Velho, o primeir