Porto Velho (RO) quarta-feira, 21 de outubro de 2020
×
Gente de Opinião

Silas Rosa

O que é o Herpes simples


 

Silas A. Rosa (*)

                                              

Na semana passada falamos sobre o Herpes zoster. Agora vamos abordar outra doença: o Herpes simples.

O Herpes simples também é uma doença viral causada pelo HSV. Este vírus se apresenta em dois grupos conhecidos como HSV1 e HSV2. O primeiro causa lesões, preferencialmente na boca e o segundo nos genitais de ambos os sexos. Estas lesões são geralmente bolhas que evoluem para úlceras.

O contágio com o HSV1 geralmente ocorre bem no início da vida naquilo que chamamos de transmissão vertical: quando a mãe portadora do vírus o transmite a seu filho, antes, durante ou após o parto. Quando a transmissão vertical ocorre antes ou durante o parto, a criança tem uma grave doença generalizada, com risco de morte. Já se a aquisição do vírus ocorre após o parto a primeira manifestação da doença são lesões na boca, acompanhadas geralmente de febre e com um comprometimento maior ou menor do estado geral da criança, mas que, em regra, não tem consequências e evolui para a cura. Esta forma da doença é chamada de estomatite herpética. Estomatite é uma palavra que significa infecção da boca. Embora a doença evolua para a cura, sabemos hoje que o vírus, a exemplo do que acontece com a varicela, incorpora-se ao organismo e fica “latente”.  Eventualmente, durante toda a vida, pode voltar a se manifestar na forma de bolhas labiais que evoluem para uma feridinha (úlcera). Aquelas bolhas que surgem após intensa exposição ao sol é manifestação do HSV1. Às vezes as tais bolhinhas surgem durante um episódio febril e as pessoas acham que a febre, de qualquer outra origem, como uma infecção de garganta, é que causou as bolhas. Na verdade uma infecção prévia pode diminuir a imunidade e permitir a manifestação de um VHS1 até então latente, mas também pode ser que a febre seja pura e simplesmente decorrente da própria infecção herpética que reagudizou por uma eventual queda de imunidade da pessoa. Estas recaídas do herpes simples do tipo 1  têm, às vezes, a ver com o psiquismo, porque nosso sistema imunológico também sofre influência do nosso estado emocional. Algumas pessoas têm recaídas da infecção herpética quando estão afetadas emocionalmente.

O vírus HSV2 geralmente é adquirido pelo contato sexual e causa as mesmas lesões bolhosas na genitália de ambos os sexos com o mesmo caráter recidivante do HSV1. A  colocação inicial de que o HSV1 causa o herpes simples labial e o HSV2 causa o herpes genital não é matemática. A prática do sexo oral pode levar a situações invertidas.

Ainda não existe uma vacina imunológica licenciada para o Herpes simples. Existem vacinas de dessensibilização com resultados controvertidos e utilizadas em aplicações repetidas durante longos períodos de tempo. Porém, o herpes simples responde a alguns antivíricos que podem ser usados de forma racional não só nas recidivas como para prevenir ou minimizar as recaídas. Boa parte das pessoas que têm herpes simples percebe quando vai apresentar uma recaída, na forma de sintomas locais, como prurido. O uso precoce desses antivíricos por via oral e topicamente, associados a outros produtos farmacológicos, como carreadores lipossomais e corticóides, pode encurtar a recaída ou até mesmo abortá-la.

(*) Silas A. Rosa é Médico Pediatra, Sanitarista, Médico do Trabalho e Advogado. Formado em Medicina pela Universidade de São Paulo (campus de Pinheiros) e Direito na UNIR. Possui Mestrado em Biologia Experimental.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Silas Rosa

 As doenças meningocócicas (I)

As doenças meningocócicas (I)

Silas A. Rosa (*) Neisseria meningitidis, também conhecida simplesmente como meningococo, é uma bactéria causadora de doenças terríveis, entre as quai

O que é herpes e a vacina do zoster

O que é herpes e a vacina do zoster

  Silas A. Rosa (*)   Herpes é a designação de duas doenças muito diferentes: o herpes simples e o herpes zoster. Neste artigo falaremos somente do zo

Vinte mulheres morrem por dia no Brasil vítimas do HPV

Vinte mulheres morrem por dia no Brasil vítimas do HPV

No Brasil, mesmo com a existência de vacina para combater o vírus, cerca de 20 mulheres morrem, todo dia, vítimas de câncer provocado pelo HPV (sigla