Porto Velho (RO) quinta-feira, 2 de maio de 2024
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Montezuma Cruz

Vida amazônica é pauta diária na Comissão de Amazônia


Mulher sucede mulher na presidência
da comissão que discute a Amazônia

MONTEZUMA CRUZ
[email protected]

BRASÍLIA – As mulheres se sucedem no comando dos debates sobre os problemas amazônicos. A partir desta semana, a nova presidente da Comissão de Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional da Câmara é a deputada Janete Capiberibe (PSB-AP). Ela substitui a colega Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM).

Ao assumir, Janete reconheceu que a região exige ações "mais articuladas" A bancada amazônica tem 89 deputados. Janete Capiberibe disse que dará prioridade à segurança e à soberania da Amazônia. Ela quer a constante presença da Marinha e da Aeronáutica na região. "Vamos atuar em conjunto com cada deputado na defesa dos interesses da região amazônica", disse.

O ex-presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, deputado Nilson Pinto (PSDB-PR), também alertou sobre a necessidade das ações defendidas pela deputada. "Infelizmente, por desdobramentos históricos, ocorreu uma diferenciação política e, por isso, nem todos defendem as mesmas coisas. Se observarmos como são exercidas as atividades econômicas na região perceberemos, facilmente, pelo menos três vertentes".

É possível que a compra de terras por estrangeiros seja um dos primeiros pratos indigestos da Comissão neste período. Existem 3,1 milhões de hectares de terras na Amazônia Legal nas mãos de estrangeiros, área corresponde a 39 mil imóveis rurais, conforme os primeiros levantamentos feitos pelo Incra. "Pode ser mais", assegurou o presidente do instituto, Rolf Hackbart. É que o cadastro oficial só apresenta registros de imóveis que tiveram os documentos apresentados por seus proprietários. No final do ano passado, a comissão debateu em clima polêmico o plantio de cana-de-açúcar e dendê, no Acre e no Pará, respecticamente. Até o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes compareceu lá, para esclarecer o que o governo pretende fazer com o agronegócio na região.

Segundo Pinto, no Amazonas, por exemplo, funciona um modelo gerado a partir da Zona Franca de Manaus, baseado na subvenção estatal e na isenção fiscal. "Ele criou um pólo industrial importante, mas beneficia basicamente só aquele estado. O pólo causou um vazio demográfico, porque a população foi morar na capital. Tem outro modelo que se desenvolve no Acre, o extrativismo de pequenas propriedades". 

Vida amazônica é pauta diária na Comissão de Amazônia - Gente de Opinião

Marcelo Serafim (PSB-AM), Janete Capiberibe (PSB-AP), Jovelina Costa dos Santos (parteira no Amapá), Vanessa Grazziotin (PCdoAM), ex-presidente, e Carlos Souza (PP-AM) /EDSON SANTOS



Quem é

Janete Capiberibe iniciou sua carreira política em 1989. Foi eleita vereadora pelo município de Macapá, capital do Amapá. Em 1991, conquistou primeiro mandato de deputada estadual pelo PSB. Foi reeleita duas vezes (1995-1999; 1999-2003). Em seguida foi eleita deputada federal, sendo reeleita para o período 2007-2011, pelo mesmo partido.

No seu mandato vem defendendo os direitos e as culturas dos povos indígenas e das populações ribeirinhas e a preservação dos ecossistemas amazônicos. Também se destacou ao defender as parteiras tradicionais que atuam nas áreas rurais. Ela é autora do Projeto de Lei 2145/07, que regulamenta a profissão de parteira. Exerceu o cargo de secretária da Mulher (1996-1998). Antes, trabalhou como tradutora no Canadá e professora de Biologia em Moçambique.

Os novos presidentes das Comissões da Câmara

Esta é a lista, dividida por partidos, dos 17 deputados já eleitos para mandatos de um ano na presidência das comissões da Câmara:

PMDB
Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania: deputado Eduardo Cunha (RJ)
Comissão de Defesa do Consumidor: deputado Vital do Rêgo Filho (PB)

PT
Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática: deputado Walter Pinheiro (BA)
Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio: deputado Jilmar Tatto (SP)
Comissão de Finanças e Tributação: deputado Pedro Eugênio (PE)

DEM
Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural: deputado Onyx Lorenzoni (RS)
Comissão de Fiscalização Financeira e Controle: deputado Dr. Pinotti (SP)
Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável: deputado André de Paula (PE)

PSDB
Comissão de Turismo e Desporto: deputado Albano Franco (SE)
Comissão de Viação e Transportes: deputado Carlos Alberto Leréia (GO)

PSB
Comissão da Amazônia e de Desenvolvimento Regional: deputada Janete Capiberibe (AP)
Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional: deputado Marcondes Gadelha (PB)

PP
Comissão de Desenvolvimento Urbano: deputada Angela Amin (SC)
Comissão de Minas e Energia: deputado Luiz Fernando Faria (MG)

PTB
Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público: deputado Pedro Fernandes (MA)

PDT
Comissão de Direitos Humanos: deputado Pompeo de Mattos (RS)

PR
Comissão de Seguridade Social e Família: deputado Jofran Frejat (DF) 

Fonte: Montezuma Cruz -Agênciaamazônia é parceira do Gentedeopinião.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 2 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Disputa de poder no Fórum Rui Barbosa põe juízes nas manchetes

Disputa de poder no Fórum Rui Barbosa põe juízes nas manchetes

A disputa de poder no Fórum Rui Barbosa vazou para os jornalistas em julho de 1981. O juiz da 1ª Vara Augusto Alves, de nacionalidade portuguesa, es

Do “cemitério de processos” à fedentina forense, advogados penavam

Do “cemitério de processos” à fedentina forense, advogados penavam

Muito antes das modernas sedes do Fórum Criminal de Porto Velho e do Tribunal de Justiça de Rondônia, a história da rotina de atendimento no antigo

Aplicativo revelará conduta afetiva em casos psicológicos ou de violência

Aplicativo revelará conduta afetiva em casos psicológicos ou de violência

Um aplicativo de fácil acesso popular para o registro de antecedentes de conduta afetiva, em casos de violência de natureza física ou psicológica fo

Processos sumiam com facilidade no Fórum da Capital

Processos sumiam com facilidade no Fórum da Capital

Numa caótica organização judiciária, apenas duas Comarcas funcionavam em meados dos anos 1970. A Comarca de Porto Velho começava no Abunã e terminav

Gente de Opinião Quinta-feira, 2 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)