Porto Velho (RO) sábado, 20 de abril de 2024
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Montezuma Cruz

Simetrias no poder. Bebiano é o Pallocci do PSL?


Simetrias no poder. Bebiano é o Pallocci do PSL? - Gente de Opinião

Carlos Bolsonaro parece uma pessoa desarvorada, sem senso de equilíbrio. Mas não é ele o problema. O problema é o pai. Jair Bolsonaro usa o filho como instrumento. "É assustador".“Perdi a confiança no Jair. Tenho vergonha de ter acreditado nele. É uma pessoa louca, um perigo para o Brasil”.


“Preciso pedir desculpas ao Brasil por ter viabilizado a candidatura de Bolsonaro. Nunca imaginei que ele seria um presidente tão fraco”.

Diversos jornalistas – Lauro Jardim e Gerson Camarotti entre eles – têm publicado essas declarações nos últimos dias, atribuindo-as a ninguém menos do que o (ainda) ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gustavo Bebianno. 

Há mais de uma semana uma onda de fuxicos, transmitidos principalmente pelas redes sociais da internet, vem reduzindo o governo a um disse-me-disse desgastante. A pequenez dessas sucessivas declarações contrasta com os graves momentos vividos pelo país, dando uma sensação de que o Brasil está sem comando efetivo.

O que surpreende e até choca é a autoria das confidências. Bebianno foi um dos aliados de primeira hora de Bolsonaro na campanha eleitoral do ano passado. O que parecia iniciativa do filho mais novo e mais próximo do presidente, que envenenava a situação para atacar Bebiano, mostrou sua face real quando Bolsonaro criticou pela internet o ministro porque ele marcara uma reunião com o vice-presidente de relações institucionais do grupo Globo, Paulo Tonet Camargo, no Palácio do Planalto.

“Como você coloca nossos inimigos dentro de casa?”, questionou o presidente, segundo a revista Veja. Bebianno tentava abrir um canal de diálogo com a emissora, colocada no índex pelo clã Bolsonaro e atacada diretamente por ele. O presidente e os filhos enquadraram a Globo, Veja e a Folha de S. Paulo dentre seus principais inimigos, adotando como modelo de ataque os procedimentos de Donald Trump nos Estados Unidos. Bebiano estaria vazando informações para a imprensa, incluindo a revista Antagonista.

O governo Bolsonaro, quem diria, tido como beneficiado pela grande imprensa, agora se parece aos governos do PT, sempre vendo uma conspiração por trás das notícias e iniciativas da mídia. Bebiano, nesse paralelo, poderia ser candidato a Palocci do PSL?

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Do “cemitério de processos” à fedentina forense, advogados penavam

Do “cemitério de processos” à fedentina forense, advogados penavam

Muito antes das modernas sedes do Fórum Criminal de Porto Velho e do Tribunal de Justiça de Rondônia, a história da rotina de atendimento no antigo

Aplicativo revelará conduta afetiva em casos psicológicos ou de violência

Aplicativo revelará conduta afetiva em casos psicológicos ou de violência

Um aplicativo de fácil acesso popular para o registro de antecedentes de conduta afetiva, em casos de violência de natureza física ou psicológica fo

Processos sumiam com facilidade no Fórum da Capital

Processos sumiam com facilidade no Fórum da Capital

Numa caótica organização judiciária, apenas duas Comarcas funcionavam em meados dos anos 1970. A Comarca de Porto Velho começava no Abunã e terminav

Filhos lembram de Salma Roumiê, primeira advogada e fundadora da OAB

Filhos lembram de Salma Roumiê, primeira advogada e fundadora da OAB

A exemplo de outras corajosas juízas e promotoras de justiça aqui estabelecidas entre 1960 e 1970, a paraense Salma Latif Resek Roumiê foi a primeir

Gente de Opinião Sábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)